fbpx

Como cuidar das lentes de contato dental?

 Em Público em geral

Cada vez mais em alta, as lentes de contato dental exigem alguns cuidados para que a melhoria da sua estética não cause problemas à saúde.

As lentes de contato dental são pequenas lâminas de porcelana colocadas na frente dos dentes para alterar o tamanho, forma e cor dos dentes.

Este recurso estético, na verdade é bastante antigo, mas ultimamente popularizou-se devido a melhorias no desenvolvimento dos materiais, tanto das lâminas, quanto das substâncias que as fixam aos dentes.

Preparando as lentes de contato dental

Nas consultas anteriores a colocação, você passará por uma análise minuciosa do profissional, em seguida, através de um scanner bucal, será possível verificar tamanho, formato e cor que você deseja para seus dentes. Depois disto, elas são fabricadas em uma impressora 3D.

Finalizada esta primeira parte é a hora da prova. Atenção, porque neste momento ainda é possível fazer alterações, depois que forem coladas aos seus dentes, as lâminas de porcelana só poderão ser substituídas, jamais modificadas.

Mesmo nos casos em que as lâminas venham a sofrer alguma fissura ou lascar, não existe uma forma de consertá-las, a única opção é a troca.

Por isso, quero compartilhar aqui com você alguns cuidados que você deve ter com os seus dentes e sua boca.

Cuidando das lentes de contato dental

Há muitos sites que difundem informações falando que os cuidados com as lentes de contato dental são muito intensos e parece que é quase um problema usá-las.

Elas exigem cuidado sim, mas estes cuidados não são tão radicais assim, dá para cuidar das suas lentes de contato dental e levar uma vida normal.

Especialistas afirmam que as lentes de contato dental duram pelo menos cinco anos, mas tendo cuidado com elas e com a sua saúde bucal este tempo pode chegar até dez anos.

Um dos cuidados é para que a pigmentação de determinadas bebidas como o vinho e o café não afetem as suas lentes de contato dental, basta que o consumo destas bebidas não seja excessivo. Não precisa cortar totalmente o consumo destas bebidas, mas é bom ter cuidado.

Além destes, vinagre, iogurtes e refrigerantes em excesso também podem tirar o brilho da porcelana. O que pode interferir na estética do seu sorriso.

Outros hábitos que podem prejudicar as lentes de contato dental são o vício de roer unhas e morder objetos. Essas práticas podem criar fissuras nas lentes de contato e dentes.

Para pacientes que sofrem de bruxismo, que é o hábito de ranger ou pressionar os dentes, é aconselhável o uso de um aparelho de proteção para dormir. Ele ajuda a proteger tanto os dentes, quanto as lentes de contato.

As visitas ao dentista devem ser um pouco mais constantes do que para quem não usa lentes de contato dental. Aconselha-se que nunca passe mais de seis meses sem uma revisão. 

Isto porque apesar das lentes durarem bastante, pode ser necessário alguma manutenção ou substituição, contudo, se você tomar os devidos cuidados não terá grandes problemas.

A escovação para quem usa lentes de contato dental

Quando você usa  lentes de contato dental, você também terá que ter alguns cuidados extras na escovação.

O primeiro é que você não deve utilizar creme dental ou outros produtos para clareamento dental, isto pode provocar o efeito contrário.

Como a parte externa não são dentes e sim porcelana, os produtos que têm clareadores podem fazer com que a porcelana perca a cor e fique amarelada, ao invés de ficarem mais brancas.

As lâminas de porcelana deixam algumas áreas que já são difíceis de alcançar com o fio dental ainda mais complicadas de conseguir fazer a limpeza, para isto, a solução é o uso de escovas interdentais.

Um dos medos enfrentados por pessoas que usam lentes de contato dentais é o chamado black space. Que é o escurecimento das porcelanas no espaço entre os dentes, próximo a gengiva. Ao usar as escovas interdentais TePe, diariamente, você conseguirá evitar este problema.

A TePe, é fabricante de produtos para a saúde bucal de primeira linha. As interdentais TePe são as mais vendidas do mundo. Você encontra na versão com e sem cabo e em 8 tamanhos diferentes. Elas são bastante práticas para levar para qualquer lugar.

Estes são alguns cuidados que deixamos como dicas para você, lembre-se sempre de consultar seu dentista para poder manter a sua saúde bucal e um sorriso lindo.

 

 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário