Cuidado com a Hipocondria Virtual

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Você costuma procurar na internet seus sintomas para investigar o que tem? Cuidado com a hipocondria virtual!

A hipocondria virtual trata-se de uma condição que frequentemente leva as pessoas a acreditarem que estão sofrendo de uma doença grave. Esta condição, na grande maioria dos casos, está diretamente relacionada ao medo irracional da morte e a obsessão em observar todos os problemas ou diferenças no próprio corpo.

Esta condição costuma ser frequente em pessoas de meia-idade que por algum motivo específico não fazem consultas frequentes ao médico. O fácil acesso a todo tipo de informação com a internet, faz a busca virtual por sintomas ser incrivelmente fácil e rápida. Em apenas um clique aparecem diversos possíveis diagnósticos.

O que na maioria dos casos começa como uma curiosidade normal, pode se tornar uma situação de risco. Pessoas ansiosas, por exemplo, são mais propensas a procurar por uma solução rápida de seus problemas e com um possível diagnóstico online, muitas vezes realizam o tratamento sem a orientação e acompanhamento médico.

Fique alerta!

Utilizar medicamentos sem o acompanhamento de um médico pode agravar o quadro do problema em questão, já que a medicação pode esconder alguns dos sintomas importantes para o diagnóstico. No caso de antibióticos, a atenção deve ser maior, pois os uso abusivo diminui a eficácia do remédio a longo prazo, prejudicando o tratamento e a melhora.

Outro problema é misturar medicações, pois é possível que a ação de um remédio anule a do outro, ou potencialize os efeitos colaterais, reações alérgicas e em casos graves gerar dependência física e/ou emocional.

Se preocupar com sua saúde é importante para evitar futuros problemas, da mesma forma que ficar ansioso quando sente algo diferente também é normal e não deve ser visto como algo negativo. Este caso só se torna um problema quando atrapalha a vida do paciente, consumindo sua tranquilidade e em alguns casos até a saúde mental. Muitas vezes a pessoa já fez todos os exames apropriados, consultado o médico e continua a crer que sofre com um problema maior e mais grave.

Solução para a hipocondria virtual

É comum que as pessoas utilizem as facilidades da internet para obter um diagnóstico rápido em um momento que não pode ir ao médico imediatamente, porém quando tal pesquisa começa a refletir negativamente na vida da pessoa é necessário tomar uma atitude. Neste momento a família e os amigos devem considerar uma ida ao psiquiatra ou psicólogo para dar início aos tratamentos.

Lembre-se, a internet é um ótimo instrumento de pesquisa, porém não se deixe levar pelo que lê, em muitos casos o diagnóstico é amplo e incerto. Quanto a medicação, não é recomendado o uso de nenhum medicamento sem a prescrição médica após uma consulta ou exames.

Tenha em mente que sua saúde é um bem precioso que precisa ser cuidada com atenção. Procure sempre médicos de confiança para realizar acompanhamentos e exames de rotina.

Gostou do artigo acima? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e comente se tem o costume de procurar seus sintomas na internet.

Posts Recentes

Deixe um comentário