Saiba Quais São As Principais Causas Do Câncer De Boca E Aprenda A Se Prevenir

O câncer de boca tem se destacado entre os tumores, devido à sua alta taxa de incidência e mortalidade. Além de estar geralmente associado a um diagnóstico tardio, constituindo um problema relevante de saúde pública, particularmente, nos países em desenvolvimento.

A incidência desses tipos de câncer no Brasil é uma das mais altas do mundo. Por isso, é importante entender o que é o câncer de boca, suas principais causas, sinais e sintomas e seu tratamento.

O QUE É O CÂNCER DE BOCA? 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

A doença é mais comum em pessoas brancas e do sexo masculino, principalmente, homens acima dos 40 anos. Os homens têm duas vezes mais chances de contrair câncer bucal do que as mulheres.

 A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, e de 15.190, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres.

QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE BOCA?

Os principais sinais que devem ser observados são:

  •         lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  •         manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochecha;
  •         nódulos no pescoço;
  •         rouquidão persistente;

Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:

  •         Dificuldade de mastigação e de engolir
  •         Dificuldade na fala
  •         Sensação de que há algo preso na garganta
  •         Dificuldade para movimentar a língua.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DO CÂNCER DE BOCA?

Um dos maiores causadores de câncer bucal é o uso de tabaco. Isso inclui fumar cigarros, charutos e cachimbos, além de mascar tabaco. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.

As pessoas que consomem grandes quantidades de álcool e tabaco correm um risco ainda maior, especialmente quando os dois produtos são usados ​​regularmente.

Outros fatores de risco incluem:

  •         Infecção por papilomavírus humano (HPV)
  •         Consumo regular de bebidas alcoólicas.
  •         Exposição ao sol sem proteção (câncer de lábios).
  •         Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
  •         Histórico familiar de câncer bucal;
  •         Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras.

O QUE POSSO FAZER PARA PREVENIR O CÂNCER BUCAL?

Para prevenir o câncer bucal:

  1.   Não fume ou use produtos de tabaco;
  2.   Evite o uso álcool;
  3.   Tenha uma dieta bem equilibrada;
  4.   Limite sua exposição ao sol. A exposição repetida aumenta o risco de câncer no lábio, especialmente no lábio inferior;
  5.   Manter boa higiene bucal;
  6.   Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;

DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA E O AUTOEXAME

  •         Realize um auto exame pelo menos uma vez por mês:

Usando uma boa luz e um espelho, olhe e sinta os lábios e a frente das gengivas. Incline a cabeça para trás e olhe e sinta o céu da boca.  Analise o interior da boca, o revestimento das bochechas e as gengivas traseiras. Puxe a língua para fora e observe todas as superfícies.

Procure nódulos ou linfonodos aumentados nos dois lados do pescoço e sob a mandíbula. Diante de algum nódulo ou lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um médico ou dentista para a realização do exame completo da boca.

  •         Consulte seu dentista regularmente

A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. A detecção precoce pode aumentar a chance de sucesso do tratamento.

Mesmo que você esteja realizando autoexames frequentes, às vezes pontos ou feridas perigosas na boca podem ser muito pequenos e difíceis de ver por conta própria. Durante sua próxima consulta odontológica, peça ao seu dentista para realizar um exame oral.

COMO O CÂNCER BUCAL É TRATADO?

O tratamento para o câncer de boca varia de acordo com o tipo, localização e estágio do câncer no momento do diagnóstico. Para isso o cirurgião de Cabeça e Pescoço vai avaliar o estágio da doença.

Na grande maioria das vezes é cirúrgico, tanto para lesões menores, como para tumores maiores. Sendo seguido da necessidade de radioterapia e quimioterapia.

O tratamento para estágios avançados geralmente envolve uma combinação de quimioterapia e radioterapia.

O sucesso para o tratamento do câncer bucal depende do tipo e estágio do câncer no momento do diagnóstico. Outros fatores também são determinantes como a sua saúde geral, idade e tolerância e resposta ao tratamento.

O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumentam as chance de sucesso do tratamento.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *