fbpx

Passo a passo de como fazer a higiene da prótese overdenture

 Em Implantes Dentários

Usa prótese overdenture e não sabe como fazer a higiene completa da boca? Aprenda o passo a passo neste artigo e cuide bem da sua saúde bucal!

A prótese overdenture é uma prótese  total removível fixada em dois ou quatro pinos de titânio, o que depende da quantidade de dentes implantados. De forma simples, é uma dentadura fixada por pinos, presos na mandíbula (dentes inferiores) ou maxila (dentes superiores). 

Este tipo de prótese oferece maior segurança que as dentaduras convencionais, já que a sua fixação é mais firme e proporciona melhor mastigação e mordida. Os pinos fazem a função de sustentar e prender a prótese, porém precisam de uma higiene meticulosa para manter a saúde da sua boca.

Falta de higiene pode causar 

O desleixo com a higiene diária pode causar a perda da prótese overdenture sem a possibilidade de ser recolocada, e além disso causa doenças como:

  • Gengivite;
  • Peri-implantite;
  • Abscessos dentários;
  • Placa bacteriana;
  • Cáries frequentes.

Passo a passo da higiene da prótese overdenture

A limpeza da boca de quem usa a prótese protocolo deve ser redobrada! Dentistas recomendam a escovação pelo menos 3 vezes por dia ou após cada refeição para manter o bom hálito, saúde bucal e a boca livre de bactérias nocivas. 

As escovas de dentes comuns devem ser substituídas por novas “ferramentas” que te ajudarão a limpar de forma mais completa, veja abaixo:

1º passo 

Para limpar os pinos que seguram a prótese, deve ser usado primeiro a escova Universal Care da TePe. Com cerdas em tufos e na horizontal, a escova facilita a higienização nas áreas de difícil acesso. A cabeça angulada se encaixa exatamente entre a prótese e a gengiva, podendo assim remover os restos de alimentos.

2º passo

Para limpar a parte da frente da prótese, a Implant Ortho é a escova ideal, já que se encaixa perfeitamente no espaço entre a gengiva e a prótese na parte da frente e deve ser usada como um complemento da escovação iniciada com a escova Universal Care.

Com apenas duas fileiras de cerdas, a escova Implant Ortho se limpa o pequeno espaço entre a gengiva e a prótese que acumula restos alimentares, o que pode causar tártaro e inflamações frequentes, que pode ter como consequência a perda óssea e até a necessidade de retirada dos implante.

3º passo

Com a linha gengival já bem limpa, é necessário também escovar os dentes. A Supreme

conta com cerdas em dois níveis para retirar os restos de alimentos das coroas.

A escovação com a Supreme deve ser feita primeiro com movimentos de varrer, com a escova posicionada a 45º do dente. Logo em seguida a pessoa deve realizar movimentos circulares na superfície para remover o biofilme dental.

4º passo 

Você sabia que o maior causador de mau hálito é a saburra lingual? O uso do raspador lingual da TePe após a escovação ajuda a remover o muco indesejado. Além disso por ter 3 arcos de raspagem, com uma passagem já cumpre sua função. Seu formato afilado ainda evita incômodos como o reflexo de vômito.

É muito comum o paciente sofrer com baixa auto estima quando se tem falhas nos dentes. Podem ser desencadeados também sentimentos negativos como vergonha, limitações estéticas (parar de sorrir em fotos, cobrir o rosto com as mãos), além dos problemas funcionais que a falta dos dentes causa. Tudo isso interfere diretamente na qualidade de vida e confiança dessas pessoas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude na conscientização da necessidade de realizar a higiene correta da prótese overdenture!

Posts Recentes

Deixe um comentário

 

UM PRESENTE
CRIATIVO E
SUSTENTÁVEL
TePe GOOD
VER PRODUTO
TePe GOOD com desconto
Compre sua escova sustentável e receba na sua casa!
Economizar e cuidar da natureza
Não me importo com a natureza