O que todo dentista pediatra precisa ter no seu consultório?
Levar uma criança ao dentista não costuma ser a tarefa mais fácil do mundo. Muitas vezes, a visita vai envolver crises de choro, birra, mal humor e muita irritação. Mas há várias maneiras de transformar esse momento em algo prazeroso para o profissional, para os pais e, principalmente, para a criança.
Se você é um dentista pediatra ou ainda um pai preocupado com a saúde bucal dos seus pequenos, não deixe de conferir nossas dicas sobre o que é necessário ter no consultório para cuidar bem dos baixinhos:
Sala de espera divertida
Fazer com que a criança fique esperando pelo atendimento em uma sala de paredes brancas lisas, sem nenhuma forma de entretenimento, só irá deixá-la mais tensa e ansiosa. Para distraí-la, é importante ter disponível itens como:
- brinquedos;
- jogos de tabuleiro;
- livros infantis;
- televisão passando desenhos animados;
- e até Wi-fi, que será um sucesso entre os pré-adolescentes.
Tudo isso ajuda a criança a entrar no consultório mais relaxada e disposta a confiar no dentista e a cooperar com o tratamento.
Decoração infantil
O consultório do odontopediatra deve ter uma decoração lúdica, com cores fortes e desenhos espalhados pelas paredes e pela mobília. Pelúcias e outros brinquedos também são bem-vindos, e podem ter um papel importante durante a realização de procedimentos mais longos, aumentando a segurança e reduzindo a ansiedade do paciente.
Assim como a decoração, a vestimenta do dentista pediatra não precisa se a ter à simplicidade do branco: jalecos e toucas estampadas com temas divertidos são incentivados.
Cadeira de dentista camuflada
A clássica cadeira de dentista é um dos objetos que mais assusta as crianças no consultório. Mas não se preocupe: existem, no mercado, diversas cadeiras camufladas como carros, animais ou simplesmente cobertas por estampas que atraem a atenção da meninada.
Além disso, vale ressaltar que a cadeira clássica não é adequada para crianças pequenas e que deve-se ter em mente o uso de adaptadores de altura, como almofadas, ou de macas especiais para bebês, que tornarão o atendimento mais confortável e seguro.
Produtos infantis diversos
Devido a diferenças anatômicas e fisiológicas, a criança não pode ser vista como um miniadulto, e deve, portanto, utilizar produtos de higiene feitos especialmente para ela.
As escovas infantis devem ser extra macias e oferecer uma limpeza eficaz e atraumática. À medida que os pequenos crescem, as escovas devem se tornar mais atraentes, com cores mais fortes e vivas, desenhos de animais e de outros personagens, desenvolvendo o interesse da criança na própria higiene bucal e permitindo sua independência nessa atividade.
No consultório, é interessante ter os produtos à mostra para que os pequenos se familiarizem com eles e aprendam como usá-los adequadamente.
Muita calma e jeito
Além de objetos de decoração e entretenimento voltados para os baixinhos, o odontopediatra precisa ainda ter paciência e tato para entender seu pequeno paciente. A verdade é que cabe ao profissional ser capaz de avaliar o desconforto da criança e reagir a ele de forma adequada, garantindo que a ida ao dentista não se torne uma experiência traumática.
Por esse motivo, é importante tirar um tempo da consulta para explicar às crianças os procedimentos a serem realizados e a importância deles para o seu bem-estar, além de certificar-se de que os pais transmitam aos filhos a confiança que têm no profissional. Estabeleça uma boa comunicação entre dentista e pais, de modo a garantir que a criança está recebendo a melhor atenção e utilizando os melhores produtos disponíveis para ela.
Papai e mamãe, já sabem quando é a hora de levar seus pequenos ao dentista pela primeira vez? E você, dentista pediatra, que outros itens usa no seu consultório para dar mais tranquilidade e segurança à meninada e aos pais? Contem para a gente nos comentários!