O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas. Os tratamentos cirúrgicos, com quimioterápicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais na cavidade oral que podem variar quanto a duração e intensidade. Vamos conhecer alguns deles:

  1. MUCOSITE ORAL

A mucosite é uma inflamação da parte interna da boca e da garganta que pode levar a úlceras dolorosas e feridas nessas regiões. Ocorre em até 40% das pessoas que recebem quimioterapia.

Tratamento da Mucosite Oral:

A Tepe Brasil tem uma variedade de escovas de dentes para auxiliar de uma boa saúde bucal. Escovas de ótima qualidade feita a partir de base biológica. A TePe é feita de cana-de-açúcar e óleo de mamona, matérias-primas renováveis.

2. XEROSTOMIA

A Xerostomia ou Boca seca ocorre devido a radioterapia e a quimioterapia. Durante o tratamento as glândulas salivares não produzem saliva suficiente para manter a boca úmida. Como a saliva é necessária para a mastigação, deglutição, degustação, e o ato de falar, essas atividades podem se tornar mais difíceis.

Como cuidar da xerostomia:

gengivas saudáveis, trazendo maior conforto ao paciente. A linha foi desenvolvida especialmente para hidratar, cuidar e refrescar em casos de baixa produção de saliva ou xerostomia.

3. OSTEONECROSE

 É uma alteração óssea que pode ser induzida pelo uso de drogas indicadas para o tratamento de pacientes com osteoporose e tumores malignos. 

Acreditava-se estar associada apenas ao uso de bisfosfonatos, porém sabe-se que também está vinculada ao uso de drogas anti-reabsortivas (denosumabe) e de antiangiogênico (bevacizumabe). 

 O tratamento consiste no desbridamento (remoção cirúrgica) de todo o tecido necrosado e infectado, além do uso de antibioticoterapia e interrupção do bisfosfonato, até a resolução do quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *