Raio-x em crianças e segurança

 Em Para seus filhos

Os raios-x são usados ​​na odontologia pediátrica por vários motivos e são considerados ferramentas de diagnóstico valiosas. A radiografia é o tipo de processo de imagem médica usada na odontologia para diagnosticar possíveis males e doenças nos dentes.

Ao respeitar as medidas de precaução corretas, a radiografia dentária pediátrica possui um risco muito baixo de causar efeitos negativos para a saúde. Há várias razões pelas quais os benefícios das radiografias dentárias são maiores e mais importantes que os riscos.

POR QUE OS RAIOS-X DENTAIS SÃO IMPORTANTES?

Os dentistas pediátricos utilizam rotineiramente a radiografia dental para fins diagnósticos e preventivos. Os raios-x são necessários para encontrar certas decomposições dentárias ou doenças que não podem ser vistas no exame visual.

As radiografias dentárias ajudam o dentista pediátrico de diversas maneiras:

  • Verificar a quantidade de espaço na boca disponível para dentes permanentes que ainda não entraram em erupção;
  • Determinar se os dentes primários estão sendo perdidos rápido o suficiente para que os dentes permanentes cresçam corretamente;
  • Conferir se todos os dentes adultos estão presentes abaixo da linha da gengiva, se existem dentes extras, ou se há alguma falta antes dos dentes começarem a nascer;
  • Prever aproximadamente quando os dentes do siso irão nascer e se serão impactados ou incapazes de aparecer devido a problemas como a inibição da estrutura óssea ou outros dentes;
  • Ajudar os dentistas pediátricos a poderem especificar tratamentos odontológicos antecipados que possam ser necessários para uma criança.

QUANTAS VEZES AS CRIANÇAS PRECISAM FAZER RAIOS-X DENTAIS?

As radiografias dentais não são tomadas em cada check-up. Isso dependerá do caso e das circunstâncias individuais de cada criança. O dentista pediátrico irá prescrever radiografias dentárias conforme necessário para cada criança. Por razões de segurança, no entanto, a radiografia digital é usada minimamente para obter uma grande quantidade de informações diagnósticas e preventivas durante os anos de crescimento e desenvolvimento.

Crianças com um risco mais elevado do que o normal para a cárie dental podem precisar de raios-x com mais frequência, conforme sugerido pelo dentista pediátrico, para acompanhar as variações na condição e saúde dos dentes. Para crianças consideradas com baixo a normal risco de cárie dentária, o dentista pode recomendar um conjunto de raios-x dentários a serem tomados a cada um ou dois anos.

QUÃO SEGURA É A RADIOGRAFIA DENTAL PARA CRIANÇAS?

As radiografias dentárias são consideradas muito seguras e de baixo risco para crianças. A radiografia digital, a forma mais nova e segura de radiografia, é o único método pelo qual se registram imagens da boca de uma criança. A radiografia digital gera apenas a quantidade mínima de radiação necessária para gravar uma imagem.

Além disso, o dentista pediátrico empregará várias medidas de segurança para garantir que a criança não sofra nenhum dano excessivo aos tecidos ou células corporais devido ao processo de raio-x. Um colete / avental de chumbo será colocado sobre a criança para evitar que o corpo se submeta a qualquer exposição estranha.

Os avanços tecnológicos permitem que o dentista separe apenas certas seções da boca para serem radiografadas individualmente, enquanto o resto da boca e cabeça ficam protegidos da exposição. O dentista usará proteções especiais para cobrir as partes do rosto que não precisam de raio-x.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a radiografia digital e a segurança de raios-x para o seu filho, certifique-se de pedir ao dentista pediátrico que explique os processos de raios-x, procedimentos, medidas de precaução e uso de máquinas.

Posts Recentes

Deixe um comentário