fbpx

Machucou a boca? Descubra o que fazer em situações de emergência

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Situações de emergência podem acontecer a qualquer momento. Descubra neste artigo o que fazer se machucou a boca com 4 exemplos!

Quando ferimos alguma parte do corpo nunca é planejado, pode acontecer uma simples queda ou até um acidente mais grave. Emergências odontológicas podem causar um medo e desespero muito grandes, mas o primeiro passo é manter a calma para tomar as atitudes corretas.

Procurar um pronto socorro ou um dentista é sempre o mais indicado. Porém nem sempre é possível. O imprevisto pode acontecer a qualquer momento: férias, feriados, finais de semana, de madrugada ou em lugares muito distantes de um hospital ou médico.

A seguir vamos exemplificar algumas situações de emergência odontológicas e dicas do que é necessário fazer.

O que fazer se o seu dente quebrar?

Costuma acontecer em situações de impacto como acidentes, quedas, e tantas outras possibilidades. A solução completa só será feita junto ao cirurgião dentista após exames de radiografia e de luz, para descartar a possibilidade de fissuras e de lesão na polpa dentária.

Caso seu dente tenha quebrado em apenas um pedaço grande é indicado guardar-lo para levar ao dentista e avaliar a possibilidade de colar apenas o pedaço. Durante esse tempo o pedaço deve ser mantido no leite ou no soro fisiológico.

Caso a parte quebrada não tenha sido encontrada ou tenha se separado em diversas outras pequenas partes, provavelmente será feita uma reconstrução com resina ou cerâmica.

O que fazer se a sua gengiva está sangrando?

O primeiro passo é perceber a abundância do sangramento e investigar o motivo causador.

Sangramentos leves a moderados normalmente se tratam de problemas simples de serem resolvidos, como doenças bucais de inflamação da gengiva (gengivite) ou até periodontite, que é a inflamação da gengiva e dos suportes da boca. O sangramento nesses casos costuma ser estimulados pelo uso de fio dental e pela fricção no momento da escovação.

Sangramentos em grande quantidade são bem mais raros e normalmente associados a doenças graves que necessitam de atendimento médico imediato.

O que fazer se seu dente caiu?

Em crianças isso é uma coisa comum que não causa preocupações. Perder um dente de forma natural sendo adolescentes ou adultos pode ser preocupante e necessita de uma consulta rápida com um dentista. É recomendado que o tempo de espera seja de no máximo 2 horas pois após esse tempo o dente solto pode perder células importantes.

Se o dente foi encontrado ele deve ser mantido submerso em leite ou soro fisiológico para conservar suas propriedades e avaliar a possibilidade de reimplantar. Caso o dente tenha se perdido ou a espera demorou mais do que 2h desde a queda é provável que o paciente tenha que realizar um implante de titânio.

O que fazer se deslocou sua mandíbula?

Nesse caso não é seguro nenhum procedimento em casa. É recomendado apenas que a pessoa machucada permaneça calma e evite falar ou fazer movimentos com a boca. Chegando no centro médico normalmente são feitos exames de radiografia e tomografia para avaliar a situação do deslocamento e definir se é o caso de cirurgia.

O que fazer se seu dente está doendo?

Somente o médico poderá avaliar o motivo real da dor. Porém, durante esse tempo é recomendado que você faça uso de medicação analgésica para aliviar o desconforto. Em muitos casos a dor desaparece depois de poucos dias, mas procurar um profissional e diagnosticar a causa é essencial.

A dor pode ser o primeiro sintoma de que algo está errado. Tratando desde o início é mais fácil obter a cura.

O que fazer se sua gengiva acorda inchada?

Na grande parte dos casos o inchaço é causado por uma inflamação no local. Apenas o médico pode solucionar essa condição, seja com medicamentos ou com alguma intervenção. O inchaço pode ou não vir acompanhado de dores no local e inchaço também no rosto, neste caso o paciente deve tomar um analgésico.

O que fazer se tem algo preso entre seus dentes?

Na grande parte dos casos coisas presas entre os dentes são restos alimentares. Em caso de incômodo pode ser sementes ou restos de embalagens abertas com a boca (o que não é recomendado).

O uso de um fio dental pode solucionar rapidamente este problema. Caso o local inche é recomendado a consulta com um dentista.

Conhece alguém que já machucou a boca e não soube o que fazer? Compartilhe esse post e ajude seus amigos!

 

Posts Recentes

Deixe um comentário