fbpx

Conheça a nova moda do clareamento dental com casca de banana

 Em Dente Amarelo, Público em geral

Desvende o mito do clareamento dental com casca de banana e entendo os riscos dos clareamentos dentais caseiros

Tem circulado pelas redes sociais uma forma de clareamento dental que pode ser realizada em casa com o uso de casca de banana e que promete resultados milagrosos.

Mas atenção: vários especialistas têm se pronunciado a respeito desta prática. Todos relatando sobre os riscos dessa prática para sua saúde bucal.

Na verdade a casca de banana, até tem alguns efeitos no clareamento do dente, já que a casca da banana contém potássio e magnésio.

Só que os resultados que se obtém com este clareamento não são melhores do que uma correta higiene bucal e aqui nem estou falando para você do clareamento feito com o dentista, estou falando apenas de cuidar bem da sua boca.

Além disso, o clareamento dental com a casca de banana, ou com outros produtos mesmo que naturais, quando realizado em casa pode te trazer problemas.

Na verdade, não é o fato do procedimento ser caseiro, mas sim os efeitos destes produtos no seu dente e a composição de algumas fórmulas milagrosas que podem provocar danos graves aos dentes e boca.

Outros mitos sobre o clareamento dental

Além da casca de banana é comum vermos o uso de morango, limão, bicarbonato de sódio e até mesmo água oxigenada para o clareamento dental caseiro. Todas estas alternativas são divulgadas como milagrosas, porque em um primeiro momento a aparência dos seus dentes pode mudar um pouco mesmo.

Contudo, essas substâncias podem ser muito abrasivas e irão danificar o esmalte dos seus dentes além de agredir a mucosa da boca.

Lembra quando criança quando você via parte do plástico da capa do caderno soltando e você puxava para resolver? Em poucos dias a capa do caderno estava feia e destruída.

Esse tipo de tratamento age da mesma forma. No começo pode parecer que você está resolvendo um problema, mas em pouco tempo seus dentes ficarão opacos, com sensibilidade, sem falar de outros problemas bucais.

Problemas que o clareamento dental doméstico pode provocar

Além dos resultados serem tímidos, na internet costumam recomendar que o clareamento com frutas seja feito duas vezes por semana durante 5 minutos.

Comecemos pelos dentes; esfregar constantemente o esmalte dos dentes pode fazer que com o tempo você tenha o efeito contrário. Isto porque o desgaste do esmalte faz com que a camada abaixo dos seus dentes, a dentina, fique aparente e o aspecto dos seus dentes será mais amarelado e opaco.

Outro efeito desta constante pressão nos dentes é que as gengivas podem ficar irritadas. Além disto, o uso de produtos abrasivos como os que citei anteriormente para você, podem gerar inflamações tanto nas gengivas quanto em outras áreas da boca.

Nada substitui o clareamento feito pelos dentistas

Bom, agora que sabemos que milagre não existe, vamos entender porque nada substitui o clareamento dental realizado pelo dentista.

No clareamento feito pelo dentista você evita estes problemas que comentei anteriormente que podem te gerar desconforto, dores, problemas na gengiva e até uma estética infinitamente melhor do que a gerada pelo clareamento com a casca da banana.

Além disto, as moldeiras usadas atualmente para o clareamento dental são muito mais confortáveis do que ficar esfregando os dentes com casca de banana ou com outra fruta qualquer, como o limão.

Além de todos estes problemas, os produtos abrasivos por serem ácido podem te incomodar já no momento que você esteja fazendo o clareamento doméstico, antes mesmo de impactar na sua saúde bucal.

Mesmo que você opte pelas moldeiras ou por outros produtos comercializados em farmácias e que realmente são para o clareamento dental, você deve consultar seu dentista para saber a frequência de uso, o modo correto de aplicar e a quantidade correta destes produtos.

Existe a possibilidade de fazer o clareamento dental em casa, mas deve ser feito por você com a orientação do seu dentista, em um trabalho conjunto, para que você consiga alcançar o  resultado desejado sem prejudicar a sua saúde.

Bom, quer os dentes mais brancos? É possível, mas faça o clareamento com o seu dentista, é seguro e traz os resultados que você deseja.

 

 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário