fbpx

Por que acontece o enfraquecimento dos dentes? Como devo tratar?

 Em Público em geral

O enfraquecimento dos dentes pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser mais agravante nas fases da infância e da juventude, que se manifesta de uma maneira mais severa.

Somado ao fato de permanecer com os dentes moles, caso você não procure um tratamento ortodôntico adequado, poderá sofrer consequências ainda mais graves.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto, preparamos este artigo para você.

Fique atento (a) abaixo para entender melhor sobre as causas e o tratamento adequado para evitar o enfraquecimento dos dentes.

Boa leitura!

O que pode causar o enfraquecimento dos dentes?

A principal causa do enfraquecimento dos dentes é a periodontite, ou doença periodontal.

Esta doença, de natureza inflamatória e infecciosa, se inicia juntamente com a gengivite.

Se você não tratá-la adequadamente, o quadro poderá evoluir para uma inflamação de níveis maiores e isso poderá comprometer os tecidos que dão suporte aos seus dentes, fazendo com que eles fiquem moles.

Para que isso não ocorra, é muito importante que você se mantenha sempre em alerta se irão ocorrer sangramentos na sua gengiva, isso poderá dar início à doença.

Caso isso ocorra, não hesite em procurar com urgência o atendimento de um dentista de sua confiança.

Hábitos que podem contribuir para o enfraquecimento dos dentes

Alguns hábitos que temos costumeiramente, muitas vezes imperceptíveis, podem contribuir (e muito) para que os dentes fiquem mais fracos.

Abaixo, você poderá descobrir alguns deles que nós separamos para explicar todo o processo do enfraquecimento.

Ingerir bebidas e alimentos ácidos

A composição ácida poderá ser responsável pelo aparecimento de aftas e erosões bucais.

Além disso, a acidez poderá causar um desgaste da dentina e do esmalte dos dentes e isso fará com que eles estejam bem mais sensíveis e desprotegidos.

A alimentação inadequada também pode ser a grande causadora de manchas nos dentes e cáries, uma vez que quando se opta por realizar refeições industrializadas, você acaba ingerindo uma grande quantidade de açúcares.

Escovar os dentes logo após fazer as refeições

Este hábito é um clássico, repetido por muitas e muitas pessoas por aí.

Acontece que, o ácido presente nos alimentos que ingerimos necessita de, no mínimo, 20 minutos para serem totalmente neutralizados e para que todo o cálcio presente na saliva retorne para a estrutura dos dentes.

Fumar

O hábito de fumar é praticado por milhões de pessoas mundo a fora. As toxinas liberadas pelo cigarro poderão prejudicar a circulação de sangue nas gengivas, e isso poderá acarretar no enfraquecimento precoce.

Além disso, o tabagismo poderá causar consequências na saúde de um modo geral.

Mas, como o nosso foco aqui é a saúde bucal, devemos alertar que o hábito de fumar poderá causar o amarelamento dos dentes, causar câncer de boca e gengiva, agravar doenças como a gengivite e desencadear o mau hálito.

Passar grande parte do tempo dentro de piscinas

É isso mesmo que você leu e pode acreditar. Passar muito tempo em contato com a água da piscina poderá ser um fator desencadeador do enfraquecimento dos dentes.

Isso porque as água utilizadas nas piscinas são tratadas com uma maior quantidade de cloro, para manter o pH, e isso poderá causar problemas no seu esmalte dental.

Caso você passe um período superior a 6 horas por dia nadando, ou até mesmo se divertindo em uma piscina, os profissionais recomendam que você faça uso de cremes dentais com flúor e que realize enxagues semanais para ajudar.

Quais as consequências do enfraquecimento dos dentes para a saúde bucal?

A periodontite pode causar diversos problemas envolvendo a saúde bucal. O paciente poderá desenvolver desde um aumento do tamanho dos elementos dentários, até um aumento na mobilidade dos dentes.

Nos casos mais extremos, o enfraquecimento dos dentes poderá acarretar até mesmo na perda dos mesmos.

Como ninguém deseja passar por situações desagradáveis assim, é preciso sempre manter-se atento (a).

No seu dia a dia, você pode adotar medidas bem simples para evitar que isso ocorra.

Mude sua alimentação para que ela fique mais balanceada, faça a higiene bucal todos os dias após as grandes refeições e não se esqueça de sempre utilizar o fio dental.

Além disso, não deixe de visitar o seu dentista periodicamente para fazer algumas revisões e uma boa limpeza profissional, também chamada no meio odontológico de profilaxia bucal.

Qual o tratamento adequado para evitar o enfraquecimento dos dentes?

Como já é de se imaginar o tratamento adequado em caso de enfraquecimento dos dentes deverá ser realizado com o acompanhamento de um bom profissional, especializado neste tipo de doença.

O tratamento é realizado com o objetivo de controlar o biofilme dental, também chamado de placa bacteriana.

O profissional deverá realizar uma análise criteriosa do estágio da doença, para que em seguida, faça uma instrumentação das superfícies dos dentes e radiculares por meio de raspagem e instrumentação ultrassônica.

Em casos mais graves, pode ser que seja necessária a realização de uma cirurgia periodontal.

Além disso, o profissional deverá alertar o paciente sobre as condutas de higiene bucal adequadas.

Jamais deixe de seguir as orientações profissionais.

Importância de escovar entre os dentes

Realizar uma boa escovação diária, incluindo a escovação interdental com escovas especiais, permite a remoção quase que completa das placas bacterianas localizadas em locais onde a escova de dente convencional não alcança.

As escovas interdentais foram desenvolvidas especificamente para caber entre os espaços dentários e realizar a limpeza da maneira correta.

Seu cabo de plástico conta com uma cabeça pequena e com cerdas presas por meio de um fio.

As escovas interdentais são facilmente encontradas em farmácias e lojas de conveniência, mas no site da TePe você encontra as melhores opções de escovas interdentais que se adaptam à sua realidade e ainda com um preço super especial.

Conclusão

Se você chegou até aqui, pôde descobrir as causas e o tratamento do enfraquecimento dos dentes. E também, pôde entender que este é um problema dental que poderá acarretar em diversos prejuízos na sua saúde bucal.

Por isso, procure o tratamento o quanto antes. Além disso, evite maiores transtornos realizando uma boa higiene bucal.

Não deixe de visitar o seu dentista em hipótese alguma.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

Posts Recentes

Deixe um comentário