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Como fazer um ótimo atendimento na primeira consulta odontológica

Você já ouviu falar do dito popular: “a primeira impressão é a que fica?”. Essa expressão também vale para a primeira consulta odontológica do paciente.

A qualidade do serviço odontológico prestado ao paciente é imprescindível para que você os fidelize e conquiste novas indicações. Entretanto, em um mercado em que a concorrência não para de crescer e em que o público encontra-se cada vez mais exigente, é um grande erro não compreender a importância do atendimento na primeira consulta odontológica.

Se o paciente entra no seu consultório, é porque ele acredita que você é a melhor escolha para ele, seja pela sua reputação e confiabilidade, pela localização, pelos valores cobrados e/ou pela variedade de serviços prestados, entre tantos outros fatores que levaram-no a ir até você em meio a tantas opções disponíveis.

No dia da primeira consulta, é fundamental que o paciente encontre algo à altura de suas expectativas ou, melhor ainda, que vá além delas. Como proporcionar isso? Colocando em prática as dicas que separamos especialmente para você. Então, continue a leitura e mãos à obra!

Tenha cuidado com a sala de espera

Para muitas pessoas, ir ao dentista é uma ocasião repleta de nervosismo, ansiedade ou até mesmo medo. Sendo assim, você deve pensar no conforto do paciente desde o momento em que ele entra pela porta até quando vai embora. Nesse sentido, a sala de espera tem um papel muito importante a cumprir.

O espaço representa o primeiro contato que o paciente terá cara a cara com você e o seu consultório. Como você vai recebê-lo? Além dos elementos básicos da sala de espera — revistas, cafezinho, algumas plantas e quadros para decoração —, procure ir além.

Os móveis devem ser confortáveis, permitindo que o paciente aguarde com tranquilidade. Para complementar o café, ofereça também chá e alguns biscoitos. Uma televisão com o som baixo vai distrair sem agitar ninguém. A chave é montar um ambiente agradável, em que as pessoas possam ficar à vontade.

Capriche no pré-atendimento

Como você recebe o paciente assim que ele entra na sala de atendimento? Continue investimento no conforto e bem-estar dele, e fique atento para conseguir ler o que ele está sentindo — está nervoso, agitado, inseguro? Você pode explicar melhor o procedimento, falar exatamente o que vai fazer ou bater um papo com o paciente para acalmá-lo.

Entretanto, a missão de caprichar no pré-atendimento não é somente sua. A recepcionista do consultório também é fundamental aqui, pois ela é a primeira pessoa com quem o paciente terá contato.

Além de ser simpática e atenciosa, é importante que ela conheça os procedimentos e funcionamentos do consultório e, também, que seja capaz de adaptar o seu atendimento de acordo com o perfil e necessidades de cada um.

Seja profissional

Após a primeira consulta odontológica, o paciente deve sair do consultório com a certeza de que acertou na escolha. Nesse sentido, mostrar-se profissional é imprescindível para isso. Isso inclui manter uma certa distância do paciente, mesmo enquanto humaniza o tratamento.

Ao conversar com o paciente, seja claro ao explicar os procedimentos e os próximos passos em consultas futuras, permitindo que ele veja que você entende do assunto e que se importa com que tudo dê certo. É fundamental que o paciente compreenda que cada passo é importante para o sucesso do tratamento.

Utilize produtos odontológicos de qualidade

Desde a primeira consulta odontológica, você deve utilizar produtos de qualidade. Além de encantar o paciente, isso também garantirá o efeito prolongado do tratamento.

O seu paciente vai continuar com a primeira impressão positiva que teve de você e, além disso, indicará o seu consultório para os seus conhecidos.

Cuide sempre do seu paciente

Os seus pacientes são o maior bem do seu consultório. Portanto, valorize-os e cuide sempre deles da melhor forma possível. Dessa forma, eles permanecerão fidelizados a você, pois sempre queremos o melhor quando o assunto é a nossa saúde, não é?

Consultas odontológicas são situações fora da rotina, que podem ser estressantes e uma fonte de ansiedade. Assim, seu trabalho vai muito além do tratamento em si! Fique atento aos detalhes, àquilo que seu paciente não conta, para atendê-lo de forma única.

Gostou de descobrir como conquistar o paciente na primeira consulta odontológica? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as melhores dicas e novidades para o seu consultório!

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