fbpx

Bruxismo em crianças: causas e tratamentos!

 Em Dia-a-dia, Para seus filhos, Público em geral

O ato de ranger os dentes pode causar consequências a longo prazo. Entenda neste artigo as causas e tratamentos para bruxismo em crianças!

O bruxismo é hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente a noite. Por se tratar de uma disfunção do sistema mastigatório, o costume pode começar conscientemente e depois se tornar inconsciente.

Ainda não foi descoberta a causa do bruxismo, porque é uma condição que envolve questões emocionais e físicas. Algumas possíveis causas são apresentadas por estudiosos, estas são:

Condição local

Quando a criança sofre com anormalidades dentais, como o contato inadequado dos dentes superiores e inferiores.

Condição sistêmica

Quem sofre com alergias respiratórias como asma, respiração pela boca, distúrbios gastrointestinais e neurológicos.

Condições emocionais

O hábito de ranger os dentes pode começar por alterações repentinas na rotina de uma criança, pelo excesso de atividades, pela época de provas e até problemas familiares.

Hereditariedade

Filhos biológicos de quem tem bruxismo tem maiores chances de desenvolver também a condição.

Sintomas do bruxismo em crianças

  • Ranger e apertar os dentes com frequência;
  • Fazer barulhos com os dentes ao dormir;
  • Dor no rosto e na mandíbula;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de ouvido;
  • Língua com formato afilado nas pontas;
  • Desgaste no esmalte dos dentes;
  • Dentes lascados e fraturados.

Em casos mais graves o bruxismo em crianças pode vir associado a sensações de frio ou calor nos dentes, insônia, irritabilidade, ansiedade e transtornos alimentares.

Grupo de risco

Todos podem desenvolver o bruxismo, porém, algumas pessoas têm maiores chances de sofrer com as dores e desgastes causados. Fazem parte do grupo de risco crianças que estão na fase de troca dos dentes de leite pelos permanentes, hiperativas, com comportamento agressivo ou competitivo.  

Crianças, assim como adultos, podem desenvolver o bruxismo como forma de lidar com a raiva e a frustração.

Como é feito o diagnóstico de bruxismo em crianças?

Na maioria dos casos o pontapé inicial no diagnóstico é feito pela própria família. Os pais ou responsáveis começam a perceber que algo não está certo quando escuta a criança dormir, pois o barulho é bem alto.

Você deve olhar os dentes da criança para ver se estão desgastados; confira se o topo dos dentes está mais liso e reto; faça perguntas se a criança sente dor na mandíbula ou nas têmporas.

Desconfiando da possibilidade é importante levar a criança para se consultar com um dentista. Somente um especialista poderá fazer os exames necessários no consultório. A consulta é importante para descartar outros problemas bucais como:

  • Infecções no ouvido;
  • Distúrbios da ATM;
  • Distúrbios dentários.

Bruxismo tem cura?

Não, a condição seja em adultos ou crianças não tem cura. Apesar de não ser um transtorno grave, se não tratado pode causar dores nos dentes e na mandíbula, além de danos permanentes as estruturas.

Apesar de não existir cura, o bruxismo em crianças tende a desaparecer com a chegada da adolescência. Podendo ou não aparecer em períodos de estresse.

Tratamento do bruxismo

Os tratamentos neste caso tem como objetivo acabar com as dores, evitar o desgaste e reduzir o ranger dos dentes.

Na maioria dos casos é indicado o uso de uma placa para bruxismo. Essa placa pode ser inteiriça ou usada uma na parte de cima e outra na de baixo. Também existem placas que ajudam a relaxar a mandíbula ou posicioná-la de forma correta.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude na conscientização! Conhece alguma criança que range os dentes ao dormir? Marque seus amigos nos comentários!

 

Posts Recentes

Deixe um comentário

 

UM PRESENTE
CRIATIVO E
SUSTENTÁVEL
TePe GOOD
VER PRODUTO
TePe GOOD com desconto
Compre sua escova sustentável e receba na sua casa!
Economizar e cuidar da natureza
Não me importo com a natureza