Cirurgião Dentista: Alerte sobre cuidados preventivos na manutenção da saúde oral!

 Em Para Dentistas

Mais importante que tratar as doenças, devemos ensinar, motivar e capacitar os pacientes a fazerem sua higienização.

Quando submetemos os pacientes aos tratamentos odontológicos propostos, precisamos estar atentos a ensiná-los a fazer sua manutenção de higiene, seja dentro do consultório com supervisão do cirurgião dentista (CD) ou em casa. O paciente não pode ficar refém de nossas técnicas de higiene e precisa saber da importância das mesmas, visto que a maioria dos pacientes acredita que, como os dentes são artificiais não precisam de “limpeza”. Porém, isso é uma inverdade, e o que precisa ficar claro é que pacientes com próteses sobre dentes ou implantes devem redobrar os cuidados.

Vale lembrar que atualmente sabemos inclusive que as doenças que atingem os dentes, podem também, atingir os tecidos ao redor dos implantes.

Para nós CDs, pode parecer algo simples, mas os pacientes precisam sair esclarecidos do seu consultório para que possamos dividir as responsabilidades e ter sucesso no tratamento. Entrega de prótese nunca é final de tratamento!

As perguntas mais frequentes que ouvimos quando instalamos as próteses são: Como, Quando e O Que utilizo para fazer minha higiene bucal? Nesse momento é nosso dever ajudar!

Existem muitos tipos de próteses, vamos tomar como exemplo a prótese do tipo protocolo, que é uma prótese fixa sobre implantes que repõem todos os dentes. Esse tipo de prótese é utilizado geralmente por pacientes acima de 60 anos; pessoas vaidosas, de auto estima elevada e que desejam um sorriso confiante e saudável. Porém as próteses do tipo protocolo requerem manutenção periódica no consultório dentário e bons cuidados de higiene em casa.

Nas consultas supervisionadas pelos CDs essa prótese passa por uma limpeza mais profunda, sendo na maioria das vezes removida e depois reinstalada. Após isso o CD precisa lançar mão de ítens que farão parte da rotina de higiene do paciente, como por exemplo as escovas interdentais.

Nas consultas supervisionadas pelos CDs essa prótese passa por uma limpeza mais profunda, sendo na maioria das vezes removida e depois reinstalada. Após isso o CD precisa lançar mão de ítens que farão parte da rotina de higiene do paciente, como por exemplo as escovas interdentais. Ter esses itens no consultório para demostrar, ensinar e motivar é de extrema importância. Nosso paciente ficará feliz, confiante, e isso irá favorecer sua saúde e qualidade de vida, bem como proporcionar maior longevidade dos tratamentos.

Uma boa higiene oral favorece a saúde e a
qualidade de vida dos nossos pacientes.

Então amigo Cirurgião Dentista, vamos investir em prevenção!

  • Outros Posts
Especialista em Prótese Dentária | IPPO Profª Curso de especialização em Prótese Dentária do Instituto IPPO
Posts Recentes

Deixe um comentário