Muitas dúvidas ficam entorno do aparelho de contenção nos dentes. Entenda neste artigo qual é a função dele e quando deve ser usado!

A movimentação dos dentes para deixá-los alinhados com o uso do aparelho pode durar meses e até anos, porém de nada terá adiantado se o pós tratamento não for feito da forma correta.  Sem o uso da contenção dentária, os dentes podem se desalinhar novamente, o que é chamado de movimento recidivo.

Os tratamentos dentários com uso de aparelho são divididos em duas partes: o tratamento ativo e a fase de contenção que deve vir logo em seguida. A fase de contenção é feita para manter a posição dos dentes que foi alcançada com o uso do aparelho.

O aparelho fixo ou móvel pode ser indicado para ajustar dentes nas seguintes condições:

Quando o aparelho de contenção deve ser usado?

O aparelho de contenção deve ser usado em todos os casos de pessoas que realizam tratamentos ortodônticos de alinhamento.

A estrutura indicada pode ser fixa, colada na parte de trás dos dentes; removível, como um aparelho móvel ou mesclar os dois, sendo um tipo na parte de cima e o outro na parte de baixo. A escolha pode ser pela estética ou pelo problema que está sendo tratado.

A maioria dos dentistas costumam indicar o uso do aparelho móvel em tempo integral durante 1 anos e mais 1 ano de uso noturno. Durante o primeiro ano, o paciente deve retirar o aparelho apenas para se exercitar e para se alimentar.

Qualquer tipo de contenção necessita da higiene meticulosa e frequente. Continue lendo e aprenda a limpar da forma correta!

A higiene dos dentes com aparelho de contenção móvel e contenção fixa são feitas de formas diferentes mas com o mesmo objetivo: remover a placa bacteriana, prevenir cáries, aparecimento de tártaro e inflamações na gengiva.

Higiene bucal com contenção móvel

Em casos que o paciente faz uso da estrutura móvel a higiene deve ser feita em dois passos, limpeza dos dentes e limpeza do aparelho. Pode ser usada a mesma escova para a escovação de ambos, desde que suas cerdas sejam macias.

Higiene bucal com contenção fixa

A limpeza da boca quando o paciente faz uso da estrutura fixa deve ser mais cuidadosa. A estrutura de metal que fica presa ao dente tende a acumular muito biofilme e gerar tártaro.

Deve ser usada uma escova de cerdas macias para a escovação dos dentes e depois uma escova específica para higienizar bem a contenção. A escova Implant Care da TePe tem o ângulo necessário para alcançar e limpar a estrutura.

Conhece alguém que usa aparelho? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *