Como fazer a higiene bucal de crianças? Aprenda!

 Em Dia-a-dia, Para seus filhos, Público em geral

Muitas crianças apresentam resistência no momento de manter cuidados com a boca. Aprenda neste artigo a realizar a higiene bucal de crianças de forma prática!

Os dentes de leite das crianças começam a ser substituídos pelos dentes permanentes na segunda infância, que é a fase dos 6 aos 11 anos. Apesar dos dentes caírem, a higiene bucal de crianças é necessária desde o período de amamentação, para que os dentes permanentes nasçam saudáveis e bonitos.

Cuidar da higiene bucal de uma criança costuma ser uma tarefa delicada. Ter uma abordagem mais lúdica com escovas e ferramentas coloridas com desenhos costumam ajudar. Existem também músicas para criança se sentir mais a vontade com esse momento.

Consultar um dentista infantil desde muito pequeno pode ajudar a criança a não desenvolver medo e ter vontade de limpar os dentinhos. Em casos de crianças maiores, os responsáveis devem conversar com a criança e sempre deixar que ela veja você escovando os dentes.

Problemas bucais comuns em crianças

  • Cáries;
  • Acúmulo de biofilme dental, que gera tártaro;
  • Fluorose (manchas brancas ou marrons causadas pelo excesso de flúor).

Crianças que cuidam dos dentes e da saúde bucal tem menores problemas com os dentes permanentes. Continue lendo para conhecer os produtos ideais e a forma correta de cuidar dos dentes das crianças!

Como fazer a higiene bucal de crianças?

Apesar dos dentes de leite serem temporários, cuidar deles confere uma boa qualidade dos dentes permanentes. É importante sempre frisar para a criança a necessidade de ter dentes limpos e a estimular os hábitos de higiene.

A limpeza pode ser dividida em dois grandes passos, veja as dicas abaixo!

Escovação

O momento da escovação em crianças deve ser lúdico, principalmente para que não haja resistência. A higiene bucal de crianças deve ser feita após cada refeição e com maior atenção antes de dormir.

A escova deve ter cerdas macias e a cabeça pequena para evitar lesões. Com a escova inclinada, a escovação deve começar perto da gengiva com movimentos de “varrer” para baixo e depois com movimentos circulares.

banner mini zooVale lembrar que as crianças costumam ter maior acúmulo de biofilme dental na parte de trás dos dentes. Essa parte deve ser escovada com a escova em 45º com movimentos de vai e vem.

Os dentes devem ser escovados pelo responsável para limpar efetivamente, mas deve reservar alguns minutos para que a criança escove os próprios dentes e aprenda os movimentos corretos.

Fio dental

Fazer uso do fio dental tradicional em crianças é difícil. A criança ainda não tem controle motor para usar da forma correta e o responsável teria um trabalho complicado. Nesse caso é indicado o uso do fio dental com suporte que se encaixa com a mordida.

O Mini Flosser da TePe se encaixa facilmente, tudo que a criança precisa fazer é morder e passar para frente e para trás. O uso deste tipo de limpador dá maior autonomia e pode virar um momento de brincadeira.

A haste do Mini Flosser fica posicionada para frente, facilitando o uso caso o responsável queira realizar a higiene bucal das crianças.

Conhece alguém que tem crianças pequenas em casa? Compartilhe esse artigo com seus amigos pelas redes sociais ou marque nos comentários para ensinar como fazer a higiene bucal de crianças!

Posts Recentes

Deixe um comentário