fbpx

PRÓTESES DENTÁRIAS NÃO SABE O QUE É? CONHEÇA OS TIPOS E COMO CUIDAR 

 Em Implantes Dentários

Você sabe o que é uma prótese dentária? 

As próteses dentárias tem com objetivo recuperar e/ou melhorar a mastigação, a fonética e a estética de pessoas que por algum motivo perderam um ou mais dentes.

A perda de dentes pode ter um grande impacto nas condições de saúde bucal de um indivíduo, assim como na sua qualidade de vida nos aspectos funcionais, sociais e psicológicos. 

Assim, nesse artigo vamos entender o que são as próteses dentárias, quais os tipos, como cuidar  e quando usá-las.

O QUE SÃO AS PRÓTESES DENTÁRIAS?

As próteses dentárias são tratamento planejando pelo Protesista – que é o dentista especialista em próteses.

As próteses dentárias podem ser definidas como estruturas metálicas ou não, utilizadas com o objetivo de restaurar o sorriso por meio da substituição ou reparação de um ou mais dentes perdidos, ausentes ou com grande perda.

Essas estruturas ficam responsáveis em restaurar a aparência natural e a função dos dentes, gengivas e devolver ou melhorar a estética do sorriso.

POR QUE AS PRÓTESES INFLUENCIAM SEU SISTEMA DIGESTIVO?

O tratamento com próteses dentárias envolve mais do que apenas a boca e os dentes. Envolve sua saúde geral agindo de forma positiva na sua mastigação, deglutição, fonética e estética.

Na mastigação com o uso de prótese reduz de maneira eficaz a carga sobre o sistema digestivo. Pois proporciona ao indivíduo uma função mastigatória eficaz triturando melhor os alimentos.

Quais são os diferentes tipos de próteses dentárias?

Temos uma variedade de próteses dentárias e a escolha depende da necessidade e do grau de complexidade de cada caso. Essas condições podem ser relacionada com a quantidade de perdas dentárias, além da condição gerais da boca do paciente.

Assim, as próteses podem ser classificadas em:

  • Prótese fixa

Como seu nome é sugerido é uma prótese presa ou próprio dente ou a dentes vizinhos. As próteses fixas se classificam em pontes e coroas. Sendo que cada uma é indicada para casos específicos.

  • Pontes

As pontes são indicadas quando há uma necessidade de preencher espaços com ausência de dente. Para sua instalação existe a presença de dentes vizinhos saudáveis que servirão como suporte.

As pontes estão caindo em desuso, pois além de exigir um desgaste nos dentes vizinhos, os implantes têm se mostrado tratamento mais eficientes.

  • Coroas

As coroas são dentes protéticos que podem restaurar a aparência natural, a forma e a função de um dente que teve uma grande perda de estrutura. Elas são cimentadas nos dentes e não são removíveis, porém permitem uma fácil higienização.

  • Próteses removíveis

Como o próprio nome indica, ele pode ser removido quantas vezes for necessário. Esses tipos de dispositivos são feitos para pessoas que não possuem osso maxilar suficiente para poder inserir implantes dentários ou mesmo por razões econômicas.

Existem dois tipos de próteses removíveis:

  • Próteses Removíveis Parciais – PPR

As próteses parcialmente removíveis – PPR, são formadas por grampos e conectores que firmam a prótese na boca.

As PPRs são constituídas por uma estrutura metálica que se prende aos dentes remanescentes e saudáveis, substituindo daqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala.

Porém, tem com desvantagem estética os grampos e conectores metálicos visíveis, podendo incomodar algumas pessoas.

  •  Prótese Total – PT

As próteses totais são feita de resina acrílica e contém não apenas os dentes mais toda uma gengiva artificial.

A prótese removível é também conhecida como dentadura. Ela substitui, geralmente, a ausência de todos os dentes. Podendo ser retirada sempre que necessário como antes de dormir e para sua limpeza diária

  • Próteses sobre implantes

Os implantes dentários são suportes para as próteses sobre implantes que é uma opção para substituir dentes perdidos, capazes de se integrar ao ponto de viver de maneira saudável e totalmente natural com o restante dos tecidos da boca.

Os implantes são feitos de titânio quimicamente puro e atuam como substitutos das raízes dentárias, uma vez que, depois de instalados no osso da mandíbula ou da maxila, servem para apoiar a coroa ou a prótese dentária.

COMO CUIDAR DA SUA PRÓTESE DENTÁRIA

Um dos principais cuidados que uma prótese dentária exige é o check-up regular com o dentista. Além desse devemos ficar atentos as seguintes considerações:

  • Após as refeições remova a prótese e lave-a com água corrente para remoção do resto de comida e escove a prótese com uma escova adequada com água e sabão para não formar placas bacterianas. 

A Tepe tem uma linha especial para você higienizar sua prótese é a linha DENTURE, ela é indicação para limpeza de prótese total (dentadura) e próteses removíveis. Com cerdas regulares, essa escova tem longos e potentes filamentos asseguram eficiência na limpeza de próteses totais ou parciais removíveis.

  • Faça sua higienização bucal normalmente, com o uso de creme dental e fio dental e sem a prótese na boca;
  • Retire a prótese antes de dormir e coloque em uma solução de limpeza ou com água filtrada;
  • Ao acordar é importante realizar a higienização bucal e lavar a prótese com água corrente, antes de colocá-la na boca;
  • Próteses fixas, a higienização bucal deve ser realizada normalmente e é recomendado ter atenção quanto ao uso de fio dental;

Pensando em eficiência a TePe Brasil criou um linha de escovas interdentais ideal para limpeza entre os dentes, aparelho ortodôntico, e principalmente, coroas dentária e ponte fixa. As interdentais TePe possuem como principais características cerdas macias, uma ótima empunhadura, cabo alongável e pode durar entre 7 a 10 usos,

COMO FAZER A HIGIENIZAÇÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS

Assim, como os nossos dentes que precisam de uma boa higiene oral os implantes necessitam dos mesmos cuidados.

A prótese sobre implantes denominada híbrida. Ela é acoplada aos implantes através de conectores ou pilares. A base da prótese deve estar sempre limpa, no sentido de preservar a qualidade do tratamento e dos tecidos adjacentes.

A TePe Brasil disponibiliza uma linha incrível que vai ajudar a manter uma higiene impecável da sua prótese sobre implante. Podemos destacar a escova Implante Ortho  que possui um  design com duas fileiras permite uma limpeza eficiente em torno de implantes. 

Juntamente, como a Implante ortho, podemos fazer uso da  UNIVERSAL CARE desenvolvida para chegar a lugares pequenos, tendo como principais características um design exclusivo, cerdas afiladas, um pescoço angulado para facilitar a escovação, uma cabeça pequena e em formato oval e por fim, ela consegue escova facilmente entre a gengiva e a prótese.

A higiene, após um tratamento com implantes assegura o sucesso da sua reabilitação oral.

No vídeo abaixo a TePe Brasil tem dicas incríveis para uma boa higienização da sua prótese sobre implante:

CONSULTAS REGULARES COM O DENTISTA

Tanto a adaptação do paciente às próteses quanto o treinamento para uso e limpeza são essenciais, e os dentistas desempenham papel fundamental nelas. As visitas regulares ao dentista são essenciais para o acompanhamento do tratamento e para identificar qualquer necessidade de ajuste na peça.

 Portanto, consultar um profissional a cada 6 meses é primordial para evitar consequências desagradáveis. 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário