Como escolher o melhor implante dentário
Muitos casos de problemas odontológicos requerem o uso de um implante dentário, que é constituído por um pino de titânio implantado no osso, possuindo a função da raiz do dente. As dúvidas sobre esse tipo de tratamento são muitas. Por isso, para esclarecer o que é mito e verdade sobre o implante dentário, no post de hoje vamos responder as principais questões sobre esse procedimento. Confira:
Quando é preciso colocar implante dentário?
A ideia de usar um implante ainda é muito associado aos idosos, que muitas vezes perdem os dentes ao chegar na terceira idade, mas outros fatores podem trazer a necessidade desse tipo de tratamento.
Na verdade, o implante é recomendado para qualquer pessoa com mais de dezesseis anos e que tenha perdido algum dente. Acidentes, doenças que afetam os dentes, uma alimentação inadequada e problemas ósseos podem causar a queda dos dentes e, assim, surge a necessidade de colocar um implante.
Quais são os tipos de implante dentário?
Hoje em dia, existem no mercado os seguintes tipos de implantes:
Implante Ósseo Integrado
Esse tipo é muito utilizado em cirurgias. Nele, um parafuso é colocado no osso maxilar com o objetivo de “imitar” uma raiz dentária, para que seja possível encaixar a prótese que será totalmente fixa. Geralmente, o material utilizado no procedimento é o titânio, por ser bem compatível com a estrutura óssea.
Implante Subperiosteais
Quando o paciente não apresenta a estrutura óssea necessária para a cirurgia do implante ósseo integrado, o cirurgião dentista costuma partir para essa alternativa. O caso mais comum que necessita desse tipo de implante é quando o paciente perdeu a massa óssea por passar muito tempo sem os dentes. Então, é colocada uma armação de metal sem qualquer tipo de perfuração e depois são colocadas as próteses dentárias.
Vale lembrar que, atualmente, os dentistas preferem quase que por unanimidade usar o implante ósseo integrado, por sua segurança e conforto para o paciente.
O procedimento causa muita dor?
Um dos maiores medos dos pacientes que necessitam de próteses e implantes está relacionado à dor. Se esse é seu caso, fique tranquilo! Antes do procedimento, o paciente recebe anestesia local. O pós-operatório também costuma ser tranquilo, caso você tome todos os cuidados indicados pelo dentista. No geral, recomenda-se o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Quais os riscos de colocar implantes?
Hoje, os riscos nas cirurgias para implantes dentários são muito baixos. Mesmo assim, é importante procurar uma clínica de qualidade e com recomendações e, claro, um dentista qualificado para tal trabalho.
Existe risco de rejeição?
Como quase tudo que envolve saúde, o processo de implantação dentária também tem vários mitos. Um deles é quanto à rejeição do implante pelo organismo. É importante esclarecer que esse risco não existe, pois os implantes são feitos de titânio, um material que tem alta compatibilidade com o osso.
Se você teve a recomendação odontológica para receber um implante dentário e ainda fica receoso, lembre-se que o procedimento é muito seguro e o resultado estético é ótimo. Não se esqueça de que você deve contar com o trabalho de um bom dentista e, caso haja dúvidas, procure uma segunda opinião ou um médico (no caso de doenças que tenham causado a perda dos dentes, por exemplo).
E você, já fez implante dentário? Como foi sua experiência? Conte pra gente nos comentários!
FIZ ENXERTO OSSSEO DEPOIS FIZ A CIRURGIA PRA COLOCAR OS PINOS E AGORA AGUARDANDO ATE NOVEMBRO PRA COLOCAR OS IMPLANTES SERA QUE O PROCEDIMENTO ESTA CORRETO
Se a senhora estiver com dúvidas sobre o procedimento procure a opinião de um segundo dentista.
Ele vai analisar seu caso e dar uma outra opinião profissional.
Abraço! 😀