fbpx

Implantes dentários – saiba como mantê-los limpos e saudáveis

 Em Implantes Dentários

Por conta da perda de seus dentes você teve que recorrer aos implantes dentários?

Utiliza este novo elemento há pouco tempo e ainda não sabe muito bem como higienizá-lo da forma correta? Este artigo foi escrito pensando em você!

Separamos algumas dicas de como manter sempre os seus implantes dentários limpos e saudáveis.

Quer saber mais? Continue a leitura.

Use escovas de dentes especiais

Para escovação deve ser utilizada uma escova específica para implante, como a Universal Care, que se encaixa entre o implante e a gengiva para remover os restos de comida. A angulação deve ser confortável e suas cerdas devem ser em tufos afilados para atingir até os menores espaços.

Universal Care também conta com cabo angulado e moldável, que permite um melhor alcance das superfícies lingual e palatal dos implantes dentários.

Em caso de implantes é sempre importante lembrar que mesmo dentes artificiais podem ser estragados pela má escovação. Cerdas duras podem riscar e desgastar a peça sem necessidade, o ideal é sempre utilizar cerdas macias de poliéster para uma escovação diária.

Utilize escovas interdentais

Além de utilizar a escovas de dente convencional, para manter seus dentes limpos e saudáveis é muito recomendado que você também utilize uma escova de dente interdental.

Essa escova irá lhe auxiliar em uma limpeza mais eficaz que a escovação convencional, possibilitando então remover todo o acúmulo de sujeira presente nos espaços entre um dente e outro ou entre a prótese e a gengiva.

Desta forma, você também consegue impedir a formação de tártaro nestas regiões e manter seus implantes dentários sempre limpos e saudáveis para dar aquele lindo sorriso.

Utilize enxaguante bucal com flúor e sem álcool

Para que a etapa de higiene de seus implantes dentários seja concluída, é necessário que você faça aquele bochecho bastante caprichado utilizando enxaguante bucal.

É muito importante que ao escolher o produto, você opte por aquele que contém flúor, que irá prevenir o acúmulo das bactérias causadoras das cáries.

Além disso, também é importante escolher um enxaguante sem a presença de álcool para que a sua mucosa não fique ressecada e para que a sua produção de saliva não seja afetada.

Evite consumir alimentos muito duros e crocantes para não correr o risco de quebrar o implante

Mastigar alimentos muito duros e muito crocantes é algo muito arriscado pra quem tem e para quem não tem prótese dentária.

Mas, se você não quer ter ainda mais trabalho e quebrar seu dente, a dica é que você evite consumir esses tipos de alimentos.

Principalmente, se você faz uso de implantes dentários, pensando no custo da manutenção.

Se por acaso algum dia, você sentir vontade comer rapadura ou biscoito quebra-queixo, você pode comer, desde que evite mordê-los.

Corte-os em pedaços pequenos e utilize os dentes molares para triturá-los, já que eles são os mais resistentes para esses tipos de atrito.

As complicações da higienização realizada de maneira incompleta

Quando a higienização dos seus implantes dentários for realizada de maneira incompleta, isso servirá como porta de entrada para diversas doenças que poderão prejudicar sua saúde bucal, uma vez eu esta região acumula facilmente resíduos e tártaros.

Infecções na sua gengiva, ou até mesmo casos mais graves como, o aparecimento de infecções nas regiões ósseas do implante, poderão aumentar facilmente o risco de rejeição do material posicionado e isso irá prejudicar o posicionamento do pino e da coroa.

A doença perimplantar relaciona-se às infecções na região da gengiva e isso faz com que ocorram quadros de inflamações dos tecidos que ficam ao redor dos implantes dentários, afetando toda a sua estrutura e seu suporte.

Ambos os quadros citados neste tópico poderão ser evitados caso você realize uma higienização de forma correta e completa dos dentes implantados.

Como se proteger das doenças gengivais

Como já foi dito aqui diversas vezes, a implantação de implantes dentários exige alguns cuidados especiais. E são deles que iremos tratar neste tópico.

Você já sabe que as áreas inacessíveis pela escovação e as superfícies dos implantes dentários devem manter-se sempre limpas, certo?

A atenção na hora de manter a limpeza deve se estender também às áreas à margem da gengiva, em torno do implante, já que este é o local mais propício ao acúmulo das bactérias nocivas.

Quando você não cuida bem de seus implantes dentários, as doenças na região da gengiva poderão surgir e afetar tanto a mucosa, como também a região óssea.

Não deixe de visitar seu dentista regularmente para fazer a vistoria e manutenção do seu implante

Com a mesma frequência que você costumava ir ao dentista para fazer revisões dentárias antes de colocar os implantes dentários, você dever continuar indo após colocá-los.

Mantenha sempre o contato com o profissional de sua confiança, pois isso é fundamental para manter seu implante sempre saudável e funcional.

Além disso, procurar sempre estar presente nas consultas de rotina possibilita realizar alguns procedimentos  básicos, como a profilaxia e para que seu dentista sempre atualize as regras de higiene bucal aplicadas à você.

Esclarecemos suas dúvidas? Então, entre em contato conosco no site para adquirir nossos produtos que irão te auxiliar na manutenção de uma higiene bucal perfeita e irão e auxiliar no cuidado com os seus implantes dentários.

 

Posts Recentes

Deixe um comentário