É comum que os pacientes que utilizam aparelho ortodôntico sintam incômodo na boca durante o período do tratamento. 

Principalmente por estar em uma região sensível, é normal apresentar lesões e desconforto em toda a área da boca.

Mas, mesmo sendo usual, é preciso ficar atento a intensidade e duração da dor, já que sangramentos intensos e demora para cicatrização não devem acontecer. 

Além disso, também é possível amenizar o desconforto dos usuários de aparelhos ortodônticos com algumas medidas simples e que podem ser incluídas na rotina.

Confira a seguir como evitar os machucados na boca causados por aparelhos. 

Por que o aparelho ortodôntico machuca a boca?

Para responder à essa pergunta, é preciso entender como funciona o tratamento com o aparelho ortodôntico. 

A principal função desse objeto é modificar a posição dos dentes, ajustando-os para que fiquem alinhados. 

Através de pequenas dosagens de pressão, que o profissional aplica em cada manutenção do aparelho, o espaço periodontal, uma área específica dos dentes, começa a se movimentar e provocar mudanças ósseas na região bucal, alinhando todos os dentes.

É por causa de toda essa movimentação dentária e pressão que o início do tratamento, conhecido também como adaptação, pode ser muito doloroso e desconfortável para o paciente. 

Além disso, o incômodo pode aparecer, também, após cada consulta de manutenção, quando o ortodontista irá realizar todos os ajustes necessários para dar prosseguimento ao tratamento. 

Por fim, o fio ortodôntico e os braquetes, que são as pecinhas coladas em cada dente, também podem gerar incômodo, cortes e arranhões quando quebram, se descolam ou quando ficam com alguma ponta solta. 

Quando os machucados na boca não são normais?

Por mais que os incômodos sejam comuns, é preciso se atentar a alguns sinais de alerta, que indicam que algo não está normal durante o tratamento. 

São eles: 

Nesses casos, é indicado entrar em contato com o ortodontista responsável pelo tratamento e seguir todas as suas orientações.

3 dicas para evitar que o aparelho machuque a boca

Para aliviar os desconfortos causados pelo aparelho ortodôntico, há algumas maneiras simples e que podem ser feitas diariamente por qualquer pessoa. 

Confira a seguir:

Cuidado com a alimentação

Por estar em contato direto com o aparelho, a alimentação do paciente deve ser feita de maneira cuidadosa, principalmente nos primeiros dias de tratamento ou após uma manutenção.

Para evitar mais machucados na região bucal, opte por alimentos macios e mais pastosos, como purês, iogurtes, vitaminas, frutas amassadas, entre outros. 

Outra solução é cortar os alimentos em pequenos pedaços, facilitando assim a mastigação. 

O consumo de comidas duras deve ser evitado em todo o processo de tratamento com aparelho ortodôntico, já que, além de aumentar a dor nos dentes, pode quebrar a estrutura do objeto, trazendo ainda mais desconforto e atrasando o cronograma previsto para a sua conclusão. 

Faça compressas com água morna

A pressão feita pelo aparelho pode causar tensão na musculatura do maxilar e, para aliviar esse sintoma, aposte em compressas mornas na região.

Além de ajudar com esse tipo de dor, as compressas mornas podem trazer mais conforto para a pressão feita nos dentes, permitindo que o paciente consiga comer, dormir e realizar outras atividades da melhor maneira. 

Faça compressas de 15 minutos de duração em cada lado da boca, utilizando um pano molhado com água morna. Lembre-se de controlar a temperatura da água para não queimar a pele ou causar outros tipos de irritações. 

Redobre os cuidados com a higiene bucal

Se a indicação de uma boa higiene bucal serve para qualquer pessoa evitar problemas, para os pacientes com aparelho, esse cuidado deve receber uma atenção redobrada. 

Isso porque é mais fácil acumular restos de comidas em pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico, o que causa a placa bacteriana e, por consequência, doenças como cáries, gengivite, inflamação, entre outras, trazendo ainda mais desconforto. 

Por isso, é fundamental utilizar produtos de qualidade, que não irão machucar ainda mais a boca do paciente, não irão quebrar o aparelho e, principalmente, farão uma boa limpeza bucal. 

Além disso, é importante que os usuários do aparelho utilizem uma escova interdental. Como o próprio nome sugere, ela irá limpar todos os espaços entre os dentes e podem ser mais efetivas do que o fio dental, já que se adaptam a todos os espaços. 

A escova interdental também é uma ótima aliada na limpeza dos aparelhos ortodônticos, pois facilitam o processo de higienização, que pode ser um problema no começo do tratamento. 

Encontre os melhores produtos para pacientes com aparelhos 

A TePe possui um kit exclusivo com produtos essenciais para pacientes com aparelhos ortodônticos. 

Nele, além das escovas interdentais que falamos acima, você também receberá a escova Implant Orthodontic, que foi feita com o objetivo de limpar a linha dos dentes e da gengiva, retirando todas as possíveis sujidades de comida. 

Todos esses produtos contam com a qualidade TePe: cerdas macias, que não machucam a boca, e formato anatômico, que permite segurar melhor os equipamentos e garantir uma boa higienização. 

Peça agora mesmo o seu kit ortodôntico e receba diretamente em sua casa! 

Não esqueça de compartilhar esse texto com um amigo que utiliza aparelho ortodôntico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *