fbpx

Sabe como se prevenir de doenças bucais? Leia aqui!

 Em Gengiva, Público em geral

Prevenir-se de doenças bucais é muito importante, já que elas acabam afetando pessoas de qualquer faixa etária e geram muitos desconfortos.

A boa notícia é que a manutenção da  saúde bucal é uma melhor forma de cuidar da sua saúde bucal e prevenir dores, transtornos e gastos desnecessários no futuro.

Esse artigo tem o intuito de mostrar um pouco mais sobre como realizar essa prevenção e manter a sua saúde oral sempre em dia.

Vamos lá!

Doenças bucais comuns

Tártaro

Tártaro ou cálculo dental surge quando não há a remoção indicada da placa bacteriana, sendo então uma forma de calcificação sobre o dente.

Isso porque os restos de alimentos acabam por endurecer quando entram em contato com os minerais presentes na saliva (entre outras reações químicas mais), ficando então fortemente aderidas aos dentes.

Para prevenir o surgimento do tártaro, que contém bactérias e pode ocasionar quadros muito graves de outras doenças bucais e da saúde em geral, é necessário realizar a escovação correta dos dentes e usar fuma boa escova interdental.

As pessoas que possuem problemas ou dificuldades de usar o fio dental convencional, recomenda-se o uso do mini flosser, que nada mais é que um fio dental preso em uma aste.

Gengivite

A inflamação na gengiva, conhecida como gengivite, é ocasionada pela presença de bactérias que se instalam nas bordas da gengiva justamente por conta da má higiene bucal.

As bactérias são responsáveis pela liberação de ácidos (quando elas alimentam-se dos restos de comida nos dentes) que levam a uma resposta inflamatória grave.

Por isso é essencial escovar os dentes sempre depois de cada refeição realizada e também utilizar o fio dental não só no espaço entre os dentes, mas até a borda da gengiva.

Placa bacteriana

A placa bacteriana, apesar de não ser de fato uma doença bucal, é a causa principal da maior parte dos problemas ou doenças que acometem a boca.

As placas bacterianas são formadas pelo acúmulo de restos de comida, que levam à formação de uma espécie de biofilme no esmalte do dente.

Essas placas servem como alimentos para as bactérias presentes na boca, o que acaba desencadeando diversos outros problemas a sua saúde.

Para prevenir a placa bacteriana é muito simples, bastando realizar a escovação com uma boa escova de dentes, usar fio dental e não esquecer da escova interdental.

Também é indicado evitar o consumo de alimentos que são favoráveis ao surgimento dessas placas, com o açúcar e outros tipos de carboidratos simples.

Principais formas de prevenir doenças bucais

Anteriormente, mostramos a você algumas das principais doenças bucais que podem acometer aquelas pessoas que não cuidam corretamente da saúde bucal.

Agora, vamos aprofundar mais nas formas de prevenir as doenças da boca, como a periodontite e a gengivite.

Escovar os dentes corretamente

A maior parte das doenças bucais poderia ser facilmente evitada se as pessoas fizessem a escovação dos dentes da forma correta e na frequência diária indicada.

É preciso escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, o que infelizmente nem todos fazem.

O mais recomendado, entretanto, é que se faça a escovação dos dentes sempre após cada refeição, o que evita o acúmulo de restos de alimentos.

Isso impede a formação do biofilme dentário.

Utilizar o fio dental

Muitas pessoas, apesar de escovarem os dentes com uma certa regularidade, não utilizam o fio dental, o que é um grande problema para a correta higienização bucal.

Há algumas partes da boca que não podem ser alcançadas com a escova de dente, mas apenas com o fio dental.

Sendo assim, é preciso utilizá-lo pelo menos uma vez ao dia, aliado com a o uso da escova de dentes.

Além disso, engana-se quem acredita que só o fio dental resolve tudo. Há alguns espaços entre os dentes que somente a escova interdental alcança.

 

Escovas interdentais

As escovas interdentais são extremamente indicadas para qualquer pessoa. Não apenas para quem usa aparelho ou prótese.

Com elas é possível alcançar locais, como no espaço entre os dentes, que a escova tradicional e o fio dental não são capazes de limpar, permitindo assim uma limpeza mais eficaz e uma boa saudável.

Conclusão

Como você viu, as doenças bucais podem ser facilmente prevenidas se for feita a correta higienização da boca, o que muitas pessoas ainda não colocam em prática.

Neste texto, mostramos a você algumas das doenças mais comuns de surgirem na boca e as formas como elas podem ser prevenidas, com a simples escovação dos dentes, uso do fio dental e interdental.

Gostou do artigo de hoje sobre como prevenir as doenças bucais?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Posts Recentes

Deixe um comentário