fbpx

Os 7 erros mais comuns na hora de cuidar dos dentes!

 Em Cárie, Dia-a-dia, Público em geral

Algumas pequenas coisas podem mais atrapalhar do que ajudar na saúde bucal. Veja neste artigo os 7 erros mais comuns na hora de cuidar dos dentes!

Cuidar da higiene da boca é necessário para manter seu sorriso sempre bonito. Dentes saudáveis e bem cuidados geram aumento na autoestima, bem estar na hora de se alimentar, sorrir e falar em público.

Lembre-se, prevenir é sempre melhor e mais barato do que remediar. Cuide dos dentes como se fosse todos os dias ao dentista!

Cuidando corretamente dos dentes você evita:

  • Aparecimento de cáries;
  • Tártato e o acúmulo de biofilme dental;
  • Mau hálito;
  • Retração gengival;
  • Aparecimento de lesão de furca;
  • Endocardite bacteriana.

Veja os 7 erros mais comuns na hora de cuidar dos dentes

Por mais que a pessoa imagine cuidar dos dentes corretamente, muitas vezes pequenos erros podem prejudicar a saúde da boca. As dicas abaixo são simples e práticas para serem feitas durante o dia a dia.

Usar escova dura

As escovas duras podem causar pequenas lesões e retração na gengiva. A escova mais indicada é macia ou extra macia para higienizar sem ferir.

A escova também deve ter a cabeça pequena e o cabo anatômico. A cabeça pequena é perfeita para alcançar até os dentes posteriores. Já o cabo anatômico evita que a escova deslize na mão e gere um machucado na mucosa.

Escovar com muita força

A escovação deve ser delicada. Com os movimentos corretos não é necessário usar da força para limpar. Escovar com força pode causar retração gengival e até raiz exposta.

Escovar com muita frequência

É indicado que a pessoa escove os dentes duas ou três vezes ao dia, levando 10 minutos em cada higiene.

Usar a mesma escova por muito tempo

Por mais que você cuide bem da sua escova, as cerdas ficam úmidas e acumulam bactérias. Além do desalinhamento natural das cerdas que a escovação causa.

Escolher o creme dental errado

O creme dental ideal é menos abrasivo e sem lauril sulfato de sódio. O que evita a formação de úlceras gengivais e ressecamento oral.

Não escovar entre os dentes

40% da superfície dentária está nos espaços interdentais. A falta de escovação nos pequenos espaços pode causar cáries, acúmulo de tártaro e precisar até de extração.

Usar enxaguatório demais

Os antissépticos podem manchar os dentes pelas substâncias em sua composição. Eles devem ser usados apenas quando receitados pelo dentista.

Fazer bochechos com água ao invés de escovar

Na correria do dia a dia ou quando esquecemos a escova e pasta de dentes, fazer apenas um bochecho com água não é o mais indicado. O pH da água é ácido e atrapalha na qualidade da saliva.

Conhece alguém que comete alguns dos erros citados acima? Marque este amigo nos comentários e ajude-o a cuidar dos dentes corretamente!

Posts Recentes

Deixe um comentário