fbpx

Gengiva sangrando ao escovar os dentes: o que pode ser?

 Em Gengiva

Muitas pessoas já se depararam com uma mancha de sangue na escova de dente durante a escovação e, depois de analisar, viram que a gengiva estava sangrando.

Esse é um acontecimento frequente, mas, você sabe o que ele pode indicar? Em grande parte dos casos, quando o sangramento passa logo, não há nada a se preocupar.

Porém, se a sua gengiva sangra frequentemente, é sinal de que algo não está certo. Confira abaixo o que pode causar esse sinal na boca e alguns modos de combatê-lo.

Sangramento gengival: sinal que algo está errado

Se a sua gengiva está sangrando, é sinal de que algo está errado! Isso porque gengivas saudáveis não sangram!

Há diversos motivos para o sangramento gengival. Por isso, ao notar os primeiros sinais, é recomendado que você procure a orientação do seu dentista para garantir que não há nada de errado com a saúde da sua boca.

Principais causas do sangramento gengival

Confira abaixo algumas das causas do sangramento gengival.

Gengivite

A principal causa dos sangramentos gengivais é a gengivite, que é uma inflamação localizada entre os dentes e a gengiva.

Geralmente, nesse caso, o sangramento acontece ao passar o fio dental ou a escova interdental.

Outros sintomas comuns da gengivite são: inchaço na região, dor, vermelhidão, mau hálito e gosto ruim na boca. 

Quando não tratada corretamente, a gengivite pode evoluir para um quadro de periodontite, onde a inflamação começa a acometer os tecidos que suportam os dentes. Após danificado, esse tecido não se regenera, o que pode levar a retração gengival.

Acúmulo de placa

A placa bacteriana é uma película invisível formada pela junção das bactérias que ficam dentro da nossa boca.

Quando a higiene bucal não é feita da maneira correta, essas bactérias, que não nos fariam mal, crescem e se multiplicam mais do que o normal, causando o acúmulo que dá início à placa bacteriana.

Além do sangramento gengival, a placa bacteriana também pode causar gengivite e cáries.

Traumas causados pela escovação

É muito importante, na hora de escovar os dentes, utilizar a escova correta para a sua boca. Isso porque sangramentos gengivais também podem ser causados simplesmente por traumas na hora da escovação.

Além do sangramento, esse hábito também pode aumentar as chances de retração gengival.

Os principais traumas que podem levar ao sangramento são:

Escovas com cerdas duras

Se você tem a sensação que escovas com cerdas duras são mais eficazes para a limpeza bucal, essa ideia está errada e pode estar causando o sangramento na sua gengiva.

Se a sua escova de dentes é macia, mas está sendo usada há mais de três meses, ela também pode estar gasta e com as cerdas endurecidas, causando irritação e inflamação na gengiva.

Por isso, o ideal é sempre apostar em escovas de dentes macias e de qualidade. Além disso, é importante ficar atento ao tempo de utilização do utensílio, que não pode ultrapassar de três meses.

Escovação com força excessiva

Escovar os dentes com mais força não fará com que eles fiquem mais limpos.

Na verdade, essa pode ser uma prática que desgasta e corrói o esmalte, que atua como uma camada protetora para os dentes.

Além disso, a escovação com força é mais uma prática que machuca a gengiva, causando a inflamação e o sangramento.

Faça sempre movimentos leves e controlados na higiene bucal. Eles são suficientes para garantir uma boa limpeza.

Como eliminar o sangramento gengival

Por mais que o sangramento gengival seja comum e, geralmente, é resolvido rapidamente, é importante ficar atento para poder identificar qualquer tipo de problema logo no início.

Em todos os casos, por mais que possa incomodar, é muito importante não interromper as escovações diárias. São elas que garantem que a nossa boca estará livre de bactérias e evitará problemas maiores.

Confira 3 maneiras para conseguir eliminar o sangramento na gengiva:

Vá ao dentista

Assim como um equipamento precisa de manutenção quando demonstra algum tipo de problema, o nosso corpo também precisa de indicações médicas para poder tratar qualquer tipo de doença.

Por isso, se o sangramento da sua gengiva é intenso, se há muita dor ou vermelhidão no local, procure o seu dentista!

Dessa forma, você evita que o problema evolua para uma forma mais grave e segue o melhor tratamento para o seu caso.

Além disso, a melhor forma de prevenir o sangramento é manter as idas regulares e o acompanhamento com o profissional.

Escove os dentes da forma correta

Ter uma higiene bucal de qualidade também é essencial para eliminar e prevenir o sangramento gengival.

Escove os dentes ao menos três vezes ao dia e utilize um creme dental com flúor. Faça movimentos circulares e não se esqueça de incluir a língua no processo de escovação. Ela também acumula bactérias!

Por fim, é indicado, pelo menos uma vez ao dia, fazer a limpeza entre os dentes. Utilize uma escova interdental para que todos os espaços sejam alcançados.

Use uma escova ideal

A escova de dente é o principal instrumento utilizado na higiene bucal. Por isso, ela deve ser ideal para poder remover as bactérias e não machucar a sua boca.

Esse é o caso da TePe GOOD! Além de garantir a sua saúde, ela é totalmente sustentável!

As cerdas da TePe GOOD são 100% feitas de óleo de mamona, que é uma fonte renovável. Elas também possuem a textura macia, que são as mais indicadas pelos dentistas, e contam com filamentos arredondados, ideais para remover a placa bacteriana e qualquer tipo de resto de alimento.

Já o cabo da TePe GOOD foi desenvolvido com a base de cana de açúcar e conta com um design exclusivo, permitindo que você consiga segurar o instrumento da melhor maneira, sem se machucar.

Por fim, a TePe GOOD chega até você embalada de uma maneira especial – e totalmente sustentável: com PET reciclado na parte da frente e papelão aprovado pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal) na parte de trás.

Para garantir a sua escova GOOD e acabar com o sangramento da sua gengiva, clique aqui.

Lembre-se que, se mesmo com todas essas medidas o sangramento não cessar, volte ao dentista o mais rápido possível. 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário