Língua fissurada: tudo o que você precisa saber

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Condição bucal que afeta diretamente a língua de forma grave. Descubra neste artigo o que é língua fissurada e como cuidar!

A condição de língua fissurada nada mais é do que uma língua que contém fendas de 2 a 6 mm de profundidade, como se fossem cortes, em toda sua extensão.

Pode ser facilmente confundida com a língua geográfica, a diferença é que esta gera manchas pelas papilas gustativas inchadas, e não fissuras, na superfície da língua como no caso da língua fissurada.

Diagnosticada como condição genética, na maioria dos casos, a língua fissurada pode ser percebida desde criança e costuma piorar com o avanço da idade, principalmente se não tratada de forma correta. As pessoas mais afetadas são:

  • Portadores de síndrome de Down;
  • Portadores de psoríase;
  • Portadores de síndrome de Sjögren;
  • Portadores de síndrome de Melkersson-Rosentha;
  • Portadores de acromegalia;

Para descobrir outras possíveis causas da língua fissurada, continue lendo!

Bruxismo

Problema bucal que faz a pessoa apertar e ranger os dentes principalmente durante o sono. Podendo causar as fissuras na língua, o bruxismo também causa baixa qualidade salivar, dores na mandíbula, língua, pescoço e cabeça, além de danificar os dentes.

A condição deve ser tratada com uma placa moldada para evitar o atrito e com enxaguatório após a escovação para higienizar as fendas.

Alergias

Reações alérgicas, principalmente alimentares, costumam deixar sinais na boca e na língua. A ingestão de algum alimento que não faz bem para o corpo do paciente costuma causar sintomas como: ardência, coceira, inchaço das mucosas bucais, dificuldade respiratória e em casos mais graves a fissura temporária da língua.

Estresse e ansiedade

As desordens psicológicas como estresse e ansiedade podem causar secura bucal, suor excessivo, feridas na mucosa oral e possíveis fissuras, além da coloração esbranquiçada que a língua pode assumir.

Tratamentos para língua fissurada

Para cuidar das fendas linguais, não é indicado uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas, o tratamento deve ser realizado com a higiene bucal perfeita e completa.

A escovação deve ser feita com uma escova de cerdas ultra macias, para que limpe sem ferir as mucosas orais. A escova Special Care da TePe atende a todos os pré requisitos para que pacientes que sofrem com a língua fissurada cuidem dos dentes.

Para limpeza eficaz dos dentes não se pode esquecer dos espaços interdentais, o acúmulo de alimentos nesta região podem causar cáries, tártaro e infecções gengivais. A TePe tem as escovinhas interdentais mais finas do mundo, com a interdental rosa 0.4 mm os menores espaços são alcançados para limpeza completa.

Para acompanhamento médico deve se procurar por um dentista e um estomatologista, as duas especialidades médicas poderão juntas desenvolver um trabalho especializado e voltado completamente para as suas necessidades. O objetivo é com o acompanhamento, impedir o agravamento da condição ao longo dos anos.

Para ter um sorriso sempre lindo e brilhante, use os produtos da TePe! Estamos disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo!

Para encontrar um revendedor perto de você, clique no botão e consulte com seu CEP ou endereço:

Banner Loja Perto de Você

Posts Recentes

Deixe um comentário