fbpx

Como doenças nas gengivas podem trazer outros problemas no corpo?

 Em Sem categoria

Muitas pessoas acreditam que os problemas ocasionados pelas doenças nas gengivas limitam-se apenas à região bucal.

Entretanto, doenças como a periodontite podem vir a atingir regiões muito afastadas da gengiva e dos dentes, e a gravidade desses problemas adjacentes pode ser altíssima.

Por isso, esse artigo visa mostrar que outros problemas no corpo podem ser ocasionados pelas doenças nas gengivas.

Vamos lá!

Problemas cardiovasculares

Sabia que as doenças que se originam nas gengivas podem vir a ocasionar problemas no coração e nos vasos sanguíneos?

Apesar de para a maior parte das pessoas uma coisa não ter nada a ver com a outra, o fato é que há bactérias que surgem quando há uma doença na gengiva que podem vir a formar placas nos vasos, entupindo as artérias.

Além disso, o próprio processo inflamatório ocasionado pela doença também tem essa ação negativa direta que afeta os vasos sanguíneos.

Por isso é preciso tomar muito cuidado e é extremamente importante buscar auxílio de um profissional quando surgem doenças nas gengivas.

Pneumonia

Um outro problema de saúde que pode ser acarretado pela infecção bacteriana na gengiva é a pneumonia.

Isso porque as bactérias presentes na boca podem rumar até os pulmões, ocasionando assim a pneumonia, e como não há uma resistência natural nesses órgãos, o tratamento contra a doença é muito mais complexo.

Em muitos casos, ainda mais em quem tem a imunidade comprometida, o acúmulo de bactérias nos pulmões pode levar ao desenvolvimento e acúmulo de pus nos órgãos.

Outro risco é se as bactérias rumarem para as articulações, o que pode causar a chamada artrite reumática, doença também bastante séria.

Além disso, ainda conta contra as articulações o fato das substâncias inflamatórias ocasionarem o inchaço ou a dor nas articulações, causando um enorme incômodo ao paciente.

Sinusite

A chamada sinusite odontogênica é uma infecção que pode começar nos dentes ou nas gengivas, e que se espalha para áreas próximas.

Como há uma conexão entre as regiões bucal e nasal, há migração das bactérias da boca para o nariz, causando assim a infecção nos seios nasal. .

Por conta da irritação na mucosa dos seios nasais, há uma grande formação de muco, levando a sintomas como dores sob o olho ou na bochecha e nariz entupido de um ou de ambos os lados.

Diabetes

As doenças nas gengivas não só agravam o quadro de pessoas que sofrem com diabetes, mas também podem levar ao desenvolvimento desse problema.

Isso porque as bactérias presentes na gengiva levam a uma inflamação geral sistêmica, o que dificulta o hormônio insulina de exercer a sua função, o que leva ao aumento do risco de diabetes.

Além disso, essas bactérias que são causadoras das doenças nas gengivas acabam por criar um ciclo muito perigoso para a saúde dos diabéticos, aumentando o risco de quadros de glicemia fora de controle, por exemplo.

Por isso mesmo que é tão importante que as pessoas que já sofrem com a diabetes cuidem bem da sua saúde bucal, já que isso ajuda a reduzir riscos e manter os níveis glicêmicos controlados.

Parto prematuro

Você sabia que as doenças nas gengivas podem levar às mulheres a sofrerem com o parto prematuro?

Na época da gestação, as mulheres precisam tomar muitos cuidados com a própria saúde e a do seu bebê, isso inclui manter as consultas odontológicas em dia.

Isso é necessário porque como há um aumento muito grande dos níveis hormonais durante a gestação, as gengivas ficam muito mais expostas a possíveis inflamações.

As gestantes também sofrem constantemente com náuseas e enjoos, o que torna muito difícil que elas venham a higienizar a boca da forma correta, o que eleva o risco do desenvolvimento das doenças nas gengivas.

A infecção bucal pela bactéria actinomyces pode ocasionar o estímulo das contrações do útero e ainda a dilatação do colo do útero, o que leva a um trabalho de parto precoce.

Estudos já mostraram que essa bactéria traz um risco de antecipação do parto em até dois dias, e ainda pode reduzir o peso do recém-nascido.

Portanto, quanto maior for o cuidado da gestante com a saúde bucal, menores são os riscos.

Conclusão

Como você viu, as doenças nas gengivas não são preocupantes apenas para a saúde bucal, mas de todo o corpo, podendo ocasionar problemas em locais muito distantes de onde começaram.

Neste texto, mostramos alguns dos problemas mais comuns gerados por doenças que surgem na gengiva e como é importante manter uma boa saúde da região oral.

Gostou do artigo de hoje sobre como doenças nas gengivas podem trazer outros problemas no corpo?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário