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BOA ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR NA SUA SAÚDE BUCAL, SAIBA COMO!

 Em Público em geral

Uma das ações mais comuns e mais prazerosas que realizamos é o hábito de comer. Por isso, não é de se espantar, quando falamos sobre o impacto que os alimentos que ingerimos têm sobre nossa saúde, seja ele positivo ou negativo. Mas como uma boa alimentação pode ajudar nossa saúde bucal?

É sobre esse assunto que vamos tratar nesse artigo. Apontando como os alimentos que ingerimos podem ajudar ou prejudicar nossa saúde bucal.

COMO TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Uma abordagem nutricional efetiva para uma boa saúde bucal vai além do controle na ingestão de açúcares e amidos.

Escolher os alimentos adequados é um aspecto importante para se ter uma boa saúde geral e bucal. 

Construir bons hábitos nutricionais em crianças e adolescentes pode ser uma ferramenta necessária para uma consciência mais saudável nas suas escolhas alimentares.

Uma dieta balanceada de frutas, legumes, alimentos ricos em cálcio, e grãos integrais fornecem nutrientes essenciais para uma boa saúde bucal. Assim como, evitar o consumo frequente de açúcares, carboidratos fermentáveis e bebidas ácidas.

COMO OS ALIMENTOS PODEM PREJUDICAR SUA SAÚDE BUCAL?

Você precisa entender que o consumo frequente de certos alimentos afeta sua saúde bucal. Se você consome muito refrigerante, bebidas açucaradas e alimentos não nutritivos, você está favorecendo o desenvolvimento e a progressão de doenças e condições bucais, como cárie, doença gengival, erosão e etc.

Muitos dos alimentos e bebidas da nossa dieta são compostos por carboidratos fermentáveis, principais fontes de energia para bactérias que habitam nossa boca. Quando esses carboidratos entram em contato com as bactérias, eles os transformam em ácidos, o que ameaça a saúde dos dentes e gengivas.

COMO TER UMA BOA SAÚDE BUCAL?

É necessária uma boa higiene bucal para manter os dentes e gengivas saudáveis. Envolve uma boa alimentação é fundamental para isso, assim como os seguintes hábitos:

  • Escove os dentes regularmente;

Escove os dentes todos os dia é a forma mais importantes para remover a placa bacteriana e as bactérias e manter os dentes limpos. 

A linha TePe GOOD®  é composta por escovas de dentes única, feita com qualidade e design. Além de ser feita totalmente sustentável.

  • Não esqueça de higienizar sua língua;

Não esqueça que a língua também precisa ser higienizada. A utilização de um limpador de língua é essencial  remover células,  bactérias e seus produtos que se acumulam sobre a língua.

 A TePe possui limpadores de língua feitos de bioplástico de cana-de-açúcar, que possui três superfícies de raspagem que garante uma limpeza eficaz com apenas uma única raspagem.O desenho das lâminas de raspagem evitam o efeito de vômito indesejado no uso de raspadores de língua.

  • Use o fio dental uma vez ao dia;

O uso regular do fio dental ajuda a remover a placa bacteriana e as bactérias entre os dentes, onde uma escova de dentes é incapaz de alcançar. Além, de ajudar a prevenir o mau hálito , removendo detritos e alimentos que ficaram presos entre os dentes.

A TePe disponibiliza o MINI FLOSSER que são Ideal para pessoas que têm dificuldade de usar o fio dental convencional; Pacientes com dificuldades motoras (manuais) diversas, pacientes especiais que precisem de cuidadores, pacientes acamados.

  •  Consulte um dentista regularmente;

A consulta ao  dentista deve ser realizada com frequência, a cada 3 meses. Pois assim, ele poderá identificar quaisquer sinais de cáries, doenças gengivais, câncer de boca e outros problemas de saúde bucal.

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS DEVIDO A UMA MÁ ALIMENTAÇÃO

  1.   Doença cárie: a cárie é uma das doenças bucais mais comuns relacionadas à ingestão inadequada de alimentos. No Brasil 90% dos adolescentes de 15 a 19 anos apresentam pelo menos um dente permanente com cárie.
  2.   Doença gengival: é muito importante destacar que a doença gengival evolui mais rapidamente em populações subnutridas. 
  3.   Erosão dentária: a erosão dentária é a perda gradual e irreversível do tecido dentário que é quimicamente corroído por ácidos presentes em alimentos, através de um processo que não envolve bactérias. São encontrados, principalmente, encontrados em frutas, sucos de frutas, refrigerantes e vinagre.
  4.   Xerostomia: a xerostomia, também conhecida como boca seca, tem efeitos severos à saúde bucal e o consumo de alimentos secos, ácidos e a ingestão de álcool, pode piorar seu quadro.

 05 HÁBITOS ALIMENTARES PARA UMA BOCA SAUDÁVEL

  1. Controlar o consumo de açúcares e amidos

Além dos conhecidos efeitos prejudiciais dos açúcares, massas, arroz, batatas fritas e etc. Esses alimentos demonstraram ter a mesma capacidade que doces e guloseimas para ativar o processo de desmineralização do dente.

  1. Evite alimentos pegajosos

Independentemente de sua composição, os alimentos que aderem aos dentes (biscoitos, balas, doces e etc.) são mais difíceis de serem removidos das superfícies dentárias durante a higienização, o que pode contribuir para o surgimento cáries.

  1. Limitar os lanches entre as refeições

Evite lanches frequentes, quanto mais você come, especialmente entre as refeições, maior a probabilidade de apresentar ataques ácidos nos dentes.

Se você fizer um lanche, decida por opções nutritivas, como vegetais crus, frutas ou iogurte natural.

  1. Evite alimentos e bebidas ácidas

Alimentos como frutas cítricas, refrigerantes, vinagre, etc., são produtores de ácido, o que favorece e acelera a erosão dentária. A ingestão frequente desses produtos pode ser muito prejudicial para os dentes.

É importante destacar que após a ingestão desses alimentos, a escovação imediata não é recomendada, pois a presença de ácidos juntamente com a escovação pode acelerar a erosão dentária.

  1. Consumir alimentos protetores

Existem alguns alimentos que neutralizam a ação dos ácidos e ajudam na proteção dos seus dentes, como:

  •         Alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e queijo, salmão, amêndoas e vegetais de folhas verde-escuros ajudam a promover dentes e ossos fortes.
  •         O fósforo, presente nos ovos, peixe, carne magra, laticínios, nozes e feijão, é bom para dentes saudáveis.
  •         A vitamina C promove a saúde das gengivas, por isso coma frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju.
  •         Frutas e vegetais crus crocantes, como maçãs, cenouras e aipo, ajudam a limpar a placa bacteriana dos dentes e a refrescar o hálito.

Além de uma alimentação saudável, os problemas de saúde bucal podem ser evitados através de uma boa higiene bucal, como escovar os dentes com creme dental fluoretado, após cada refeição, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia, beber água fluoretada e ir ao dentista a cada 3 meses.

 

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