fbpx

Evite o escurecimento das lentes de contato com 3 dicas

 Em Dia-a-dia, Para Dentistas

Lentes de contato dentais podem escurecer pela falta de cuidados. Entenda neste artigo o por que e como evitar com 3 dicas simples!

As lentes de contato dentais são instalações de laminado feito em porcelana para corrigir a cor ou a forma dos dentes. Tal procedimento tem se tornado cada vez mais popular por oferecer baixíssimo risco de descolamento e fratura, além de proporcionar um resultado estético bonito.

As lentes de contato ou as facetas dentárias têm a mesma função, sendo assim a maior diferença entre elas a espessura. Enquanto a lente de contato tem aproximadamente 0,2mm a faceta dentária tem aproximadamente 0,7mm. Poucos milímetros que podem modificar o sorriso.  

Dentes naturais tem uma estabilidade de cor resistente, mas ao longo da vida podem se manchar com a alta ingestão de corantes e com excesso de flúor. As lentes de contato apesar de ter uma estabilidade de cor maior também podem escurecer caso não seja feita a higiene bucal da forma correta.

O que pode causar o escurecimento das lentes de contato?

  • Suco de uva;
  • Extrato de tomate;
  • Refrigerantes;
  • Café;
  • Vinho tinto;
  • Balas e jujubas;
  • Gelatina;
  • Caldo de carne;
  • Pó para refresco;
  • Sorvetes;
  • Macarrão instantâneo;
  • Chips;
  • Bolos confeitados;
  • Marshmallow;
  • Alguns tipos de chá.

Evite o escurecimento das lentes de contato com 3 dicas!

1.Higiene bucal completa

Os dentes “artificiais” precisam ser cuidados tanto quanto ou até mais do que os naturais. A deficiência na higiene bucal pode acelerar o processo de amarelamento ou escurecimento das facetas, principalmente nos espaços interproximais, gerando um desconforto estético.

A solução é você se esforçar para cumprir todos os dias os 3 passos para a higiene bucal perfeita! Os passos descritos abaixo devem ser feitos pelo menos duas vezes por dia ou após cada refeição.

Escovação

Você deve fazer o uso de uma escova com cerdas macias para limpar a boca sem ferir. Com a escova em 45º os movimentos devem ser de varrer do sentido da gengiva para a ponta do dentes, e depois em movimentos circulares.

A escova perfeita deve ter também boa empunhadura para que não escorregue das mãos e machuque a mucosa. Além de ter uma cabeça pequena para alcançar os dentes posteriores. A escova Supreme da TePe tem todas as características perfeitas para você cuidar dos seus dentes e além do mais conta com tecnologia sueca!

Limpeza interdental

A limpeza entre os dentes deve ser feita sempre após a escovação, pois os restos alimentares ficam amolecidos e mais fáceis de serem retirados. Os espaços entre os dentes acumulam além de restos de comida, bactérias e biofilme dental, que se não retirados podem causar cáries, tártaro, gengivite, abscessos dentários e até retração gengival.

Para a limpeza entre os dentes devem ser usadas as Escovas Interdentais da TePe. Disponíveis em 8 tamanhos, elas alcançam até os menores espaços e impedem qualquer doença interdental com seu uso diário. Seu tamanho deve ser escolhido de acordo com o espaço interproximal.

Limpeza da língua

A língua não deve ser esquecida na hora de realizar a higiene da boca. Sem a limpeza adequada a língua acumula bactérias e biofilme dental, por isso deve ser usado o raspador de língua.

O Raspador de Língua da TePe conta com 3 superfícies de contato que limpam em uma só passada e formato afilado para evitar o reflexo de vômito.

2.Use canudos

É indicado para evitar o escurecimento das lentes de contato o uso de canudo para ingestão de bebidas com corantes (naturais ou artificiais). Essa medida pode ser considerada simples e boba muitas vezes, mas evita muito o escurecimento e amarelamento das lentes de contato ou facetas dentárias.

3.Acompanhamento médico

Quem faz uso de lentes de contato dentais deve realizar o acompanhamento de perto com o dentista para manter a saúde dos dentes e da boca. É recomendado aumentar a frequência no consultório de apenas 1 vez por ano para 2 vezes. Nas consultas deve ser feita a profilaxia e o acompanhamento da cor.

Seu dentista poderá sugerir um clareamento simples em casos de escurecimento

Faz o uso de facetas ou conhece alguém que faz? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude um amigo a evitar o escurecimento das lentes de contato!

Posts Recentes

Deixe um comentário

 

UM PRESENTE
CRIATIVO E
SUSTENTÁVEL
TePe GOOD
VER PRODUTO
TePe GOOD com desconto
Compre sua escova sustentável e receba na sua casa!
Economizar e cuidar da natureza
Não me importo com a natureza