fbpx

O dentista deve sempre usar branco? Descubra neste artigo!

 Em Para Dentistas, Profissionais da saúde

Neste artigo falaremos sobre a real necessidade do código de vestimenta no ambiente profissional. Afinal, o dentista deve sempre usar branco?

O hábito de usar roupas brancas acompanha o dentista desde seu ingresso na faculdade. Durante a graduação a cor é obrigatória e existem outros códigos de vestimenta, como o uso exclusivo de sapato fechado e calças.

O estranhamento em um primeiro momento se torna costume durante os anos de estudos. Porém, usar branco tem suas desvantagens, como a facilidade de se sujar no transporte ou no atendimento.

Sabendo disso, é normal que muitos sigam a tradição das roupas brancas no mercado de trabalho. O que fica, é o questionamento: o dentista deve sempre usar branco? E se usa, é por obrigação ou costume?

Entenda a história do branco

Os serviços de odontologia começaram no Brasil vindo da Grécia antiga, assim como a medicina. Como os cuidados com a boca não eram separados do resto do corpo, foi incorporado o uniforme branco a todos que cuidavam da saúde.

Para os gregos, vestes brancas transmitiam a pureza espiritual necessária para tratar alguém. Além de ser possível ver todos os tipos de sujeiras, que não são bem vindas em tratamentos médicos.

Afinal, o dentista deve sempre usar branco?

Não. Isso mesmo que você acabou de ler. O dentista não é obrigado por lei a usar roupas brancas.

Hoje, a regulamentação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária não contém nenhuma orientação de cor para roupa de dentistas. Porém, existem, é claro, diversas orientações sobre limpeza do jaleco e roupas de trabalho, além da classificação da sujeira.

Código de vestimenta do dentista

Ambientes profissionais sempre contam com roupas que devem e não devem ser usadas. Para o dentista, não seria diferente.

Como já vimos acima, o dentista não é obrigado a usar branco sempre. Porém, tudo depende do código de vestimenta do consultório ou clínica. Algumas ainda exigem o uso apenas de roupas brancas.

As regras para dentistas de forma geral são:

  • Usar sempre calças longas;
  • Usar sempre sapato fechado;
  • Usar sempre o jaleco limpo e sem manchas;
  • Dar preferência a tons claros;
  • Evitar acessórios pendentes.

As regras do código de vestimenta são uma proteção para a integridade do dentista. Com tons claros fica sempre mais fácil de identificar qualquer sujeira. Já a calça e o sapato fechado são necessários para evitar exposição a sangue e qualquer outro fluido do paciente durante o procedimento.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração é a posição de trabalho do dentista. O dentista trabalha a maior parte do tempo debruçado no paciente. Então a roupa deve sempre permitir a mobilidade e não mostrar demais.

Estudos revelam que a grande maioria dos pacientes prefere quando profissionais de saúde usam jalecos. Clientes gostam de ser atendidos por quem demonstra sua profissão na vestimenta.

O visual do profissional da saúde é importante para conferir credibilidade. Além de denotar a sensação de respeito e segurança dos pacientes. O que só agrega a relação do profissional.

Clique aqui e confira 5 habilidades essenciais para se tornar um dentista empreendedor e decole seu negócio!

Acompanhe o blog da TePe e confira nosso conteúdo exclusivo para dentistas!

Posts Recentes

Deixe um comentário