A regra é clara, gengiva saudável não sangra, nem com frequência e nem esporadicamente. 

Este é um sinal que deve ser observado, pois alguma coisa está fora do lugar, ainda que seja por uma lesão causada pela escovação.

Observe caso haja sangue na escova de dente, no fio dental ou no enxágue, pois pode ser um sinal de doenças periodontais, má higienização ou uma escovação incorreta. 

Saber o motivo do sangramento pode evitar maiores complicações com sua saúde bucal. 

Com isso, separamos as principais causas de sangramento gengival e 6 dicas para evitá-lo. Confira: 

O que pode causar sangramento na gengiva durante a escovação?

Nem sempre o sangramento na gengiva é indício de alguma doença bucal, como gengivite, cárie, entre outras.

A utilização de força na escovação, principalmente com escovas de cerdas duras, pode trazer lesões à gengiva e, dessa forma, causar sangramento.

Neste mesmo processo de limpeza bucal, podemos indicar outra causa de sangramento na gengiva: o uso equivocado do fio dental, que, além de ser prejudicial pelo sangramento, pode aumentar o risco de desenvolver retração gengival. 

Além disso, outra causa comum é a formação de placa bacteriana entre a gengiva e o dente, essas placas costumam irritar a gengiva e causar sangramento. 

Por fim, mas não menos importante, ouvir nosso corpo é de extrema importância para o processo. Isso pois, a deficiência em vitamina C e vitamina K é outro fator que pode causar sangramento na gengiva e pode ser resolvido facilmente com uma dieta saudável. 

Como podemos ver, a maioria das causas de sangramento na gengiva durante a escovação estão ligadas a higienização da boca. 

Por isso, sempre indicamos a realização do processo de limpeza completo e correto para evitar maiores problemas com a saúde odontológica. 

6 dicas para evitar o sangramento da gengiva

Já entendemos as causas que podem levar ao sangramento gengival seja por escovação, doenças periodontais e até mesmo por deficiência vitamínica. 

Agora vamos descobrir o que podemos fazer para evitar esse sangramento. Confira:

Evite usar força durante escovação

O processo de escovação não exige a utilização de força, muito pelo contrário: é técnico e requer cuidado.

Para escovar os dentes, opte por cerdas macias para não lesionar a gengiva, como a TePe Escova Supreme – Macia, que proporciona suavidade na escovação e garante a limpeza eficiente da boca.

Para remover as placas bacterianas com maior eficácia, é ideal que a escovação seja feita por dois minutos seguidos, de forma circular, e no mínimo 3 vezes ao dia. 

Seguir o processo de higienização da boca já garantirá uma maior prevenção de sangramento gengival. 

Use escovas interdentais

As escovas interdentais são utensílios essenciais para o processo de higienização.

Por meio delas é possível realizar a finalização da limpeza e eliminar o resto de alimentos presos ao dente, alcançando lugares que a escova não chega e até mesmo o fio dental não chega. 

Seja cuidadoso, pois o seu uso é imprescindível para evitar o acúmulo de placas bacterianas e restos alimentícios no dente, que causam a cárie interdental.

Essa cárie é silenciosa e acomete o espaço entre os dentes. Por ser de difícil diagnóstico e tratamento, ela avança rapidamente e, em casos mais raros, causa até a perda dos dentes.

Para adquirir uma escova interdental de qualidade, que não machuque a sua gengiva, aposte nas interdentais da TePe! São diversos tamanhos disponíveis, para que você possa escolher o que se encaixa melhor na sua boca.

Use enxaguante bucal com flúor

O enxaguante bucal com flúor é outro elemento que auxilia no combate ao acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva. 

Ele age como um finalizador na higienização bucal, sendo também um aliado no combate ao sangramento gengival. 

Não só protege das placas bacterianas, os bochechos também ajudam na proteção da boca contra micróbios externos e na prevenção de problemas na gengiva, como gengivites e periodontites.

Dieta saudável e estilo de vida
Uma alimentação equilibrada pode trazer diversos benefícios à nossa saúde, seja ela física ou mental. 

Mas, além disso, uma dieta saudável é imprescindível também para o bom funcionamento da nossa saúde bucal.

Manter uma alimentação rica em vitaminas, minerais, frutas e vegetais é uma ótima forma de combater problemas gengivais, inclusive os sangramentos.

Seguindo esses passos iremos enriquecer nosso corpo com as vitaminas C e K, que são combatentes do sangramento gengival.  

Alguns alimentos ricos nesses elementos são: 

Cuide do seu corpo de dentro para fora!

Evite o tabagismo 

Não é segredo para ninguém que o tabagismo é extremamente prejudicial para a saúde, mas o que poucos falam é do impacto na saúde bucal. 

Isso porque fumar reduz a circulação do sangue nas gengivas, podendo maquiar sinais precoce de gengivite ou doenças que tem como sintoma o sangramento na gengiva.

Além disso, ela também causa falta de oxigênio na corrente sanguínea, sendo um agente negativo para cicatrização.

Isso significa que, se você é fumante e tem algum problema gengival, como lesões ou doenças periodontais, a sua cicatrização pode ser mais lenta e prejudicada.

Mantenha as consultas periódicas ao dentista

Nossa principal dica será sempre essa: mantenha a visita ao dentista e a higiene bucal em dia.

Como é de costume dizer por aqui, é imprescindível manter regularidade ao consultório odontológico, pois somente um profissional especializado pode diagnosticar de maneira correta qualquer tipo de doença ou lesão bucal. 

Além disso, o profissional da saúde vai te ensinar técnicas para uma escovação eficiente, que não atinja sua gengiva e não cause sangramento. 

Como especialista no diagnóstico e prevenção de doenças bucais, ele é a pessoa mais indicada para te mostrar os benefícios de uma higiene bucal adequada e eficiente. 

Gostou das dicas? Conheça mais sobre saúde bucal em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *