fbpx

Escova de dentes para aparelhos: saiba como escolher

 Em Aparelhos Ortodonticos

A pessoa que coloca um aparelho dentário tem a expectativa de que terá um sorriso mais bonito, fato que impactará na sua autoestima. Realmente este tratamento pode dar a você o visual que tanto deseja. Ao mesmo tempo, é preciso manter os dentes sempre muito bem higienizados porque, caso contrário, não será possível alcançar os resultados esperados. Por isso, é tão importante usar uma escova de dentes para aparelhos.

Além de não conseguir alcançar o resultado esperado, a ineficaz limpeza dos dentes pode resultar em doenças como cárie, gengivite, tártaro e raiz exposta. Não podemos deixar de considerar também o desperdício de dinheiro, afinal, o aparelho dentário tem custo, não é mesmo? 

Portanto, se você usa aparelho ou pretende colocar um, esse conteúdo tem todas as informações necessárias para o seu dia a dia. Aproveite o artigo!

5 dicas de como usar a escova de dentes para aparelhos

Sabia que para realizar a higienização completa dos dentes sem sofrer interferências das peças do aparelho ortodôntico, é necessário usar uma escova especifica para complementar a sua limpeza diária? Confira a seguir algumas dicas para usá-la:

Escove em cima e por baixo

Depois de retirar os elásticos intermaxilares e outras partes removíveis, utilize uma escova específica para aparelho, mantendo sua posição em 45 graus, fazendo a limpeza de cima para baixo, passando por todos os brackets. 

Fique bem atento se todos os resíduos foram eliminados, evitando assim a formação de placas nos seus dentes. 

Higienize os pequenos espaços

Use escovas com cerdas macias, que são capazes de limpar os locais mais difíceis, entre o arame e os dentes, proporcionando uma limpeza mais completa da sua boca. 

A higienização feita apenas com escovas de uso diário sem as particularidades de um produto próprio para a higienização de aparelhos é ineficaz, já que essas não conseguem limpar onde somente os modelos específicos conseguem. 

Use fio dental

Você pode estar fazendo a seguinte pergunta: então, se eu uso uma escova de dentes para aparelhos não preciso do fio dental? 

Nada disso! O uso do fio dental é também muito importante para limpeza entre as gengivas e os dentes. Entretanto, existem aqueles mais adequados para quem usa aparelho e o produto que melhor se adequa ao seu caso deve ser definido por um ortodontista. 

Escolha as melhores escovas de dentes para aparelhos

Por fim, a escolha de qual das escovas de dentes para aparelho poderá proporcionar mais bem-estar para sua rotina e contribuir com sua saúde bucal, ajudando a ter sucesso no tratamento. 

Mas quais são esses modelos e onde eu posso encontrá-los? A resposta está no próximo tópico. Continue a leitura!

3 escovas de dentes para aparelhos que você precisa ter

Escovas Interdentais

Falou em escovas interdentais, a melhor indicação são os produtos da TePe. Disponibilizamos para mais de 100 países, 2 tipos delas: Macias e a Angle, divididos em 8 tamanhos de diâmetro do metal. 

Inclusive, se quiser saber mais sobre a escova interdental, sugerimos a leitura do artigo “3 dicas para usar a escova interdental para aparelho corretamente”, que está aqui em nosso blog.

Escova Implant Ortho

As escovas de dentes para aparelhos precisam proporcionar três coisas: maciez, conforto e funcionalidade. 

Estes benefícios você encontra na escova Implant Ortho, modelo que conta com duas fileiras, permitindo uma limpeza completa em torno dos aparelhos e próximo à linha gengival, acima e abaixo do arco do aparelho. 

Escova Sole Unitufo

Esta é uma opção que possui um único tufo com filamentos curtos, o que possibilita fazer a limpeza completa, não só dos brackets e bandas de aparelho fixo, mas também das linhas gengivais e coroas dentárias. 

A Sole Unitufo limpa também os dentes de maneira individual com maior eficácia, fazendo o controle da placa bacteriana.

Pontos de Alerta para os cuidados com o aparelho 

Além dos métodos de higienização e tipos de escovas de dentes para aparelho, nós trouxemos aqui algumas orientações do que levar em consideração ao longo do seu tratamento. Olha só!

  • Busque o maior número de informações possíveis com um profissional; 
  • Não perca suas consultas periódicas com o dentista;
  • Evite alimentos muito duros; 
  • Respeite todas as etapas do tratamento para que o aparelho seja retirado em menor tempo. 

Conclusão

Agora que você já sabe as alternativas de higienização e qual escova de dentes para aparelhos é ideal para a limpeza completa no seu dia a dia, acesse a Loja Oral Saúde para comprar os produtos da TePe específicos para limpeza de aparelhos.

Posts Recentes

Deixe um comentário