Cisto de boca: como identificar e tratar esse problema
Vamos discutir um pouco, no texto de hoje, os tipos de cistos de boca encontrados na lâmina ou no esmalte do dente, suas características e tratamentos.
Os cistos são cavidades, geralmente com característica patológica, que apresentam uma secreção líquida ou pastosa em seu interior, revestidas de tecido epitelial. Eles podem ser encontrados em várias regiões do corpo, e suas formações são diversas. Quando essas formações epiteliais patológicas têm origem na lâmina dentária ou no esmalte do dente, elas são denominadas cistos odontogênicos, ou cisto de boca, enquanto os outros cistos são denominados não-odontogênicos.
Como surgem os cistos odontogênicos ou cisto de boca
Essas formações incômodas e desagradáveis na região da boca podem ser o resultado de uma proliferação de restos de tecidos epiteliais que foram responsáveis pela formação dos dentes. Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar de maneira patológica e formar cistos na região, mas esses tecidos sozinhos não são capazes de explicar o desenvolvimento dessas pequenas lesões: é preciso associar a presença dos remanescentes epiteliais a um agente inflamatório ou a um trauma na região para que a proliferação seja ativada.
Tipos de cistos odontogênicos
O cisto de boca pode ser classificado de diversas maneiras, já que podem apresentar etiologia e caraterísticas diferentes, de acordo com a região de sua origem ou até com a faixa etária dos indivíduos. Classificamos os cistos odontogênicos em oito grandes grupos, que explicaremos abaixo:
Cisto da Lâmina Dentária
Esse cisto é também denominado cisto do recém-nascido, já que 80% dos casos aparecem nessas crianças. Eles se caracterizam por pequenos nódulos de coloração esbranquiçada, geralmente localizados nos alvéolos dos maxilares. Sua origem se dá pela proliferação de algumas células da lâmina dentária, que se queratinizam e formam os cistos.
Cisto Primordial (Queratocisto)
O queratocisto é um dos cistos menos frequentes nas análises clínicas odontológicas. É uma formação geralmente assintomática, a não ser que esteja infectada por alguma razão secundária. Quando cresce muito, esse cisto pode começar a incomodar e gerar um pouco de dor na região. Sua frequência é mais comum no terceiro molar, mas pode surgir também em outras partes do maxilar. É uma lesão comumente encontrada em homens entre os 20 e 30 anos, mas também pode ser diagnosticada em mulheres, apesar da frequência ser mais rara.
Cisto Dentígero
Esse é um cisto mais frequente em adolescentes e jovens adultos, com incidência um pouco mais elevada que a do queratocisto. A lesão geralmente surge na coroa de um dente (os terceiros molares em maior incidência) e está relacionada com dentes já formados, sendo praticamente inexistente em dentes de leite. Seu crescimento é lento e assintomático, o que pode gerar grandes perdas ósseas e o deslocamento de outros dentes na arcada. Seu surgimento está relacionado a uma alteração no tecido epitelial do esmalte após a formação completa do dente, mas essa é somente uma teoria sem grandes confirmações científicas. Também não se acredita que esse cisto tenha relação com a origem de tumores na região bucal.
Cisto de Erupção
Esse tipo de cisto é uma variação do cisto dentígero, porém associado a dentes de leite ou permanentes que estejam passando por um processo de erupção. Essa lesão, geralmente, se localiza entre o epitélio reduzido do esmalte e da coroa do dente, e tem característica hemorrágica, deixando a região gengival com coloração roxa ou azulada.
Cisto Periodontal Apical
O cisto periodontal apical tem formação desconhecida por especialistas na área de odontologia. O que se sabe é que ele tem origem após a proliferação de células epiteliais que remanesceram na região em que é desenvolvida a lesão. Ele é assintomático.
Cisto Periodontal Lateral e Cisto Gengival do Adulto
Esses dois tipos de cisto também se encontram entre as grandes questões não resolvidas pela ciência odontológica, especialmente em relação à sua formação e seu desenvolvimento. Acredita-se, entretanto, que sua origem seja a mesma, pois suas manifestações são semelhantes: ambos surgem por volta dos 40 anos, em homens e mulheres, em dentes pré-molares ou nos caninos inferiores e são, geralmente, assintomáticos.
Cisto Odontogênico Calcificante
O cisto calcificante é considerado uma lesão extremamente rara, já que sua frequência de aparecimento não chega a 1% dos casos. Ao contrário dos outros cistos, o calcificante apresenta características neoplásicas e é tratado por especialistas da área como uma amostra de tumor odontogênico. Ele atinge, geralmente, a região anterior da arcada, e sua manifestação clínica é caracterizada pelo crescimento constante, porém sem sintoma. Seus picos de surgimento podem acontecer na faixa dos 20 ou dos 50 anos, com menor risco na faixa etária situada entre essas duas idades e sem predileção por algum dos sexos. Devido à sua caracterísrica neoplásica, muitos profissionais acreditam que ele pode influenciar a alteração de tecidos dentários e gengivais, aumentando o risco de desenvolvimento de tumores.
Tratamento do cisto de boca
Os tratamentos para os diversos casos do cisto de boca se baseiam em análise clínica e, se necessário, procedimento cirúrgico para a retirada da lesão. Com exceção do cisto do recém-nascido e do cisto de erupção, a cirurgia é indicada em praticamente todos os outros casos sem solução clínica.
Para saber exatamente como proceder em um tratamento de cisto de boca é preciso realizar análise da lesão e, eventualmente, contactar um especialista na área para fazer mais exames.
Prognóstico após o tratamento
São poucos os casos de cistos removidos ou reabsorvidos naturalmente que reaparecem nas mesmas regiões bucais, entretanto, pode ser interessante manter o acompanhamento anual de pacientes que apresentaram essas alterações ou sintomas anteriormente, evitando novas complicações.
Quais são os casos mais comuns de cisto de boca avaliados no seu consultório? Você ainda tem alguma dúvida ou comentário sobre as manifestações dessas lesões bucais? Participe da discussão através dos comentários!
Estou no Japao tratando d um abcesso, cisto radicular ha 2 anos. Tenho q fz a 2a cirurgia, mas abandonei o tratamento. Antibioticos fracos nao fz mais efeito. Bacteria ja comeu uma boa parte d meu osso.
Independente de ter abandonado o tratamento, não deixe de acreditar e de manter um acompanhamento com seu dentista. Torcemos por sua melhora.
Tô com buraco no céu da boca e um caroço fais oito dias que levei a queimadura e agora formou um buraco e caroço na parte dura do céu da boca o médico pedio um raux estou com muito medo
Olá, Elidiane. Não se sinta com medo. Siga as orientações receitadas pelo médico. Acredite que dará tudo certo. Torcemos por sua melhora! 🙂
Se ouve um corte na boca, é possivel após um tempo depois da cicratização ter a formação de um cisto?
Oi, Marcos. Pode ter relação ou não. Esta região por estar ainda em fase de cicatrização está fragilizada porém não necessariamente tem ligação. O recomendado é se consultar ao médico para poder melhor avaliar.
Arranquei meu dente ontem ele estava com cisto na raiz dentária faz dois dias que não para de sangrar, isso pode ser normal??
Olá, Bruno. O recomendado é ir ao dentista para que seja analisado o seu caso e feito o procedimento correto para sua situação.
OLÁ, ME CHAMO PATRICIA FIZ UMA CIRUGIA DIA 27/05/2017 PARA RETIRAR UM CISTO, SENDO QUE ESTA JÁ É A 5 VEZ QUE FAÇO ESSE TIPO DE CIRUGIA, FOI NO DENTE 22, JÁ ESTA PREOCUPANTE DEVIDO O TAMANHO, ELES APROVEITOU PARA FAZER UMA BIOPSIA. QUANDO TERMIRAM DE REALIZAR A CIRUGIA O MEU NARIZ COMECOU A SANGRAR…ESTOU COM MUITO MEDO!!!
Olá, Patricia. O seu caso é específico e só poderá ser analisado por um dentista. Mantenha a calma, vai dar tudo certo no final. 🙂
Olá acabei de fazer uma cirurgia retirei o meu dente de número 36 pois estava com dois cistos na raiz do dente gostaria de saber se este cisto pode se espalhar para os outros dentes e se ele pode nascer novamente as vezes acho que meu dentista não está falando a verdade pra mim .
Olá, Raniela. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa. Caso esteja com dúvidas quanto a informação dada pelo primeiro dentista, vale buscar a opinião de um segundo.
Gostaria de saber se vou sentir for pois tenho uma lesão no meu dente da frente e meu dentista me disse que vou ter que fazer uma pequena cirurgia e se tem algum risco
Olá, Keilla. A dor varia de pessoa para pessoa. Caso esteja sentindo um desconforto durante o procedimento fale com seu dentista. Ele fará o procedimento adequado para sua situação.
Gostaria de saber qual é o custo aproximadamente de uma cirurgia de um cisto no dente 11 ? E se é dolorosa a cirurgia?
Olá Marilene. O custo varia de consultório para consultório. Você pode sentir dor ou não, vai depender do grau do seu problema.