O açúcar que faz bem existe?
Trata-se de um novo, moderno e seguro método para adoçar as refeições, sem os riscos inerentes ao açúcar.
A Sucralose é o único edulcorante de alta intensidade obtido através da sacarose (açúcar da cana-de-açúcar). Portanto, apresenta características sensoriais muito próximas à sacarose ( sabor e odor muito próximos). É um pó branco cristalino com poder dulçor médio de 600 vezes maior que a sacarose. Classificada quimicamente como Carboidrato Clorado.
Temos abaixo a representação das moléculas de sacarose e sucralose:
Embora o açúcar e a sucralose tenham estruturas muito parecidas, o organismo não é capaz de metabolizar a sucralose, o que faz dela uma substância zero caloria e indicada para diabéticos.
Sucralose – Ingestão máxima diária aceitável
? 15 mg/peso corpóreo/dia (este valor está 100 vezes abaixo do valor de segurança);
? 1 envelope de Adoçante Linea tem em média 10mg de sucralose;
? 1 g de Adoçante Culinário Linea equivale a 1 envelope.
Os benefícios da Sucralose
A Sucralose tem vários benefícios essenciais como adoçante não calórico quando usada em alimentos e bebidas:
Feita de açúcar
A Sucralose é feita a partir do açúcar e tem gosto de açúcar. A Sucralose é cerca de 600 vezes mais doce do que o açúcar e, portanto, basta uma quantidade muito pequena para adoçar alimentos e bebidas.
Não tem calorias, não causa problemas dentários
Apesar da Sucralose ser feita a partir do açúcar, ela não é reconhecida pelo organismo como carboidrato e tem, portanto, zero calorias. A Sucralose não provoca problemas dentários. Há estudos que demonstram que a Sucralose não é usada como alimento pelas bactérias orais que causam a cárie dentária.
Segura para todos
A Sucralose pode ser usada com segurança por toda a família, inclusive crianças, gestantes e mulheres amamentando e até pessoas com diabetes.
Testada e aprovada sempre
Como todos os ingredientes alimentício, a Sucralose foi submetida a um amplo programa de testes de segurança antes que sua venda no mercado fosse autorizada. As autoridades sanitárias e regulatórias do mundo inteiro avaliaram cuidadosamente os estudos sobre a segurança da Sucralose e, em todos os casos, concluíram que a Sucralose é segura para o uso por toda a família.
Mantém a doçura
A Sucralose mantém a doçura mesmo quando usada ao cozinhar ou assar alimentos.
Redução do consumo de calorias
A Sucralose é uma alternativa útil para as pessoas que tentam reduzir seu consumo de açúcar ou calorias. Muitos produtos dietéticos ou ?light?, inclusive refrigerantes e bebidas carbonadas, confeitos, sobremesas a base de leite e produtos de panificação são adoçados com Sucralose. Outra sugestão diz respeito ao uso desse adoçante seguro nas tradicionais barrinhas de cereais, regularmente usadas para a alimentação nos intervalos entre as refeições ? quando é essencial poupar o organismo da ingestão do açúcar comum. Prefira o consumo de barrinhas com Sucralose ? isso auxilia no controle da dieta e na proteção da indesejada acidez da boca.
Excelente sabor e versatilidade
Cada vez mais alimentos e bebidas de baixo teor calórico, mas com sabor agradável, estão sendo adoçados com Sucralose, e os consumidores de muitos países experimentam um sabor equivalente ao do açúcar. A combinação especial de seu sabor açucarado e o fato de que a Sucralose retém sua doçura (ou seja, ela não se decompõe) permite oferecer aos consumidores, agora mais do que nunca, uma gama muito mais variada de produtos de baixo teor calórico e excelente sabor.
Produtos de Sucralose de uso caseiro
A Sucralose é o adoçante usado nos produtos de mesa da marca SPLENDA®, LINEA® e outras novas marcas (em cápsulas, pacotes ou de forma granular). Estes produtos são usados em casa para adoçar bebidas e para alimentos preparados em forno e fogão.
Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontolog
Fonte: Adaptado de: sucralose-brasil.org