fbpx

Porque TePe GOOD? Entenda todos os processos!

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Conheça todos os processos de produção, uso e descarte da TePe GOOD, a escova sustentável feita a base de cana de açúcar e óleo de mamona!

A marca Sueca de escovas de dente TePe cria, desenvolve e exporta produtos de alta qualidade para mais de 100 países pelo mundo e está no processo de mudanças para se tornar mais sustentável. Localizada na cidade de Malmö, a empresa foi fundada em 1965 com o objetivo principal de trazer sorrisos saudáveis ​​e aumentar a conscientização sobre saúde bucal.

Como uma empresa que preza pela saúde e reconhece sua responsabilidade com o meio ambiente, a TePe decidiu mudar e fazer apostas mais sustentáveis. A escova de dentes TePe GOOD é o lançamento de 2019 que oferece qualidade e sustentabilidade em um só produto.

As soluções apresentadas pela marca conseguem manter o já conhecido alto padrão de qualidade junto à proposta de preservação do meio ambiente, visando não só a aparência sustentável, mas a real transformação gerada pelo produto

Vamos descrever tópico a tópico porque usar a TePe GOOD!

Empresa sustentável 

A marca Sueca de escovas de dente TePe cria, desenvolve e exporta produtos de alta qualidade para mais de 100 países pelo mundo e está no processo de mudanças para se tornar mais sustentável.

Com relatórios anuais, a marca consegue expor as mudanças já feitas, prestar contas à sociedade e apresentar soluções mais sustentáveis.

Como demonstrado nos relatórios de sustentabilidade da marca, todos os produtos são produzidos com pilares de Responsabilidade Social Corporativa e Responsabilidade com o Meio Ambiente. 

A TePe reconhece essas funções e por isso investe em treinamentos de funcionários, workshops, adequação das energias utilizadas em suas fábricas, uso de matéria prima sustentável, além de reduzir sua pegada de carbono ano após ano. 

Cerdas da TePe GOOD

Os filamentos são feitos com poliamida de biobase, significando que são 100%  de fontes renováveis, neste caso, óleo de mamona. 

Produzidas com alta tecnologia, as cerdas da TePe GOOD tem textura macia que são as mais indicadas pelos dentistas, e têm filamentos arredondados que conseguem remover com eficácia os restos alimentares e a placa bacteriana.

Cabo da escova

Com o design exclusivo TePe, a escova GOOD foi desenvolvida com base biológica de cana de açúcar. 

O resultado do processo de tratamento da matéria prima gera o polietileno (bioplástico), que além de sustentável, mantém a higiene necessária para uma escova de dentes, e o melhor: sem desperdícios, já que a cana é reaproveitada em diversos subprodutos.

Matéria prima 

É estimado que com apenas 1 cana de açúcar seja possível a produção de até 4 escovas de dente TePe GOOD, evitando o desperdício. Além disso, a cana atinge sua maturação em aproximadamente 1 ano (desde o plantio até a colheita) e preservando a natureza, já que não precisa de plantações enormes para sustentar a demanda. 

O bioplástico de cana de açúcar usado na escova TePe GOOD é produzido pela empresa Braskem, que certifica por meio de relatórios todos os pontos de produção, tanto humano, quando logístico. 

Este é o posicionamento deles sobre o tópico:  

“A relação da Braskem com a cadeia de fornecimento de etanol é pautada pelo Compra Responsável de Etanol, e atualizado em 2017 com o apoio da ProForest – consultoria de gestão de sustentabilidade especializada em recursos naturais situada na Inglaterra.

As práticas de responsabilidade socioambiental estabelecidas no Código visam o melhoramento contínuo na produção de cana-de-açúcar e etanol e, sobretudo, o cumprimento das Leis Brasileiras. Para isso, o código baseia-se nas boas práticas descritas no Pacto Global da ONU, no Protocolo Agroambiental do Estado de São Paulo, no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar no Brasil e no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar.

A Braskem conduz auditorias através de terceiros nos seus fornecedores para assegurar o cumprimento das práticas descritas no Código de Conduta e estabelecer conjuntamente planos de ação para correção de eventuais não conformidades.”

Fonte: http://plasticoverde.braskem.com.br/Portal/Principal/Arquivos/ModuloHTML/Documentos/1344/Catalogo-PE-VERDE-port_Feria_digital_simples.pdf

Embalagem da escova 

A embalagem da escova Tepe GOOD é feita com materiais de fácil reciclagem, sendo PET reciclado na parte da frente e papelão aprovado pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal) na parte de trás. 

Representação no Brasil 

No Brasil a Sueca TePe é representada pela FNL Comércio de Suprimentos LTDA, que segue os mesmos pilares de Responsabilidade com o Meio Ambiente. 

A FNL reconhece seu poder de impactar positivamente a sociedade e por isso adotou uma logística reversa de compensação ambiental, para reciclar corretamente o equivalente a 100% de todos os resíduos gerados. 

Em parceria com o Selo Eu Reciclo, a FNL estimula e garante que o equivalente a todos os resíduos gerados sejam reciclados ou tenham o descarte correto. 

Como uma distribuidora em escala nacional, a FNL vê esse movimento como um endosso a todas as políticas e crenças da mantenedora Sueca TePe. 

Fontes:

Relatório de Sustentabilidade 2017 (em Português): https://tepe.com.br/wp-content/uploads/2019/04/tepe_sustainability_report_2017trad.pdf

Relatório de Sustentabilidade 2018 (em Inglês): https://group.tepe.com/about-tepe/sustainability/

Entendeu porque a TePe GOOD é a escova ideal para sua saúde bucal e para a sustentabilidade? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude na conscientização! 

Posts Recentes

Deixe um comentário