Lentes de contato dentais: tudo que você precisa saber!

 Em Dente Amarelo, Dia-a-dia, Público em geral

Procedimento popular que tem conquistado o coração de muitos famosos. Saiba neste artigo tudo sobre lentes de contato dentais!

Cada vez mais procuradas nos consultórios, as lentes de contato são feitas para uma melhor aparência estética dos dentes. Diferente das antigas porcelanas que eram usadas há algum tempo atrás, as lentes são mais resistentes, eficientes e extremamente finas (0,2 a 0,5 mm de espessura).

Coladas apenas na parte frontal dos dentes naturais, é feita por uma colagem tecnológica que confere maior segurança ao paciente. Cobrando assim menos manutenção e gerando menos imprevistos.

Dependendo da aparência estética que o paciente e o dentista pretendem alcançar, pode ser necessário um desgaste maior antes de fixar as novas facetas.

As alterações mais comum feitas com lentes de contato dentais?

Muitos podem ser o motivo para que o paciente busque as lentes, os principais são as alterações de:

Tamanho e formato

Já é um consenso que dentes pequenos podem dar aparência infantilizada ao sorriso, para isso as lentes de contato são amplamente indicadas. A mudança no tamanho e formato dos dentes pode impactar com uma aparência mais adulta e harmônica.

As modificações também podem ser utilizadas para fechar pequenos espaços entre os dentes, como diastemas e até dentes quebrados.

Cor

Dentes amarelados e os procedimentos para deixá-los mais brancos podem ser um incômodo para muitas pessoas, para isso a lente é uma ótima opção. Além de todas as vantagens citadas acima, a cor não se altera tão facilmente (em comparação com dentes naturais) com a ingestão de alimentos como café, chocolate e vinhos.

Contra-indicações

Em todos os procedimentos estéticos, existem contraindicações as lentes de contato. São elas:

  • Pessoas com bruxismo;
  • Grandes alterações de cor nos dentes naturais;
  • Restaurações antigas.

Nestes casos outras podem ser as soluções indicadas pelos dentistas para melhorar a autoestima e estética bucal do paciente.

Como é o procedimento?

Depois de decidir pela colocação das lentes de contato dentais, é necessário que busque por um dentista qualificado em estética em sua região para avaliação.

O planejamento de uma alteração nos dentes requer muita conversa com o dentista responsável para alinhar expectativas. Logo de primeira devem ser colocadas as lentes provisórias, para conferir se algo ainda precisará ser modificado.

Apenas após todo processo serão colocadas as lentes de contatos definitivas. É bom ressaltar que são raros os casos que os dentes naturais não precisam de desgaste, e por isso, o procedimento é seguro e comum.

Em casos de grandes desgastes ou em dentes sensíveis, às anestesias podem se fazer necessárias. O procedimento para a colocação das lentes pode atingir a dentina dentária causando dor, além da resina que fixa a lente ao dente ser um tipo de ácido que gera desconfortos.

Duração

Resistentes, as lentes de contato podem durar até 10 anos sem nenhuma infiltração, lasca ou descolamentos. Porém tudo depende dos hábitos e cuidados do paciente.

As consultas com o dentista devem ser frequentes, apesar de ser aplicada para durar muitos anos, a manutenção deve ser feita pelo menos 1 vez por ano.

Cuidados

Os cuidados com a boca de quem tem lentes de contato dentais devem ser os mesmos de quem não tem. A escovação deve ser meticulosa e higienizar até os menores espaços.

Devendo ser feita no mínimo 3 vezes por dia, a escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias de poliéster para evitar arranhões na superfície e lesões na gengiva.

O uso do fio dental também é amplamente recomendado. Os pequenos espaços acumulam restos de alimentos e biofilme dental.

Conhece alguém que tem lentes de contato dentais ou tem vontade de colocar? Compartilhe em suas redes sociais e ajude um amigo!

Posts Recentes

Deixe um comentário