fbpx

Mudança na aparência da língua? Fique atento a este sinal!

 Em Público em geral

Através da aparência da língua nós conseguimos identificar diversos sinais de que algo está errado com a nossa saúde.

Não só os problemas que dizem respeito à nossa saúde oral, mas também problemas que afetam todo nosso organismo.

Alterações na cor, mudanças na textura e aparecimento de nódulos na língua nunca devem ser deixados de lado.

Claro que, devemos levar em consideração que a coloração e a aparência da língua irão variar de acordo com cada indivíduo, levando em consideração fatores como a idade, os hábitos, a genética e etc.

Quer saber mais sobre alguns aspectos sobre a aparência da língua que você deve sempre observar?

Preparamos este artigo especialmente para tirar todas as suas dúvidas, acompanhe tudo conosco.

Boa leitura!

Quais são os aspectos sobre a aparência da língua que devo observar?

É importante começar falando que, existem alguns casos onde se faz necessário ter uma consulta com um dentista ou com um estomatologista, que são os profissionais capazes de dar o diagnóstico mais preciso sobre a aparência da língua.

De maneira geral, é muito importante que todos estejam sempre atentos aos seguintes aspectos:

Coloração rósea da língua

Quando saudável, a aparência da língua deve ser sempre rósea em toda a sua superfície.

Esta é uma aparência capaz de conferir um aspecto mais vivo, e ela não deverá apresentar cores diferentes, como por exemplo, placas marrons ou esbranquiçadas.

Coloração vermelha

Pontos vermelhos na aparência da língua podem ser indicadores de quadros infecciosos, como: escarlatina, síndromes febris ou doença de Kawasaki, por exemplo.

Ou ainda, uma coloração vermelha na língua também nos possibilita identificar algumas deficiências nutricionais, como: anemia, ausência de vitaminas B6 e B12, causadas por má absorção de nutrientes ou má alimentação.

As anemias provocadas por conta de deficiência nutricional são muito comuns em pessoas etilistas, pessoas em quadros de anorexia ou pessoas que acabaram de se submeter a cirurgias bariátricas.

Os indivíduos que são adeptos ao veganismo ou vegetarianismo e não fazem uso de nenhuma suplementação vitamínica também podem enquadrar-se no grupo de pessoas carentes ou deficientes de nutrientes.

Quando o indivíduo apresenta a aparência da língua avermelhada ou com manchas vermelhas, é recomendado que procure por ajuda de um cardiologista, pois este aspecto pode sinalizar alguma doença cardíaca.

Coloração azulada ou violeta

Geralmente, a  língua com esta coloração pode indicar algumas doenças que interferem no fluxo de oxigenação sanguínea.

Este quadro pode evoluir para algo que chamamos de cianose. Alguns exemplos conhecidos são: as doenças cardíacas congênitas cianóticas, hematológicas e pulmonares.

Intoxicações causadas por gás cianeto ou inseticidas e exposição a fumaça também podem fazer com que a língua adquira esta coloração.

Palidez na língua

Este aspecto é muito comum em quadros de anemia causada por deficiência de ferro, resultado de cirurgia bariátrica ou má alimentação.

A palidez na aparência da língua também pode ocorrer em pacientes portadores de doenças crônicas, como: câncer, insuficiência renal, anemia falciforme, lúpus ou após algum quadro hemorrágico.

Mulheres que apresentam miomas uterinos com sangramento constante podem apresentar uma aparência da língua mais pálida.

Outra causa dessa palidez é a ausência de oxigenação causada por alterações sistêmicas no organismo.

Língua esbranquiçada

A língua com aparência esbranquiçada poderá revelar diversos quadros, desde má higiene bucal até lesões, quadros infecciosos e tumorais.

A língua esbranquiçada pode ser também acúmulo de saburra lingual.

A saburra lingual nada mais é que uma massa localizada na superfície da língua, composta por células descamadas da boca, restos de alimentos, muco da saliva e bactérias que se aderem e provocam o que chamamos de halitose, ou mau hálito.

De modo geral, quando a língua apresenta essa saburra pode ser um indicador de várias doenças, a mais comum delas é a candidíase oral, ou o famoso sapinho.

Para remover a saburra lingual e acabar com o mau hálito, use o raspador de língua TePe. Com 3 superfícies de raspagem, ele limpa a lingua com somente uma passada, além disso, seu formato anatômico evita a sensação de vômito.

Coloração amarelada

Caso a sua pele e a parte branca dos seus olhos também estiverem amareladas, podemos caracterizar o quadro como icterícia.

Este quadro nada mais é que um aumento da bilirrubina, uma substância de coloração amarela que está presente na bile.

Por sua vez, a icterícia pode ser um sinalizador de doenças que acometem o fígado e as vias biliares, como hepatite e pedra nos rins.

Língua fissurada, partida ou rachada

Este quadro é onde a aparência da língua apresenta-se normal, mas em sua superfície há rachaduras e fissuras indolores.

Grande parte dos portadores destas características já nascem com a língua desse jeito, porém este não é um sinalizador ou indicativo de nenhuma outra doença.

Especialistas recomentam um cuidado maior durante a escovação, para não deixar eu os resíduos acumulem-se por entre as fissuras, provocando infecções.

Gostou do nosso artigo de hoje? Compartilhe no grupo da sua família e ajude-os a terem uma vida mais saudável!

Posts Recentes

Deixe um comentário