Ronco e apneia? Seu dentista pode ajudar!
Entenda como ganhar qualidade de vida durante o tratamento de apneia e os cuidados para manter sua saúde bucal usando aparelho intraoral.
Atualmente existe uma especialidade na odontologia chamada odontologia do sono. Esta é a especialidade do profissional capacitado para tratar alguns distúrbios do sono, como a apneia e o ronco, por exemplo.
A apneia é a ocorrência repetida de pelo menos cinco episódios de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores a cada hora de sono.
Os transtornos causados pela apnéia vai além do que imaginamos, podendo provocar vários sintomas como por exemplo:
- Ganho de peso;
- Irritabilidade;
- Cansaço e dor de cabeça ao acordar;
(mesmo tendo dormido como habitualmente) - Insônia;
- Sonolência durante o dia;
- Alterações cognitivas;
- Depressão;
- Complicações vasculares;
- Problemas bucais.
Todas estas complicações surgem porque apesar do paciente dormir a quantidade de horas suficiente, a obstrução das vias aéreas não permite que o corpo descanse o suficiente para ter uma rotina normal.
A apneia acomete 2% das mulheres e 4% dos homens e é mais comum em pessoas que estão acima do peso.
O ronco, quase sempre, é um sinal de que você tem apneia, contudo há casos em que não é sintoma de nenhum distúrbio do sono. Na dúvida é melhor consultar um profissional caso você esteja roncando constantemente.
Outro sintoma que muitas vezes engana é que por ser um distúrbio do sono, no senso comum, podemos pensar que a apneia geraria dificuldade para dormir, quando na verdade as pessoas que sofrem de apneia dormem muito facilmente.
O que acontece é que depois de dormir a obstrução nas vias aéreas fazem com que a noite de sono não tenha qualidade e na manhã seguinte a pessoa amanhece cansada.
O papel do dentista no tratamento de apneia e ronco
Os problemas bucais que podem aparecer com a apneia e com o ronco são:
- Cáries;
- Placas bacterianas;
- Tártaro.
Estes problemas acontecem porque as mucosas orais ressecam em pessoas que sofrem com apneia, somente isto já seria motivo para você procurar um dentista.
A função do odontologista do sono não é somente o da sua saúde bucal, este profissional é capaz de diagnosticar e também realizar o tratamento dos distúrbios do sono.
Normalmente nestes tratamentos são usados aparelhos intraorais. Estes fazem com que a mandíbula avance para frente melhorando a respiração do paciente enquanto ele dorme.
Em casos mais graves, estes aparelhos são usados em concomitância com aparelhos externos, que também objetivam melhorar a respiração do paciente durante o sono.
O uso de aparelhos intraorais exigem alguns cuidados
Quem faz uso do aparelho intraoral tem que ter alguns cuidados extras com a saúde bucal devido ao uso do aparelho, isto para que a solução de um problema não crie outro transtorno.
Estes cuidados não são complexos e tampouco incômodos. A escovação e os cuidados com a saúde bucal em geral são bem simples e o uso do aparelho intraoral não dificulta esta tarefa.
Uma correta escovação será realizada dente a dente e também deve englobar a escovação interdental, que é a escovação entre os dentes, em áreas que nem com o fio dental conseguimos chegar.
Estas áreas da boca são aquelas pequenas curvas internas dos dentes em que o fio dental não limpa e as escovas interdentais, devido ao seu formato, conseguem limpar com facilidade.
Juntando estes cuidados com a sua saúde e os benefícios que o tratamento da apneia apresenta, sua qualidade de vida melhorara muito.
Qualidade de vida
A apneia, de nome científico SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), pode gerar muitos incômodos, sintomas e nos casos mais graves, até a morte, mas a boa notícia é que tem tratamento tanto para a apneia quanto para os problemas que ela pode trazer para você.
Conhece alguém que sofre com estes distúrbios do sono? Envie esse artigo para ela e ajude-a a ter uma vida melhor!