Descubra porque devemos escovar os dentes antes de dormir

 Em Cárie, Dia-a-dia, Público em geral

A higiene noturna dos dentes é a mais importante do dia e não deve ser negligenciada. Entenda neste artigo porque devemos escovar os dentes antes de dormir!

Muitos podem ser os motivos para não escovar os dentes antes de dormir, preguiça e cansaço são os principais. É preciso saber que a falta de higiene deixa o microbiota propícia para a proliferação de bactérias.

A escovação noturna é a mais importante de todo o dia. Durante o sono, ficamos com a boca seca e fechada por muitas horas seguidas, o que torna a microbiota oral mais sensível. As grandes ameaças para a boca meu cuidada são as doenças orais como:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Periodontite;
  • Abscessos;
  • Placa bacteriana;
  • Mau hálito;
  • Aftas;
  • Candidíase oral.

A escovação no período da noite, bem antes de dormir, ajuda com o dente a reter o flúor do creme dental utilizado. Com a região mais seca pela baixa produção salivar, o flúor é melhor aproveitado.

A falta de higiene e limpeza dos pequenos espaços pode resultar em dor, escurecimento dos dentes, desgaste no esmalte dentário e até na extração dos dentes afetados.

Como escovar os dentes antes de dormir?

A escovação ideal é feita no mínimo 3 vezes ao dia ou após cada refeição. A prática de higiene mantém a boca saudável e livre de bactérias e microorganismos que causam as cáries, por exemplo.

Com uma escova de cerdas macias e cabo anatômico, você deve posicionar as cerdas em um ângulo de 45º nos dentes e com uma pequena pressão fazer movimentos “varrendo” para baixo em todos os dentes. Depois, os dentes devem ser escovados em movimentos circulares para retirar os restos de alimentos.

O creme dental ideal para ter sua saúde bucal perfeita é menos abrasivo e com boa concentração de flúor. Para ser bem utilizado não é necessário que seja em grande quantidade, o ideal é depositar pasta de dentes do tamanho de uma ervilha em sua escova.

Não podemos esquecer da escovação lingual e entre os dentes. Com a própria escova e um raspador de língua toda a saburra que causa mau hálito é retirada rapidamente!

Como os espaços entre os dentes tem ranhuras e ondulações, o fio dental sozinho não consegue alcançar esses pequenos espaços que acumulam sujeiras. A limpeza com a escovinha interdental é a ferramenta que faltava para completar a higiene. De forma rápida você consegue passar a escovinha em todos os dentes.

Um sorriso bonito e saudável confere um bom cartão de visitas pessoal. Com dentes doentes e boca pouco saudável, a pessoa pode sofrer com problemas de autoestima. Se incomodar com dentes feios é um problema que pode desencadear vergonha para conversar com outras pessoas e sorrir, gerando uma possível ansiedade social e até depressão.

A TePe é uma marca de excelência no mercado de higiene oral. Com produtos específicos para cada tipo de consumidor, dente e condição oral, a TePe se diferencia no mercado pela sua qualidade e tradição, além de ter as melhores e mais finas escovinhas interdentais!

Conhece alguém que tem o costume de dormir sem escovar os dentes? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre para este amigo a importância da higiene oral!

Posts Recentes

Deixe um comentário