O que é a raspagem dental e quais os seus benefícios?
A raspagem dental é um tratamento odontológico muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes. Entenda melhor nesse artigo.
Você escova os dentes todos os dias, assim como passa o fio dental e o enxaguante bucal diariamente e acredita que está fazendo tudo certo na limpeza dos dentes. Até que um dia, eis que sua gengiva sangra ao passar o fio dental. E isso começa a acontecer com frequência, ao mesmo tempo que nota um amarelamento nos dentes acima do normal e um aumento na sensibilidade dos dentes.
Se isso está acontecendo com você, é sinal de que você precisa fazer uma raspagem dental. Continue acompanhando o post de hoje e saiba mais sobre esse procedimento:
Raspagem dental ou tratamento periodontal
A raspagem dos dentes é um tratamento odontológico muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, podendo causar gengivite ou doenças mais sérias. A raspagem dental tem como objetivo remover o tártaro e tratar a gengivite. Caberá ao seu dentista indicar a necessidade e o momento certo de fazer o tratamento.
Causas do tártaro e da gengivite
A higiene inadequada, o fumo, o stress, a baixa imunidade e os maus hábitos alimentares podem deixar a gengiva sensível às infecções decorrentes da instalação de uma mistura de bactérias, saliva, cálcio e restos de comida que se instalam entre a gengiva e os dentes formando a placa dental. Quando endurecida, essa placa forma o tártaro que, por sua vez, pode acarretar na inflamação da gengiva — a gengivite.
Tratamento de raspagem dental
A raspagem pode ser feita em uma a até quatro sessões, dependendo do grau do tártaro nos dentes e da inflamação na gengiva. Veja quais são as etapas do procedimento:
Raspagem
Remoção da placa bacteriana endurecida por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos. A placa e a película bacteriana devem ser removidas tanto da superfície dos dentes quanto abaixo da linha da gengiva. Em casos mais sérios, pode ser necessária a limpeza dos ossos também.
Alisamento radicular
É raspagem da raiz do dente para reduzir a inflamação. Ao raspar essa área, o dentista alisa as regiões irregulares e impede a reincidência da placa bacteriana. O alisamento é feito para remover as rugosidades que restaram da raspagem com o intuito de deixar os dentes lisos e recuperar a aparência saudável.
Polimento
O polimento dos dentes é feito com pastas polidoras com adição de flúor para ajudar a recuperar as estruturas dentárias tratadas.
Cuidados após a raspagem dental
Dependendo do caso, o tratamento deverá ser continuado em casa com uso de antibióticos (no caso de inflamação grave ou infecção purulenta) e enxaguantes bucais específicos.
É fundamental que essa fase seja seguida pelo paciente para evitar outros problemas bucais ou mesmo de outras partes do corpo, já que não se quer que a infecção se espalhe. A prevenção de uma nova gengivite se faz com a correta higienização bucal diária e visitas regulares ao dentista.
Benefícios da raspagem dental
-
Remoção de placa bacteriana ou do tártaro;
-
Cura do processo inflamatório (gengivite) e/ou infeccioso;
-
Diminuição da ocorrência da gengivite e de infecções bucais;
-
Interrupção do sangramento da gengiva;
-
Impedir doenças que podem causar perda dos dentes;
-
Manter a saúde dos tecidos em volta dos dentes.
A importância do periodontista na raspagem dental
Quando há pouco acometimento da raiz dental e uma gengivite leve, o cirurgião dentista pode realizar a raspagem dental. Mas quando a doença já envolveu a raiz dos dentes, ou pior, já chegou aos ossos, havendo um processo infeccioso com pus ou inflamação severa, seu dentista o encaminhará a um periodontista — o dentista especializado em tratar as doenças periodontais.
O periodontista realizará um tratamento profundo e bem específico que poderá durar até quatro sessões e com uso de anestesia, se preciso. Este profissional é fundamental pois, quando a gengivite é grave, pode haver até mesmo perda de dentes.
Agora que você já sabe tudo sobre raspagem dental e entendeu sua importância, continue lendo sobre o assunto no nosso artigo Raspagem dentária: o tratamento que pode salvar um dente!
Durante uma raspagem pode acontecer de dar até mesmo uma leve trincada no dente ?
Oi, Elizângela. Os dentes trincados podem ter relação diversas como o bruxismo, apertamento dentário dentre outros fatores. No seu caso, pode não ter relação direta com o tratamento feito. O trincamento pode ter sido fruto de um desgaste causado anteriormente, porém somente um dentista poderá melhor avaliar o seu caso especificamente.
fui ao dentista e ela me recomendou fazer dois procedimentos, raspagem e restauração, estou na duvida de qual procedimento fazer primeiro..??
Oi, Viviane. O seu dentista irá verificar qual dos dois procedimento é necessário realizar primeiro, para assim obter um melhor tratamento.
Eu fiz esse procedimento e estou com todos os dentes doendo a dentista foi muito bruta machucou minha boca não colocou o sugador eu engoli o líquido que ela inventou queimou minha garganta passei muito mau porque ela não me dava espaço para cuspir a cuba Metallica não tinha água um tratorno sai da sala do dentista direto para o hospital minha pressão baixa e ela encima de mim fazendo o serviço correndo isso é normal? Eu nunca tinha feito era a primeira vez que iria fazer estava nervosa e sai pior
Oi, Camila. O seu caso é delicado. Qualquer recomendação deverá ser feita por um dentista para que possa ser compreendido o porquê deste tratamento dado pelo primeiro profissional.
Pode fazer a raspagem e por o aparelho no mesmo diia ??
Oi, Laryssa. Vai depender de quanto tempo é necessário de repouso após o procedimento de raspagem. Caso o dentista ache válido fazer no mesmo dia, cabe a você decidir.
Sin duda en el articulo he encontrado unos buenos consejos. Gracias