Higiene bucal, melhor prevenir do que remediar!
Cuidar da boca é o passo principal para ter um sorriso bonito. Descubra o que a falta de cuidado pode causar e como fazer a higiene bucal da forma correta!
Com os materiais corretos, a higiene da boca pode ser simples e rápida. Os cuidados do dia a dia fazem parte da proteção da boca, mas para prevenir é preciso também de acompanhamento profissional.
A prevenção é a melhor opção em todos os casos. Tem pouca grana disponível? A prevenção é mais barata do que o tratamento. Até para quem tem medo do motorzinho do dentista? Cuida direitinho e vai ter que encará-lo cada vez menos para tirar as cáries.
Cuidar da boca e dos dentes além de proporcionar bem-estar afeta muito a auto estima. Ter os dentes feios ou a falta deles pode gerar timidez, vergonha de falar em público, de sorrir e gerar dificuldades até para entrar no mercado de trabalho.
A questão estética é sim importante, mas não é o único motivo para você cuidar. A boca mau cuidada é porta de entrada de doenças como:
- Periodontite;
- Tártaro;
- Retração gengival;
- Gengivite;
- Candidíase oral;
- Cáries;
- Halitose;
- Endocardite bacteriana.
O maior risco de quem não cuida dos dentes pode ser perdê-los.Continue lendo para aprender como cuidar da higiene bucal, prevenir doenças e gastar menos com tratamentos.
Como fazer a higiene bucal
Os cuidados diários são muitíssimo importantes para prevenir qualquer condição bucal e devem ser feitos em 3 passos: escovação, limpeza interdental e higiene da língua.
Escovação
A escovação é o passo que a maioria das pessoas costuma fazer no dia a dia. Porém muitos não sabem a forma correta de escovar os dentes.
O primeiro passo é a escolha correta da escova, esta deve ser macia e ter a cabeça pequena para alcançar até os dentes posteriores. Na hora da escolha, o cabo deve ser levado em consideração, ele não deve escapar da mão. Ou seja, deve ser anatômico.
Escolhida a escova, devemos partir para a escovação dos dentes. Com a escova em 45º você pode fazer movimentos de cima para baixo como se estivesse “varrendo” e movimentos circulares.
A escovação deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia, ou após cada refeição. Sendo a mais completa a noite, antes de dormir.
Limpeza interdental
Após a escovação apenas 60% da superfície dentária está limpa, os outros 40% a escova infelizmente não consegue alcançar. Os pequenos espaços entre os dentes acumulam restos alimentares, bactérias e saliva, desenvolvendo biofilme dental.
Para limpar entre os dentes deve ser usado o fio dental e a escovinha interdental. Enquanto o fio dental consegue remover restos maiores, a interdental consegue alcançar partes côncavas até a linha da gengiva.
Com o Mini Flosser da TePe, o uso do fio dental fica mais fácil e prático, pois ele se encaixa com a mordida e tem cabo anatômico. Deve ser usado após a escovação.
As escovas interdentais estão disponíveis em vários tamanhos para caber perfeitamente no espaço entre os dentes. Devem ser usadas após o fio dental e com movimentos de vai e vem.
Limpeza da língua
Um dos maiores motivos do mau hálito é o acúmulo de saburra lingual. O raspador lingual da TePe tem 3 superfícies de contato e limpa com apenas uma passada. Seu formato anatômico foi pensado para evitar refluxos e enjoos durante seu uso.
Com todas essas dicas, não existem mais desculpas para não realizar a higiene bucal da forma correta. Lembre-se, prevenir é melhor do que remediar!