O sucesso de um consultório ou clínica odontológica passa, primordialmente, pela satisfação dos pacientes. Afinal de contas, não é segredo para ninguém que clientes satisfeitos são sinônimo de fidelização, novas indicações e comentários positivos.

Deve-se, então, pensar em como trabalhar efetivamente a satisfação dos pacientes? Um bom serviço, a qualidade dos produtos e resultados é, com certeza, uma aposta fundamental. Mas não basta para alcançar o sucesso.

Num mercado cada vez mais competitivo, investir em estratégias de marketing de relacionamento pode ser a chave para alavancar os resultados do seu negócio. Então, acompanhe nossas dicas e alcance o sucesso já!

AFINAL, O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO?

Marketing de relacionamento nada mais é do que um conjunto de estratégias direcionadas para a relação da marca/empresa tanto com o cliente efetivo quanto com os que podem vir a ser (prospects), tendo como principal premissa a concepção de que cada cliente é único e deve ser tratado como tal.

Quando bem construído, o marketing de relacionamento é capaz de personalizar o vínculo com cada paciente, pois consegue identificar as necessidades, desejos e peculiaridades de cada um.

O resultado é a consolidação de uma clientela de maior qualidade, composta por pacientes satisfeitos com os serviços prestados, fiéis à empresa, disseminadores de comentários positivos e indicações.

COMO ADOTAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SEU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO?

Separamos algumas dicas para lhe ajudar a implantar o marketing de relacionamento no seu negócio. Confira!

TENHA UMA LISTA LISTA DE CONTATOS ATUALIZADA

Crie um banco de dados para coleta e organização dessas lista de contatos e atualize com frequência. Para começar, a planilha pode ser uma excelente aliada. E, lembre-se: quanto mais informações você conseguir coletar do seu paciente, melhor.

Com uma lista bem construída, você poderá segmentá-la para trabalhar estratégias de relacionamento adequadas a cada perfil de cliente.

Para o consultório, essa é uma força de venda expressiva, pois permite entender melhor as especificidades de cada cliente, de forma que a empresa possa mensurar e desprender da força de venda necessária para cada perfil. Já para o paciente, é a certeza de ter direcionado para si o que realmente faz parte da sua gama de desejos e necessidades, tornando a experiência realmente positiva.

OFEREÇA MATERIAL ESPECIALIZADO PARA AJUDAR OS PACIENTES

No ambiente digital, uma ótima ação de marketing de relacionamento está em disponibilizar para os clientes e prospects materiais ricos com conteúdo especializado, que ajude esse paciente nos cuidados diários com os dentes.

Essa ação ajuda a sua clínica a se posicionar como autoridade no assunto, melhorando sua credibilidade, além de se apresentar como um facilitador e guia para ajudar o paciente a resolver suas dúvidas e problemas.

E-books, postagens em blogs, redes sociais e e-mail marketing são ótimas ferramentas para disseminar esses conteúdos ricos, estreitando laços e relações a longo prazo.

INVISTA EM PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Aposte em programas de bonificação para novas indicações, por exemplo: ganhe uma limpeza ou desconto no seu próximo tratamento ao indicar um amigo, ou ofereça fidelidade como: a cada x tratamentos ganhe brindes relacionados à higiene bucal.

Essas ações oferecem experiências diferenciadas, estimulando a indicação de novos clientes por parte dos seus pacientes fidelizados, além de estimular o paciente a aumentar o ticket médio em seu consultório.

HUMANIZE A RELAÇÃO COM O SEU CLIENTE

Os pacientes querem mais do que um tratamento dentário de excelência. Eles buscam, primordialmente, uma humanização no tratamento. E, quando encontram, normalmente classificam experiência como extremamente positiva, ficando mais próximos da fidelização.

Apresente-se como um consultor que pode ajudá-lo a resolver os seus diversos problemas. Escute o que seu paciente tem a dizer, suas reclamações, dúvidas e receios, por mais que isso não esteja diretamente ligado ao tratamento que ele esteja fazendo naquele momento.

Para potencializar a experiência, que tal arquivar os principais pontos levantados pelo cliente e, mais adiante, enviar conteúdos e informações para ajudá-lo na resolução de suas dúvidas ou problemas? Isso é relacionamento de longo prazo e atenção, gerando cada vez mais credibilidade e fidelidade ao seu negócio.

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