fbpx

Erosão dental, saiba o que é e como se prevenir

 Em Cárie, Público em geral

Condição comum e muito incômoda que pode causar graves danos a sua saúde bucal. Veja o que é a erosão dental e como prevenir!

A erosão dental é o desgaste da camada externa que recobre os dentes, também conhecida como esmalte dentário. Essa lesão na camada superficial pode expor a dentina, causando amarelamento dos dentes, perda do brilho, alta sensibilidade dentária e além de tudo deixar a ponta dos dentes frontais com aparência transparente.

Esse problema pode ser causado por diversas situações cotidianas que muitas vezes passam sem que perceba, como a força colocada no momento da escovação. O incômodo nos dentes por conta da erosão afeta diretamente a saúde bucal e deve ser tratado rapidamente. 

Principais causas

  • Ingestão de bebidas e comidas ácidas como algumas frutas, vinagre e refrigerantes;
  • Bruxismo (ranger ou apertar dos dentes durante o sono);
  • Problemas estomacais como refluxo, vômito frequentes;
  • Consumo frequente de cigarros.

Distúrbios alimentares têm potencial de transformar negativamente o corpo e a mente, mas também a saúde bucal. Pacientes com transtornos alimentares tem maiores chances de sofrer desgastes nos dentes por conta da acidez dos líquidos expelidos e frequência. 

Clique e leia mais sobre o assunto no artigo Bulimia e saúde bucal: entenda a relação!

Como prevenir a erosão dental

A melhor forma de prevenir essa condição é com a escovação correta. Essa deve ser feita todos os dias após cada refeição ou pelo menos 3 vezes ao dia. 

O uso da pasta de dentes deve ser regulado. Deve ser usado creme dental em pouca quantidade, é indicado o uso do tamanho de uma ervilha para a escovação. O creme dental deve ser escolhido também de forma a não desgastar o esmalte dental e não irritar as mucosas orais.

O Creme dental bioXtra, que é livre de lauril sulfato de sódio, livre de sal, de aromas fortes e de açúcar para retirar restos alimentares e ajuda na prevenção de doenças periodontais. 

Após a escolha do creme dental ideal, a escova é uma ferramenta fundamental. Deve ser escolhida uma com cerdas macias e cabeça pequena. As cerdas macias permitem uma limpeza completa sem ferir as gengivas, e a cabeça pequena é importante para alcançar todos os pequenos espaços da boca. Também é indicado que o cabo tenha boa empunhadura e o pescoço seja afilado.  

Você deve começar fazendo movimentos na junção do dente com a gengiva. Os movimentos devem ser circulares ou verticais (de cima para baixo, como se estivesse varrendo os dentes). Esse movimento deve ser feito na parte de dentro também. Nas coroas dentárias o movimento deve ser de vai e vem. Cada movimento deve ser feito 10 vezes, escovando 2 dentes de cada vez.

Compre diretamente com a bioXtra e receba em casa!

A bioXtra está a venda nas melhores farmácias e dentais no Brasil e no mundo. Em tempos de pandemia é indicado se expor o mínimo, por isso também é possível comprar diretamente em nossa loja online. 

A Oral Saúde tem todos os produtos da linha bioXtra disponíveis para comprar e receber diretamente em sua casa, clique AQUI e acesse!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos para melhorar a saúde bucal deles! Qualquer dúvida deixe nos comentários, vamos trocar experiências.

 

Posts Recentes

Deixe um comentário