fbpx

O que pode causar retração das gengivas? Saiba aqui!

 Em Fio dental, Gengiva, Público em geral

A retração da gengiva, ou recessão gengival, é uma condição muito comum na população, podendo acometer as pessoas em diversos níveis.

Pelo menos metade da população entre 18 e 65 anos, em todo o mundo, possui ao menos um dente que é acometido pelo problema.

Além disso, até 33% da população mundial que tem até 30 anos pode apresentar ao menos dois dentes com retração das gengivas.

Mas o que causa esse problema tão comum? Isso é o que iremos mostrar aqui nesse artigo para você.

Vamos lá!

O que é a retração da gengiva?

A retração da gengiva trata-se de um problema odontológico que é caracterizado pela gengiva que fica retraída e, com isso, passa a expor a raiz do dente (ou dos dentes).

Em geral, a recessão gengival vem acompanhada de dor e também pode ocasionar perda óssea, o que torna o problema ainda mais grave.

É preciso recorrer ao tratamento desde os sinais iniciais, para evitar assim possíveis infecções e até, em casos mais graves, a perda do dente.

A retração da gengiva pode atingir apenas um dente, o que é o mais comum, ou ainda vários, tanto no maxilar superior quanto no maxilar inferior.

O que ocasiona a retração gengival?

Existem diversas causas da retração das gengivas, como é o caso das doenças periodontais, que são os principais fatores causadores desse problema, o que deixa claro que fazer uma boa higiene bucal é importante.

Além disso, o bruxismo (ranger dos dentes, em especial ao dormir) e a movimentação ortodôntica brusca são outras causas possíveis da recessão gengival.

Também podem ser ditas como causas para esse problema os dentes mal posicionados, escovar os dentes com força excessiva, ou ainda o uso de escova com cerdas duras.

Por isso que é tão importante utilizar boas escovas, como as escovas GOOD da TePe que, além de 100% sustentáveis, possuem cerdas macias.

Ter os dentes bem alinhados traz muito mais do que apenas um aspecto estético bonito, eles ajudam a manter a boa saúde bucal e a prevenir a retração das gengivas.

Quando alguém perde um dente, os outros acabam sendo forçados e isso leva à retração da gengiva, por isso mesmo é importante ir a um dentista para garantir que todos os dentes estão saudáveis e fazer implantes quando necessários.

Qual é o tratamento para retração das gengivas?

O tratamento da retração das gengivas varia bastante, existem aqueles que são menos invasivos e mais simples, até as que envolvem intervenções cirúrgicas.

No caso de recessão gengival mais leve, os médicos podem indicar tratamento com cremes dentais até mesmo o uso de laserterapia.

Já as situações mais graves exigem tratamentos como a realização de canal, aplainamento das raízes e a raspagem dos dentes.

Em alguns casos pode ser realizado enxerto de gengiva e cirurgia plástica gengival para normalizar a situação da gengiva, de modo que as raízes não sejam expostas e não ocasionem problemas nos dentes.

Aliás, quando os dentes ficam muito sensíveis, apresentando dor quando em contato com alimentos ou bebidas frias ou quentes, é um sinal de que é preciso tratar da retração gengival.

Em certas situações, como é o caso da retração por conta do bruxismo, o tratamento feito pelo dentista pode ajudar na resolução dos dois problemas conjuntamente.

Quando buscar ajuda profissional?

Para evitar a retração gengival e qualquer outro problema bucal, é indicado que você procure um dentista num intervalo de 6 em 6 meses.

Assim os dentistas poderão detectar o problema da retração de forma precoce, antes mesmo que os pacientes comecem a sentir dor, o que ajuda a tornar o tratamento mais fácil e eficaz.

Existem hábitos simples e que podem ser realizados diariamente para prevenir esse problema, como é o caso da utilização do fio dental, uso de escova de dentes com cerdas macias e não usar a força no momento da escovação.

Conclusão

Como você viu, a retração das gengivas é um problema sério que acomete metade da população mundial, em pelo menos um dente. Quanto mais grave, mais dentes pode afetar e ocasionar problemas mais sérios à saúde.

Neste texto, mostramos a você o que é a recessão gengival, as causas principais desse problema e as formas de tratá-lo corretamente, garantindo assim que a saúde bucal não será afetada e os dentes não serão prejudicados.

Gostou do artigo de hoje sobre o que pode causar a retração das gengivas? Compartilhe no grupo da sua família. Ajude todos a evitar esse problema!

 

 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário