Previna cáries no seu bebê em 4 passos
Você sabia que bebês também ficam expostos a problemas bucais? Entenda neste artigo e previna cáries no seu bebê em 4 passos!
Sim, mamãe, e sim, papai: assim que o primeiro sinal de arcada dentária em formação desponta na gengiva do seu bebê, há um contato dele com o meio externo e, portanto, com as bactérias, que produzem ácidos e levam à formação de pequenos orifícios nos dentes da criança. Por isso, desde que os primeiros dentinhos aparecem na boca dos seus pequenos, eles já têm riscos de ter cáries.
A boa notícia é que é possível evitar o problema! Acompanhe-nos e confira como prevenir os incômodos furinhos na dentição do seu neném:
Evite o açúcar
Essa já é a recomendação dos pediatras quando o assunto é a nutrição dos pequenos, e quando a pauta é o sorriso deles, ela deve ser repetida. A justificativa está no fato de que o açúcar é matéria-prima para a bactéria da cárie produzir o ácido que corrói a superfície dental. Por esse motivo, quando os dentinhos do seu bebê começarem a surgir, aposte em leite, chá e mesmo suco sem açúcar para encher suas mamadeiras.
Se seu bebê já está habituado a bebidas adocicadas, não se preocupe: não é preciso submetê-lo à tortura de cortar o costume de uma vez. Logo após a criança ingerir algum desses líquidos, caso ainda não tenha dentinhos, utilize uma gaze molhada com soro fisiológico ou mesmo água para limpar as gengivas. Se eles já existem, a regra é sempre apostar na escovação cuidadosa.
Cuidado ao amamentar
A amamentação faz uma diferença tremenda na saúde do seu bebê, mas junto com esse pacote de benefícios, vem o risco de cáries caso uma higiene bucal correta não seja feita. Em cada mamada, resquícios de leite acabam ficando na boca da criança e garantindo a festa das bactérias, principalmente à noite, quando muitos bebês são amamentados e vão direto para o berço dormir.
Para solucionar esse problema, depois de cada mamada, ofereça um pouquinho de água ao pequeno. E continua valendo, claro, a regra da gaze úmida ou da escovinha (dependendo da idade e da evolução da arcada dentária do seu filho).
Incentive a higiene com autonomia
Você começou os rituais de higiene bucal do bebê logo nos primeiros dias de vida e hoje já o vê com autonomia até pra guiar a colherzinha à boca na hora de comer? Então já pode dar um pouco mais de liberdade ao baixinho na hora de escovar os dentes.
Escolha uma escova infantil colorida para chamar a atenção do pequeno, tornando o momento da escovação muito mais divertido. Aliás, vale ser criativo, contar histórias, usar brinquedos e ensinar os movimentos da escova de forma bem didática. Uma boa dica é comparar o processo, por exemplo, a um trenzinho que segue determinado destino ou a uma vassourinha que vai fazer a limpeza de várias mini-casas.
Atenção ao dentifrício infantil
No supermercado ou na farmácia sempre vai haver uma parte da prateleira dedicada a pastas de dentes infantis quase irresistíveis. As embalagens têm formatos que lembram brinquedos e personagens dos desenhos e o sabor pode ser até de chantilly, mas fique de olho: a grande questão não é ingerir o produto, mas fazer a escovação sem o incômodo e a ardência que as pastas comuns para adultos podem causar.
Observe se seu pequeno está mesmo escovando os dentinhos ou apenas sugando ou mordendo a escova, o que também acaba sendo muito atrativo para eles. Se sim, oriente-o sobre a forma correta de proceder, caso contrário, a escovação não fará efeito.
E então, papai e mamãe: prontos para combater as cáries do seu bebê? Esperamos que sim! Se houver alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários e não deixe de conferir também nosso post com seis cuidados para garantir a higiene bucal do seu baixinho.
Ótimo essas orientações para os pais!!ameii
Olá Vívia, ficamos felizes que tenha gostado. Quer saber mais sobre algum tema de saúde bucal, deixe aqui sua sugestão.
Grande abraço! 🙂