fbpx

Aparelhos fixos podem causar cáries, saiba como evitar!

 Em Aparelhos Ortodonticos, Cárie, Dia-a-dia

Os aparelhos fixos precisam de cuidados redobrados para evitar a formação das cáries dentárias. Saiba o motivo e descubra como evitar!

Os aparelhos fixos são instalações orais feitas para corrigir dentes tortos e problemas de mordida errada. Feito com peças coladas nos dentes e ligas de aço inoxidável. O aparelho fixo tem como objetivo mover lentamente os dentes para a posição correta e ideal.

Atualmente essa é a forma mais comum de tratamento ortodôntico, demandando atenção, cuidados diários e acompanhamento quinzenal com o dentista responsável. Com tantas estruturas unidas ao dente por resina, as cáries e placas bacterianas tem muitos locais para se alojar e desenvolver, assim como o tártaro.

As doenças bucais são as grandes causadoras de problemas como perda óssea, gengivite, mau hálito, podendo ser necessária até a extração dos dentes afetados. A falta de cuidados e acúmulo do biofilme nos brackets podem causar também a desmineralização dos dentes, deixando manchas brancas em torno das peças.

Sabendo disso, a higiene bucal deve ser meticulosa e redobrada para evitar futuros problemas. Continue lendo para aprender como prevenir doenças orais!

Como evitar as cáries

A escovação é a melhor forma de prevenir o aparecimento de cáries. Quem usa aparelhos fixos deve separar essa tarefa em 3 etapas principais. São elas:

Escovação dos dentes

A primeira delas deve ser feita com uma escova macia com filamentos em duas fileiras. Para limpar os dentes em cima e embaixo dos brackets. Para isso a escova indicada é a Implante Ortho da TePe.

Suas cerdas em duas fileiras fazem a escova ter uma vida útil maior, além de tornar a tarefa de escovar os seus dentes mais prazerosa e prática, pois não agarra nos brackets.

Escovação dos cantinhos

O entorno da resina que une os brackets ao dente tem um acúmulo grande de restos de alimentos e bactérias. A escovação deste cantinho deve ser feito com a escovinha interdental da TePe.

Disponível em diversos tamanhos, as interdentais mais indicadas para realizar esse tipo de limpeza são as escovinhas vermelhas 0.5mm, azul 0.6mm e amarela 0.7. Porém, o tamanho depende do espaço disponível entre a superfície do dente e o aro do aparelho.

Escovação entre os dentes

O espaço interdental dos dentes é côncavo e tem ranhuras em toda sua superfície, todos esses espaços acumulam biofilme e podem gerar cáries, tártaro, e outros problemas na saúde bucal.

Em comparativo com o fio dental, a escovinha interdental alcança e retira os restos com perfeição. A interdental 0.4mm é a interdental mais fina do mundo, com a espessura de um fio dental, ela é indicada para uso em dentes bem juntinhos.

Escovação dos brackets

As superfícies de sustentação do aro devem estar sempre bem limpas. O metal com diversas ranhuras e sempre úmido é o local ideal para bactérias se esconderem. Com a escova Sole, que conta com apenas um único tufo de cerdas curtas, a limpeza se torna mais rápida e eficiente.

Suas cerdas compactas são perfeitas porque limpam as borrachinhas do aparelho sem ficar presa nos ganchos.

Conhece alguém que usa aparelho fixo e quer alertar sobre como evitar as cáries? Marque o perfil nos comentários e ajude um amigo!

Posts Recentes

Deixe um comentário