Preste atenção na sua língua: ela pode indicar problemas escondidos em seu corpo
A língua é uma parte muito curiosa do corpo humano, tem diversas funções e é capaz de dizer muito sobre como anda a sua saúde.
Na Medicina Tradicional Chinesa, a língua é um dos quatro pontos a serem observados antes de dar um diagnóstico ao paciente. Esse órgão impressionante é composto fibras músculo-esqueléticas, o que faz com que possamos controlá-la. Além disso, a língua é vital para o início do processo digestivo, para o paladar e para desenvolver a fala e também.
Mas você sabia que a língua é capaz de indicar problemas escondidos em seu corpo? No artigo de hoje vamos te mostrar o que esse órgão pode dizer sobre a sua saúde!
Quais os aspectos devem ser observados na hora de avaliar a língua?
Para fazer uma boa avaliação, cinco aspectos devem ser observados, em todas as áreas da língua. O local onde a alteração se encontra e a abrangência são fundamentais para fazer o diagnóstico. Veja quais são esses aspectos:
- Cor: mais pálida ou avermelhada.
- Saburra: a camada que se forma sobre a língua.
- Textura: se possui fissuras ou machucados.
- Volume: se a língua é larga ou estreita.
- Veias sublinguais: são aquelas veias que podem ser observadas debaixo da língua.
Quais sinais observados na língua podem indicar problemas?
Quando a língua está com uma coloração pálida, pode ser um sinal de anemia decorrente da deficiência de ferro. Já quando o órgão está com uma coloração vermelho-escuro, o problema pode ser na circulação sanguínea, que não está funcionando corretamente. Além disso, pontos de cor roxa na língua podem indicar a presença de algum tumor no corpo.
Quando a língua está bem larga, podendo até ter marcas de dentes nas suas beiradas, o diagnóstico está relacionado a doenças imunológicas ou problemas no sangue. Já uma língua muito fina aponta para o que denominamos “hiperfunção do organismo”, o que significa, provavelmente, que um ou mais órgãos estão sobrecarregados.
Algumas doenças da língua e o que podem indicar
Glossodinia
É caracterizada pela sensação de ardência ou queimação na língua. O quadro geralmente está associado com reação alérgica ou o consumo de substâncias irritantes, como medicamentos diuréticos, álcool e tabaco. Também está relacionada ao diabetes e a perturbações emocionais.
Glossite
É uma inflamação na língua caracterizada por inchaço, perda das papilas filiformes e uma coloração avermelhada. Não costuma ser dolorosa, mas pode vir acompanhada da glossodinia. Geralmente está relacionada a alguma deficiência nutricional, reação a fármacos e desidratação.
Alguns problemas que podem ser identificados pelas características da língua
- Língua avermelhada, com fissuras e pouco revestimento: esses aspectos podem estar relacionados a problemas digestivos, bronquite, nefrite, desnutrição ou insuficiência renal.
- Língua arroxeada, com revestimento branco e pegajoso: aspectos relacionados a doenças endócrinas e a Síndrome de Cushing.
- Língua de cor vermelho-claro, com revestimento amarelado na parte direita: aspectos relacionados a anemia, deficiência na circulação e deficiência na vesícula biliar.
- Língua de cor roxo-escuro, com manchas hemorrágicas, revestimento branco úmido e espesso: aspectos relacionados a deficiência no baço e síndrome depressiva.
- Língua de cor vermelho-claro, ondulações nas bordas e revestimento branco, fino e escorregadio: aspectos comuns em pacientes que respiram pela boca, mas também podem estar relacionados a deficiência respiratória e doenças alérgicas.
Com uma simples observação da língua já dá para ficar atento a alguns possíveis problemas de saúde. Mas lembre-se: não saia se automedicando em caso de constatar alguma alteração na sua língua. Procure um médico, pois somente ele saberá dar um diagnóstico mais preciso e confiável, além de indicar o melhor tratamento.
Ficou surpreso de quão importante a língua é para a sua saúde? Deixe seu comentário sobre o assunto!
Tenho várias pigmentações roxa na língua desde criança e já fiz check up geral e não tenho problema algum de saúde, já fui em dentistas que também disseram não ser nada.
Minha língua tem manchas roxas que eu pensei que fossem queimaduras mas que já têm muito tempo. Isso é normal?
Oi, Jéssica. Tudo bem? Este sintoma apareceu na sua língua recentemente ou é algo natural dela? Neste tipo de situação o ideal é buscar ajuda de um profissional.
É normal minha língua ser roxa na parte debaixo?
Oi, Miriele. Um médico poderá analisar melhor a sua língua e informar sobre as possíveis causas deste sintoma.
Oi tenho ardência na língua sofro muito q eu Fasso q seria bom
Oi, Irene. É necessário que se entenda o que está lhe causando esta ardência na língua. Faça uma consulta médica. Torcemos por sua melhora.
Bom dia apareceu uma manchinha roxa no lado esquerdo da minha língua. O que pode ser?
Oi, Laudrina. A manchinha roxa pode ter relações diversas. A senhora já se consultou a um médico ou um dentista?