Como é feito o tratamento de canal? Entenda!
Tratamento dentária que assusta muita gente pelo medo de sentir dor. Entenda o que é e como é feito o tratamento de canal!
O tratamento de canal nada mais é do que a retirada do tecido de dentro do dente (pulpar) e a vedação do espaço logo em seguida. Esse procedimento deve ser feito em casos de lesão na polpa dentária ou quando acontece a morte pulpar (normalmente em casos de fortes impactos).
Na maioria dos casos antes do tratamento de canal o paciente sofre com muitas dores. O que deixa toda a região entorno mais sensível. Porém, nem toda dor vai precisar ser tratada com um canal.
As dores na região dos dentes e da boca também podem ser diagnosticados como:
- Cáries profundas;
- Raiz exposta;
- Lesão de furca;
- Inflamações na gengiva;
- Sensibilidade extrema.
Como é feito o tratamento de canal?
Apesar da fama que o tratamento de canal tem, o procedimento é totalmente feito com anestesia, o que impede a dor. Porém, como qualquer intervenção tem o processo de recuperação que pode gerar desconforto ou até dores.
Considerado uma pequena cirurgia, o canal costuma ser feito em apenas um dia. Existem casos mais graves e que afetam mais de um dente em que o procedimento é dividido em duas ou mais sessões.
O procedimento é feito no próprio consultório do dentista e normalmente não precisa de grandes cuidados no pós. As indicações são apenas para evitar a mastigação no local, evitar alimentos quente ou duros e higienizar corretamente.
Preste atenção, adiar o tratamento de canal pode piorar e muito o quadro. O medo de sentir dor ou outras situações que adiam a solução causam no final ainda mais desconforto.
Qual especialidade médica que faz o tratamento de canal?
A especialidade de dentista que realiza o tratamento é o endodontista. Ele é o profissional que deve ser procurado quando o paciente começa a desconfiar de uma lesão no tecido pulpar. Somente ele poderá diagnosticar por meio de exames a necessidade dos procedimentos e a gravidade.
Cuidado com a parestesia!
Tratar a polpa dentária pode afetar diretamente na saúde do seu nervo. A parestesia mantém a sensação da anestesia, com dormência, formigamento e pressão no local.
A parestesia é uma complicação que pode acontecer. Porém existe tratamento para normalizar o mais rápido possível. Na maioria dos casos a sensibilidade do local retorna em até 24 meses.
Essa condição não pode ser evitada completamente. Em alguns casos o nervo está muito perto o que impossibilita o tratamento sem consequências. Cabe ao dentista pedir exames de imagem anterior ao procedimento para alertar o paciente e já traçar uma estratégia posterior.
Higiene após o canal
Com o local mais delicado e dolorido, é indicado o uso de uma escova de dentes ultra macia. A special care da TePe consegue limpar o local sem causar dor.
A special care conta com 20 mil filamentos de poliéster que são gentis com a gengiva e com o local sensível. O cabo anatômico ajuda no momento da escovação para evitar escapes que gerem lesões.
Conhece alguém que precisa fazer um tratamento de canal e está com medo? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais ou marque o amigo nos comentários!