fbpx

Porque a odontologia social é tão importante? Saiba mais aqui!

 Em Público em geral

Muitas pessoas em nossa sociedade não têm acesso aos tratamentos odontológicos básicos, por isso mesmo que a odontologia social se faz cada vez mais importante no país.

Mas do que exatamente se trata essa especialidade da odontologia que está relacionada com a maior conscientização sobre a necessidade de uma boa saúde bucal?

O objetivo desse artigo é justamente mostrar tudo o que você precisa saber sobre a odontologia social e a sua importância para a população brasileira.

Vamos lá!

 O que é a odontologia social?

A odontologia social, em termos gerais, trata-se de uma especialidade ou ramo da odontologia que tem como principal objetivo a promoção da saúde bucal da população por meio de ações de prevenção coletiva.

Isso significa oferecer tratamentos odontológicos adequados à população, todavia mais do que isso, educá-la sobre a essencialidade de se manter a boa saúde bucal, para evitar problemas mais graves. 

Qual é a importância da odontologia social?

A saúde bucal é extremamente importante para que seja possível manter a saúde geral em dia, já que há uma grande relação entre doenças bucais e outras doenças do corpo, como as cardiovasculares, por exemplo.

Sendo assim, a promoção da saúde bucal está relacionada diretamente com o aumento da saúde geral e da qualidade de vida da população.

As pessoas que possuem uma boa saúde bucal têm menos chances de desenvolverem doenças e ainda passam a ter um aumento na autoestima.

Além disso, ainda conta como pontos positivos o aumento das oportunidades sociais e profissionais, mostrando o quanto é importante manter uma boa saúde da boca.

A odontologia social tem, além da conscientização da população sobre a importância da saúde bucal, o objetivo de prevenir o surgimento e a proliferação das doenças da cavidade oral, que são presentes, principalmente, em pessoas de classes mais baixas.

Aqui no Brasil, a doença bucal mais comum é a cárie dentária, estando presente em grande parte da população em geral.

Apesar disso, com o aumento da presença da população com o acesso aos profissionais de odontologia no país, a incidência geral das cáries tem tido uma grande queda, o que é uma boa notícia e mostra a importância e eficácia da odontologia social.

 Quais são as áreas de atuação dentro da odontologia social?

Os profissionais de odontologia que especializam-se na odontologia social podem atuar dentro dos órgãos governamentais, em programas de ação de saúde bucal do governo.

Apesar de ser mais comum o trabalho no setor público, esses profissionais também podem atuar no setor privado, como em clínicas especializadas ou mesmo dentro dos planos de saúde.

Além disso, um dentista social ainda pode trabalhar no chamado terceiro setor, como é o caso das ONGs, por exemplo, que costumam atender a população mais carente e que não é alcançada mesmo pelos programas governamentais.

Atualmente, todos os estudantes de odontologia estudam ao menos uma cadeira relacionada com essa especialidade da odontologia, como é o caso das disciplinas de Saúde Coletiva ou com o próprio nome de Odontologia Social.

 A odontologia social no Brasil

Aqui no Brasil, como dito anteriormente, muitas universidades públicas de odontologia já contam com disciplinas na grade curricular que são voltadas justamente para o atendimento da população carente.

Assim, os futuros profissionais podem conhecer sobre as doenças bucais mais comuns e entendem como é importante fazer a conscientização da população sobre o tema.

Eles ainda realizam atividades de prevenção que permitem reduzir os riscos de doenças como cáries, principalmente em crianças e adolescentes de baixa renda.

O Brasil possui um programa público chamado de “Brasil Sorridente” que tem o foco na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal dentro de todo o território.

O programa está incluído dentro da Política Nacional de Saúde Bucal e tem como um dos principais focos o tratamento odontológico de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa é, portanto, no Brasil, uma das maiores contribuições da especialidade da odontologia social, garantindo que a população possa ter acesso adequado às ações de promoção da saúde oral.

Conclusão

Como você viu, dentro da grande área que é a odontologia existe a especialidade chamada de odontologia social, que promove o acesso aos tratamentos odontológicos e a conscientização sobre a boa saúde oral para a população.

Neste texto, mostramos tudo o que há de mais importante dentro desse ramo da odontologia, incluindo a sua essencialidade para a população.

Você ainda pôde ver quais são as áreas de atuação de um dentista social e como é a existência da odontologia social hoje no Brasil, por meio de programas governamentais como o “Brasil Sorridente”, por exemplo.

Gostou do artigo de hoje sobre por que a odontologia social é tão importante?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário