fbpx

Chegou o carnaval… cuide da sua saúde bucal!

 Em Dia-a-dia

Época de festas, viagens, curtição e mudança de rotina. Cuide da sua saúde bucal e previna vírus, bactérias, outros microrganismos !

Foi dada a largada do carnaval, nos blocos e nas festas sem hora para terminar. Deixar de lado a higiene bucal e os cuidados de prevenção contra doenças graves podem ter um preço altíssimo nessa época do ano.

Doenças como HIV, hepatite e gonorréia estão entre as mais comuns das ISTs (infecção sexualmente transmissível) e muitas vezes não trazem sintomas imediatos ou visíveis. Além das doenças famosas ainda existem inúmeras outras causadas pelo sexo oral, como a sífilis, que vem se espalhando de forma descontrolada.

Beijo na Boca X Saúde Bucal

Um estudo recente na Austrália, demonstrou que a gonorréia, ao contrário do que muitos imaginavam pode ser transmitida através do beijo, resultando em em sintomas na região oral e faríngea; O estudo foi publicado na revista científica BMJ.

Dos pacientes avaliados na pesquisa, foi descoberto que quanto mais pessoas um indivíduo beijava, maior era o risco de ter gonorréia na garganta, independentemente do sexo ter ou não ocorrido.

Atualmente, a gonorréia é uma das ISTs que mais preocupa no mundo, devido a casos em que a bactéria transmissora (Neisseria gonorrhoeae) ficou super-resistente e não conseguiu ser combatida com os antibióticos usados anteriormente.

Além de todas as doenças citadas acima, o beijo na boca também pode transmitir:

  • Mononucleose Infecciosa (ou doença do beijo);
  • Citomegalovírus (Herpes-vírus);
  • Candidíase Oral;
  • Hepatite B;
  • Tuberculose.

É importante lembrar que a maioria das doenças odontológicas podem ser transmitidas pela troca de saliva, ou pelo contato com alguma lesão infectada. As condições mais comuns são: cáries, gengivites e herpes labial. Basta que uma das partes tenha a doença infectante e que outro esteja com a resistência imunológica baixa para acontecer a contaminação.

Aprenda a se prevenir!

Fazer um check-up antes da folia é o mais indicado para se prevenir. A presença de ferimentos na boca como aftas ou gengivites podem aumentar o risco da contaminação e transmissão de doenças.

Manter uma boa higiene bucal e ingerir água também são ótimas recomendações. A hidratação é muito importante, já que a saliva, é composta de 99% de água e tem função detergente na boca, além de equilibrar o ph, protegendo a boca contra microrganismos nocivos.

Lembre-se também de que não é indicado compartilhar objetos pessoais como copos, talheres escovas de dentes, entre outros. Beber bebidas de procedência desconhecida ou direto no bocal da lata sem higiene anterior são erros muito comuns nessa época e que devem ser evitados. 

O beijo na boca é o meio mais comum dessas condições, porém, um simples contato com a saliva ou muco infectado também te contaminar. Álcool em gel e a tradicional água e sabão são os melhores aliados nesse momento. 

É muito comum neste período as pessoas chegarem em casa bêbadas e caírem no primeiro sofá sem escovar os dentes. Você pode até ser um desses, mas pelo menos ouvirá ecoar as sugestões da TePe para cuidar da sua saúde bucal! 

E por fim, mesmo que seja uma época de folias e brincadeiras e que todos se permitam mais liberdades e queiram experimentar, ser criterioso na escolha do seu parceiro pode ajudar muito na prevenção, mesmo que isso não dê 100% de garantia, pode ajudar a minimizar os riscos de contágios.

Para os foliões e foliãs de plantão, muito cuidado neste carnaval, para que depois não haja arrependimentos dos quais não se pode voltar atrás.

Posts Recentes

Deixe um comentário

 

Feita de cana-de-açúcar e óleo de mamona
Escova 100% Sustentável
Conhecer novidade
Escova 100% Sustentável
Feita de cana-de-açúcar e óleo de mamona
Conhecer novidade
TePe GOOD com desconto
Compre sua escova sustentável e receba na sua casa!
Economizar e cuidar da natureza
Não me importo com a natureza