Pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico (LES) sofrem de uma doença inflamatória autoimune crônica que envolve vários órgãos como a pele, o cérebro, pulmões, rins, coração, etc. O LES é mais comum entre as mulheres, com um início comum entre 15 e 40 anos. E podem causar serias manifestações na sua saúde bucal!

É de extrema importância destacar que o lúpus não é contagioso. Assim, nesse artigo vamos conhecer melhor essa doença, suas manifestações na boca, e como acontece seu tratamento.

O que é lúpus? E como acontece?

O principal papel do sistema imunológico é combater invasores, como bactérias, fungos e vírus. Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico produz anticorpos que atacam o próprio tecido saudável do corpo.

O lúpus é uma doença autoimune, e os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico no lúpus causam inflamação, lesão e dor.

Acomete homens e mulheres, embora seja três vezes mais frequente em negros e mais prevalente em mulheres entre a segunda e a quarta década de vida.

Quais os tipos principais de lúpus?

Existem três tipos principais de lúpus, que diferem significativamente no tipo e gravidade dos sintomas:

  1. O lúpus eritematoso sistêmico (também conhecido como LES) é caracterizado por crises e períodos de melhoras e pode afetar quase qualquer órgão ou sistema do corpo. Na maioria das pessoas, apenas a pele e as articulações são afetadas. No entanto, em algumas pessoas, o LES também pode afetar os rins, pulmões, coração, etc.
  2. O lúpus discoide (também conhecido como lúpus eritematoso cutâneo crônico) é geralmente mais leve que o LES. É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo. A maioria das pessoas com lúpus discoide apresenta sintomas apenas na pele.
  3.  Lúpus induzido por drogas – geralmente é uma forma transitória que se desenvolve como uma reação a certos medicamentos como, principalmente, a procainamida (antiarrítmico) e a hidralazina (Vasodilatador). E seus sinais e sintomas tendem a desaparece quando os medicamentos são interrompidos.

Alterações da saúde bucal de pessoas com Lúpus

As principais manifestações orais apresentadas no lúpus são: gengivite descamativa, gengivite marginal e lesões erosivas mucosas. Estes pacientes apresentam distúrbios da articulação temporomandibular (artralgia, artritis), síndrome de Sjögren (xerostomia, e hiperidrose generalizada), higiene bucal precária por causa de lesões bucais dolorosas, estes fatores levam ao aparecimento de cáries dentárias e doença periodontal.

Essas manifestações são consequências da doença autoimune, assim como, devido ao uso de certos medicamentos, com imunossupressores.

Devido a dor o paciente tem dificuldades em realizar uma boa higiene bucal. Pensando nisso a TePe criou a escova Gengle Care que está indicada para dentes ou gengivas sensíveis, traumas e úlceras gengivais, retração de gengivas, boca seca, ardência bucal, sequelas de radioterapia ou quimioterapias.

Sinais e sintomas do lúpus

Os sintomas podem variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pelo lúpus. Os sinais mais comuns são:

A causa do lúpus

Uma combinação de fatores genéticos e ambientais contribui para a formação dos anticorpos que podem levar ao lúpus. Fatores como:

Como é feito o diagnóstico de Lúpus?

O diagnóstico para Lúpus não é tão simples. Ainda não há nenhum exame ou teste específico para diagnosticar o lúpus, mas isso pode ser feito com segurança a partir de exames de sangue, urina e dos sintomas clínicos apresentados ao médico durante exame físico.

Nenhum teste único é diagnóstico para o LES, mas os exames que podem ajudar seu médico a chegar a um diagnóstico informado incluem:

Tratamentos disponíveis para o lúpus

O objetivo dos tratamentos com lúpus é reduzir a inflamação nos tecidos e melhorar a qualidade de vida. O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração a gravidade da doença.

Existem cinco grupos principais de medicamentos usados ​​para tratar o lúpus:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *