fbpx

Câncer de mama e saúde bucal, entenda a relação!

 Em Oncologia, Público em geral

A saúde bucal do paciente com câncer de mama precisa de atenção especial. Entenda neste artigo o porque e qual a relação!

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença em mulheres de todo o mundo, inclusive no Brasil. A doença pode ser de vários tipos, e seu desenvolvimento é muito particular, já que em algumas pessoas desenvolve mais rápido do que em outras. 

Como um tipo de condição grave para a saúde e bem estar físico, o câncer de mama e seus tratamentos afetam todas as áreas do corpo, podendo gerar:

  • Sensação de boca seca;
  • Gosto metálico na boca;
  • Queda de todos os pelos do corpo;
  • Enfraquecimento das unhas;
  • Náuseas frequentes.

Câncer de mama e saúde bucal

O tratamento para o câncer de mama costuma ser feito com quimioterapia e/ou radioterapia, tratamentos tão agressivos tem efeitos colaterais frequentes que interferem diretamente na saúde bucal. 

Os pacientes em tratamento costumam apresentar perda de paladar, mucosite (feridas), candidíase bucal, cáries de radiação, e diversos outros sintomas associados. Esses incômodos podem ter fim quando o paciente termina o tratamento ou persistirem por anos. Quem está em tratamento oncológico e tem implantes dentários ou aparelhos, deve redobrar a atenção! 

Para prevenir e amenizar esses incômodos, siga as dicas abaixo!

Higiene adequada

Ter feridas, sensibilidade e sensação de boca seca não podem ser motivos para parar com os hábitos de higiene na boca. O passo a passo mais indicado é escovação com um escova adequada, limpeza interdental e uso de hidratantes enzimáticos. 

A escova ideal para pacientes que estão em tratamento de câncer de mama e com mucosite na cavidade oral é a Special Care da TePe. Com 12 mil filamentos ultra macios, a escova Special Care consegue limpar seu ferir, retirando os restos alimentares e ajudando na prevenção de doenças periodontais. 

É importante pensar também em utilizar um creme dental menos abrasivo para a escovação. É indicado o Creme dental bioXtra, que é livre de lauril sulfato de sódio, livre de sal, de aromas fortes e de açúcar. 

Após a escovação total, o paciente deve seguir para limpeza interdental. Esta pode ser realizada com fio dental ou com escovinhas interdentais. A TePe conta com escovas interdentais extra macias, que não vão ferir de nenhum modo a boca do paciente. 

Para a hidratação da mucosa oral, é recomendado que o paciente utilize produtos direcionados para boca seca. O gel oral da bioXtra tem textura viscosa para manter a hidratação por horas a fio e enzimas idênticas as da saliva natural. Além de melhorar o conforto na hora de falar, comer e dormir, a saliva artificial ajuda na saúde dos seus dentes e da sua boca!

Campanha de conscientização

Outubro rosa é a campanha mundial pela conscientização do câncer de mama. Tem como objetivo ajudar mulheres a perceberem os primeiros sintomas, realizarem o autoexame e buscarem atendimento médico regular. 

Na campanha de 2019, a TePe e a bioXtra estão participando ativamente, criando conteúdo sobre o assunto e ajudando os pacientes e familiares a entenderem os melhores produtos, tipos de tratamento e prognóstico. 

Leia o artigo: OUTUBRO ROSA: GRUPO DE RISCO DO CÂNCER DE MAMA. ENTENDA!

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e faça parte dessa corrente do bem!

Posts Recentes

Deixe um comentário