fbpx

Qual é a diferença na composição do creme dental infantil?

 Em Sem categoria

O cuidado com a saúde bucal é importantíssimo ao longo de toda a vida e, para que possamos desenvolver o hábito de cuidar dela como ela merece, a atenção deve começar ainda na infância.

Nesse sentido, é fundamental entender os cuidados especiais que o tratamento e a saúde bucais requerem para as crianças. O creme dental infantil, por exemplo, apresenta características desenvolvidas especialmente para os pequenos, que são imprescindíveis para o cuidado com os dentes de leite.

E quais são essas qualidades? E por que as diferenças entre o creme dental infantil e adulto são tão significativas? Continue a leitura, descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto e garanta o melhor cuidado possível para seus pequenos pacientes!

Ausência de flúor

O flúor é importante para os cuidados bucais dos adultos. Entretanto, para as crianças, a situação é bem diferente! Por isso, os cremes dentais infantis não contêm flúor.

O problema da substância é que, quando consumida em excesso, ela pode ser nociva à formação da dentição permanente. Isso acontece porque o flúor “rouba” minerais dos dentes e, dessa forma, os permanentes correm o risco de nascer já com manchas brancas ou escuras, ou até mesmo apresentando corrosão.

Essa condição é chamada de fluorose. Ela pode surgir pelo fato de que, antes dos 4 anos, as crianças têm pouco ou nenhum controle sobre o processo de bochechar após a escovação e, assim, costumam ingerir pelo menos um pouco de creme dental a cada vez que escovam os dentes.

Se os pequenos usarem um creme dental com flúor, engolir tal quantidade da substância ao longo dos anos poderia trazer graves danos para seus futuros dentes permanentes.

Com até 4 anos de idade, as crianças devem usar creme dental sem flúor. Entre os 4 e os 6 anos, quando elas conseguem bochechar sem problema algum, o creme dental mesmo assim deve conter uma quantidade reduzida de flúor.

Gosto agradável para o paladar infantil

Remédios, vacinas e…creme dental! Na infância, muitas coisas que as crianças devem consumir para manter a saúde precisam ser disfarçadas com um gosto agradável. Afinal, o simples fato de algo ser obrigatório já deixa os pequenos na defensiva e, juntando isso a um sabor forte, a situação fica ainda mais complicada.

A escovação se torna muito mais divertida e agradável para a criança quando ela utiliza um creme dental infantil, que contêm gostinhos deliciosos pensados especialmente para ela — tutti-frutti, morango, uva —, quem não se lembra do sabor especial dos cremes dentais que utilizávamos na infância?

Grau de abrasividade

Cremes dentais contêm uma substância chamada abrasivo, responsável por fazer uma microabrasão no esmalte dos dentes e, assim, conquistar uma limpeza e um polimento dental mais poderosos.

Por um lado o abrasivo limpa mais profundamente e deixa os dentes mais brancos. Por outro lado, cremes dentais com alto grau de abrasividade fazem com que a superfície do esmalte passe a apresentar rugosidades e riscos. A longo prazo, isso aumenta a retenção da pigmentação dos alimentos, ou seja, faz com que os dentes fiquem mais sujos.

Se o abrasivo pode ser bastante prejudicial para os adultos, as crianças devem ficar o mais longe dele quanto possível. Para tanto, cremes dentais infantis apresentam um grau de abrasividade baixíssimo. Os dentes de leite não estão preparados para lidar com altos graus de abrasividade, algo muito agressivo para os pacientes na infância.

Para atender os pequenos da melhor maneira possível e garantir a saúde bucal na infância, é fundamental utilizar um creme dental infantil de qualidade e produzido por uma empresa com credibilidade e reconhecimento no mercado. Dessa maneira, você garante que todas as características essenciais do produto estarão presentes.

Quer conhecer as melhores opções para seus pacientes? Então, entre em contato com a gente e descubra o que podemos fazer por você e seu consultório!

Posts Recentes

Deixe um comentário